No Brasil, mesmo com os primeiros registros aparecendo apenas nos anos 90, a raça kuvasz apareceu primeiramente em um canil chamado Danebo, no fim dos anos 80, começando, então, a criação no país. Ainda nos dias de hoje, a raça é considerada rara.
Raça Kuvasz: Características
O cachorro dessa raça é muito leal e possui um temperamento protetor. Sem medo, se concentra em defender sua casa e, por isso, não costuma ser muito afetivo, a não ser com as crianças da família responsável. Em geral, são extremamente educados com outros animais desconhecidos, mas, se tratando de pessoas, costumam ser reservados.
Forte, grande e com um corpo de músculos definidos e bem equilibrados. Assim são os cachorros da raça kuvasz. Em média, costumam ter de 75 cm de tamanho (medindo até a altura da cernelha), sendo que machos não medem menos do que 71 cm, bem como não há fêmeas abaixo dos 61 cm. Os machos pesam, em média, 45 kg, e as fêmeas, 40 kg.
A pelagem é dupla, podendo ser tanto lisa quanto ondulada ou até os dois juntos, e sempre deve estar bem branca e sem marcas para realçar o brilho do pet.
Cachorro Kuvasz: Como cuidar
Sendo trabalhador por natureza, o kuvasz, acima de tudo, precisa estar sempre ocupado. Além disso, precisam praticar exercícios físicos todo dia, como uma longa caminhada ou corrida, para manter saudável tanto o lado físico quanto o mental. Se não se exercitarem, podem vir a ficar tristes.
O pet também, por mais que tenha um extenso quintal para si, precisa transitar na parte de dentro da casa, a fim de manter estreito contato com os donos. Não é recomendado para quem vive em apartamento ter um cachorro dessa raça.
Ainda por ser um protetor nato, o cachorro kuvasz precisa de cuidados para socializarem com outros cães. É instintivo para essa raça o ataque os predadores de ovelhas, como, por exemplo, lobos, que possuem uma grande semelhança com cachorros. Os primeiros contatos devem necessariamente ser mediados pelo dono.
Em caso de dúvidas quanto aos cuidados com o pet, consulte a equipe de veterinários da Petz.
Kuvasz Filhote: Cuidados especiais
No verão, devido a abundante pelagem branca da raça, os kuvasz filhote precisam de uma área com sombra e agua fresca para se protegerem tanto do calor quanto da superexposição a luz solar.
O grande porte dos kuvasz não impede que eles tenham restrições a altas e baixas temperaturas. Mesmo sendo capazes e totalmente acostumados a viverem em ambientes externos desde cedo, eles não podem ficar desabrigados a noite e em dias com muito sol.
Os pelos devem ser escovados de forma superficial, não só no filhote mas também com o adulto, para não ferir a pele do cachorro ou arrancar os pelos. Evitar rasqueadeiras e escovas metálicas é recomendado, pois a pele desse pet é mais sensível do que a de outras raças. O ideal é usar escovas com cerdas de borracha ou plástico. A higiene de todo companheiro é fundamental, por isso banhos devem ser dados de acordo com a recomendação do especialista em saúde animal.
Não recomenda-se nenhum outro tipo de ração senão, especificamente, a para cachorros filhotes de grande porte. A alimentação precisa ser nutritiva e estar regulada para o cão aguentar fazer atividade física todo dia e se desenvolver corretamente.
Produtos para Kuvasz
Assim como para outras raças, shampoo para cachorro é recomendado. O pelo do kuvasz, por ser de natureza muito clara, precisa estar sempre higienizado, bem como sua fina pele.
A coleira para passeio é indispensável, principalmente quando filhote, para evitar atritos com outros cachorros de grande porte.
Sobre brinquedos para cachorro, é melhor que sejam do tipo que estimulem o estilo de vida da raça. Bolas no geral, ou qualquer tipo de objeto arremessável, são a melhor opção para ajudar a manter o físico em dia.
Todos esses tipos de produtos para cachorro você encontra em nosso pet shop com preço promocional. Em caso de dúvidas quanto à raça ou o bem estar do seu pet, entre em contato com a Central de Atendimento da Petz.