Dicas

Como saber se o gato é fêmea ou macho? Descubra já!

Publicado em 28 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Saber o sexo dos animais de estimação pode ser uma tarefa complicada — principalmente quando eles são filhotes. Afinal, não é sempre que há a oportunidade de checar as “partes íntimas” dos bichinhos. Sendo assim, como saber se o gato é fêmea ou macho?

como saber se o gato e femea ou macho

Mesmo quando é possível examinar os órgãos genitais dos pets, pode ser um tanto quanto difícil identificá-los. A olhos leigos, as diferenças podem passar despercebidas. Sendo assim, vamos fornecer algumas dicas de como saber se o gato é fêmea ou macho!

Por que é tão difícil distinguir o sexo de gatos filhotes?

É comum ouvir dos apaixonados por gatos que é difícil saber o sexo dos filhotes. Porém, será que isso é verdade ou não passa de um mito? Conforme explica a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, essa é uma verdade sobre os felinos.

As características dos pequenos são muito semelhantes, o que dificulta identificar o sexo. A especialista diz que o grau de dificuldade tem relação com a idade do bichano. “Quanto mais bebezinho, mais difícil.” Dessa forma, como saber se o gato é fêmea ou macho? 

Como saber se o gato é fêmea?

Apesar de não ser simples, descobrir se o filhote de gato é macho ou fêmea não é impossível. Observando algumas características, você consegue saber se o gatinho é menino ou menina, ainda que ele seja muito novinho. Se você está se perguntando quais detalhes são esses, a Dra. Suelen dá algumas dicas:

  • distância entre o órgão genital e o ânus: o primeiro passo é observar os genitais do gatinho. Nas fêmeas, a distância entre o órgão genital e o ânus é bem pequena. Já nos machos, esse espaço é um pouco maior. Se ainda estiver difícil, basta medir. A distância não ultrapassa 1 cm nas fêmeas;
  • características do órgão genital: o órgão genital dos gatos e das gatas é diferente no formato. Nos machos, a abertura é arredondada. Já nas fêmeas, é vertical. Por isso, no mundo pet, é comum ouvir que “os gatos são dois pontos, e as gatas, ponto e vírgula”; 
  • bolsa testicular: outra característica que dá para observar é a presença ou não de bolsa testicular. Ela fica abaixo dos genitais dos machos e, geralmente, tem pelos um pouco mais claros. Se não estiver conseguindo observá-la a olho nu, apalpe a região com delicadeza, avaliando se é possível identificar os testículos do bichano.

Ainda está achando difícil identificar se o gato é fêmea ou macho? Não tem problema! Se precisar de ajuda, procure um médico-veterinário. Com o olhar mais treinado, ele identifica o sexo de seu amigo facilmente.

como saber se o gato e femea

Mitos e verdades sobre identificação de gênero

Quando o assunto é “como saber se o gato é fêmea ou macho”, alguns ditos populares podem ganhar certa força. A seguir, confira alguns dos mais comuns e veja quais são verdades e quais são mitos. 

Existem diferenças no comportamento

A Dra. Suelen explica que, entre os gatos bebezinhos, não há muitas diferenças de comportamento entre os sexos. “Na infância, o comportamento dos gatos de sexos diferentes não apresenta nenhuma distinção.” 

A especialista ainda diz que, ao atingir a puberdade e o início da vida sexual, os pets podem ter algumas diferenças comportamentais. Nessa idade, porém, os dimorfismos sexuais físicos ficam bem mais aparentes. 

Gato de três cores sempre é fêmea?

Outra frase bastante ouvida é a seguinte: gato tricolor é sempre fêmea. De acordo com especialistas, essa também é uma verdade. Isso porque a cor do pelo está associada ao gene X.

Como as gatas possuem dois desses genes (XX), há mais possibilidade de cores. Já os machos possuem apenas um desses genes (XY), por isso, não têm três cores, exceto em casos de anomalias genéticas. Então, a verdade é que, na maior parte dos casos, gato com três cores é fêmea, sim!

Quando fica mais fácil?

Como saber se gato é macho ou fêmea depois da infância? Apesar dos gatos bebês de sexos diferentes serem muito parecidos, essa fase dura pouco. Conforme lembra a Dra. Suelen, com aproximadamente um mês e meio de vida, as características mais marcantes já começam a dominar os corpos dos bichanos. 

Enquanto seu filho de quatro patas cresce, o corpo dele se desenvolve, e os genitais começam a ficar diferentes. Entre dois gatos adultos, é fácil separar meninos e meninas, mesmo se forem castrados.

A importância da castração de gatas fêmeas

Sabendo como diferenciar os sexos dos gatos filhotes, chegou a hora de entender um pouco melhor sobre a importância da castração de gatos fêmeas. Segundo a Dra. Suelen, “A castração evita doenças, como o câncer de mama e ovários. A cirurgia ainda ajuda a evitar as infecções uterinas”.

Sendo assim, quando levar a bichana para castrar? “Não existe um consenso definitivo sobre esse tema”, afirma a Dra. Suelen. O mais indicado é conversar com o veterinário da gatinha para ele avaliar o caso e tomar as devidas providências. 

“Em torno de seis meses, costuma ser mais viável, pois a gatinha já está desenvolvida fisicamente, mas ainda não atingiu a maturidade sexual. Porém, vai depender de cada caso”, complementa. Nos machos, a cirurgia é mais simples, por isso, pode ocorrer mais cedo.

como saber se o gato e femea felina

Se estava se perguntando “como saber se o gato é fêmea ou macho”, agora, já tem a resposta. Para mais conteúdos sobre felinos, continue navegando pelo blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog