Por mais que goste de fazer brincadeiras com sua família, a raça pequinês não gosta de ser mimada e não possui uma grande afeição com seus tutores, apesar de ser fiel à eles. Sua teimosia, em grande parte das vezes, não consegue ser controlada pelos responsáveis que não devem deixar eles sozinhos por muito tempo em lugares fechados.
O comportamento do cachorro pequinês com estranhos é indiferente, apesar de não procurar se esconder na hora de partir para o ataque em defesa de alguém. Além do mais, esse cãozinho não irá medir esforços na hora de enfrentar outro cão, mesmo ele sendo de porte maior e com uma grande quantidade de força.
Cachorro pequinês: características
Cachorro de pequeno porte, o pequinês possui aparência semelhante a de um leão, apesar de não latir demasiadamente. Em contrapartida, ele sempre emite alguns sons estranhos quando avista algo diferente no ar, garantindo uma maior segurança para todos.
Uma das principais características do pequinês é que sua altura se mantém equilibrada em torno de 25 cm e seu peso varia entre 3,2 e 6,4 kg quando adulto. Curiosamente, as fêmeas tendem a serem mais pesadas e desenvolvidas do que os machos.
Sua cabeça possui um tamanho desproporcional se comparada ao restante do corpo, ele possui olhos redondos e muito escuros, seu focinho é um pouco achatado e enrugado, e possui pelagem consideravelmente longa. Sua cauda longa e enrolada possui muitos pelos que devem receber maiores cuidados regularmente.
Existe pequinês branco, pequinês preto, creme, cinzento e fulvo,e essa mudança de pelagem varia bastante de acordo com a genética.
Pequinês: cuidados especiais
O cachorro da raça pequinês não demanda uma grande prática de exercícios físicos diários, no entanto é sempre ideal ele dar uma voltinha pela rua diariamente para se exercitar.
Sensível ao calor, o pequinês pode não se sentir bem em dias de altas temperaturas se não estiver em um ambiente arejado e climatizado. O ideal é sempre mantê-lo em lugares refrescantes para seu melhor bem-estar. Por isso, esse cãozinho é ideal para residir em apartamentos com seus tutores.
Por ter uma pelagem longa, a raça deve receber banhos conforme a indicação do médico veterinário com produtos específicos para o tipo de sua pelagem. A escovação dos pelos deve acontecer com frequência para que a pelagem esteja sempre bonita e sedosa.
Na parte da saúde, o tutor sempre deve ficar atento a doenças como triquíase, dermatite, machucados nos olhos, luxação da rótula, pequenas lesões nas costas, que são típicas dessa raça. Por essa razão, a partir dos quatro anos de vida do animalzinho, o ideal é realizar duas vezes ao ano uma rotina de exames renais e cardíacos para um melhor acompanhamento de sua vitalidade, saúde e bem estar.
A ração para cachorro pequinês mais adequada deve ser recomendada por um médico veterinário que irá analisar o porte, nível de atividade e idade do pet para a melhor escolha.
O pequinês adulto a quantidade de alimento recomendada por dia pode ser dividida em duas ou mais refeições para um melhor aproveitamento dos nutrientes e para evitar o ganho excessivo de peso.
Pequinês filhote: como cuidar
Ao chegar em sua casa, o pequinês filhote pode estranhar o ambiente novo e as pessoas que nele estão. Permita primeiramente que ele explore e reconheça o local para se adaptar com mais tranquilidade, após essa parte apresente-o as pessoas que estão no novo lar, demonstrando muito amor e carinho seu cãozinho se sentirá em casa com mais rapidez.
Por ser um cão de difícil aprendizado, o filhote de pequinês deve começar a ser treinado desde cedo para aprender o lugar certo para realizar suas necessidades e saber os horários habituais de refeição. Além disso, deve haver todo um cuidado para fazer com que o peludo seja obediente e não faça o que bem entender quando se tornar adulto.
A alimentação do pequeno deve ser feita com ração própria para filhotes, pois o alimento para essa faixa etária contém todos os nutrientes necessários para ele crescer forte e saudável. O ideal é sempre consultar o veterinário para saber qual é a melhor comida a ser servida ao pet nessa importante idade. Converse com o especialista sobre a possibilidade de complementar a alimentação do seu filhote com suplementos para cachorro.
É nessa fase que o cãozinho deve tomar as vacinas para prevenir doenças que podem acometer seu pet e interferir na saúde dele. Mantenha a consulta ao veterinário em dia para que seu amo bichinho esteja sempre saudável e protegido.
Produtos para raça Pequinês
Aqui na Petz, você encontra uma grande variedade de produtos para a raça pequinês como petisco para cachorro, acessórios, brinquedos, roupinhas entre outros tantos. Confira nossas ofertas na loja mais próxima de você. Caso precise de ajuda entre em contato com a nossa central de atendimento para maiores informações. Esperamos por você.