Pode-se dizer que a raça de cachorro São Bernardo é extremamente carente de atenção e caso não consiga, faz de tudo para receber o carinho do tutor.
Assim como os Dálmatas, o cachorro São Bernardo é muito conhecido por estrelar alguns filmes infanto-juvenil, como “Beethoven”, e desenhos animados, onde interpretam cães que salvam pessoas em regiões geladas e carregam consigo um pequeno barril no pescoço.
São Bernardo cachorro: características
Apesar de ser relacionado com os trabalhos de resgate e de guarda, hoje a imagem do São Bernardo está mudando. É considerado um cachorro muito companheiro e de bem com a vida, fazendo amizade com qualquer tipo de pessoa, principalmente com crianças e outros animais.
Tamanho e peso: a raça São Bernardo tem uma estrutura física forte, são altos, e têm caudas pesadas, peito curvado e ombros bem largos. De tão grande o tamanho mínimo de um macho é de 70 cm, medindo a altura a partir da cernelha, já a fêmea, por ser menor, mede em torno dos 65 cm.
Já a respeito do peso, os cães que têm pelo curto, podem pesar até 75 quilos, e aqueles que possuem pelos longos, pesam entre 80 e 100 quilos.
Cachorro São Bernardo: cuidados especiais
Para que o São Bernardo tenha uma vida longa e saudável é recomendado que ele pratique diariamente exercícios ao ar livre, com ou sem brinquedos para cachorro, pois este tipo de cão tem a tendência de ficar obeso.
Por isso, dose a quantidade de alimento, segundo o tamanho e o peso do animal, ofereça o alimento no mesmo horário, podendo ser de duas a três vezes ao dia. A ração para São Bernardo deve ser escolhida de acordo com o porte e a idade.
Tome cuidado ao andar com ele na rua, pois é um cão criado para estar em lugares de temperatura baixa, por conta de sua pelagem densa e pesada, portanto, evite os horários mais quentes do dia ao sair com seu cachorrão.
Doenças: infelizmente, esses seres tão fofinhos podem acabar sofrendo por muitos motivos. No caso do São Bernardo, conforme a idade vem chegando eles podem ter problemas como displasia da anca, torção no estômago, piodermite (infecção na pele causada pelo excesso de umidade, para evitar que isso se torne algo frequente, procure dar banhos mensalmente e seque-o muito bem). Como é um cachorro de porte grande, a expectativa de vida fica em torno de 8 a 10 anos.
Com relação a limpeza, escove seus pelos todos os dias e mantenha-o limpo principalmente na região da boca e dos olhos, já que há ocorrências de nós nos pelos, ocasionando problemas como dermatite (bastante comum cães extremamente peludos). Já banhos devem ser feitos em torno de uma vez por mês.
São Bernardo filhote: como cuidar
O São Bernardo filhote exige certos cuidados específicos como uma alimentação adequada, uma caminha para aconchegá-lo, vacinação em dia e visitas periodicamente no veterinário, precisam também de brincadeiras, por isso, separe um tempo livre para brincar com ele.
Com seu instinto tranquilo e manso, o São Bernardo é o típico cão que prioriza a presença dos donos, tratando os desconhecidos que se aproximam deles de forma ríspida. Sua atitude, em algumas situações, pode ser descrita como possessiva e muito ciumenta, fazendo dele um cachorro mandão, desta maneira, é necessário treinado desde pequeno para educá-lo a se comportar bem em sociedade.
Durante os primeiros meses de vida, é aconselhável que seu pet receba o devido adestramento para que ele saiba onde é o lugar adequado para se alimentar ou também para urinar, no tapete higiênico para cachorro, mas é importante ter em mente que por ser muito grande essa raça só usar o tapetinho durante a infância.
Produtos para São Bernardo
Aqui na Petz você encontra grande variedade de produtos para agradar seu pet. Não deixe de conferir nossas opções de casinhas para cachorro e aproveite nossas ofertas para deixar seu cachorro sempre feliz e saudável. Entre em contato com nossa central de atendimento para que nossa equipe te ajude a achar nossa loja mais próxima de você. Estamos esperando por você.