Dedicado e divertido, esse cãozinho possui uma excelente relação com seu tutor, que não sentirá grandes dificuldades na hora de adestra-lo, visto que ele tem fissura em aprender lições de boa conduta. Ele também adora passear com seus responsáveis e servir como companheiro para todos os momentos.
Valentes e rápidos, os Corgis Cardigans podem ser facilmente treinados para proteger suas famílias perante qualquer perigo externo. Como possuem o hábito de latir caso presenciam algo de errado acontecendo em sua volta, eles podem servir como cães de alerta para sua casa. A relação deles com pessoas estranhas é bastante reservada, porém sem tendência de serem agressivos com elas.
Cachorro Welsh Corgi: Características
Animal de pequeno porte, o Cardigan Welsh Corgi macho costuma pesar entre 14 e 17 kg; já a fêmea possui um peso que varia entre 11 e 15 kg. Independentemente do sexo, a raça costuma medir entre 25 e 35 cm de altura. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 15 anos, assim como a maioria dos peludinhos pequenos.
Robusto, forte e resistente, esse cachorro possui uma estrutura corporal relativamente proporcional a sua altura. Sua cauda tende a ser bastante comprida a ponto de até tocar o solo, muitas vezes.
Arredondadas, suas orelhas apresentam um grande tamanho e possuem um formato voltado para cima. As patas do Welsh Corgi Cardigan são curtas, precedidas por um peito profundo e uma estrutura óssea pesada. Seu tronco é longo e forte, acompanhado de uma cintura bem definida e costelas arqueadas.
A pelagem do cachorro Welsh Corgi geralmente é curta ou média e apresenta uma textura dura que serve para proteger seu cãozinho contra alguns fenômenos naturais. Ela pode ser encontrada sob diversas cores, sendo as mais comuns a merle; a tigrado e branco; a preto e branco; a sable e branco; a vermelho e branco e a blue merle & white.
Cardigan Welsh Corgi Filhote: Como cuidar
Quando um Welsh Corgi cardigan filhote chega na sua casa, ele pode se comportar de maneira assustada e agitada. Por essa razão, o responsável necessita oferecer o máximo de carinho e amor para que esse adorável peludinho se acostume o mais rapidamente possível com seu novo lar.
O filhote de Corgi adora aprender comandos e lições que irão servir para ele se comportar de maneira mais adequada. Por essa razão, seu adestramento deve ocorrer logo quando ele adentrar ao terceiro mês de vida, para que, assim, ele possa crescer dentro dos limites de boa convivência e comportamento. Uma forma de incentivá-lo a ser educado é oferecer petiscos e brinquedos como recompensa por cada ato correto que ele fizer.
Desde cedo, eles dispõem de uma grande quantidade de energia e precisam praticar atividades físicas de maneira moderada para sua idade, com o intuito de se divertirem e eliminarem as calorias excedentes em seu organismo.
Apesar de ser um cãozinho que pode dormir em qualquer canto da sua casa, é muito importante que ele tenha uma casinha para cachorro que será um espaço exclusivo para ele poder descansar a vontade. Contudo, o responsável precisa saber qual é a melhor casa a ser comprada para abrigar o pet, visto que ela precisa ser de um material resistente para protegê-lo tanto no calor quanto no frio.
Nessa idade, seu peludinho precisa tomar todas as vacinas adequadas para garantir boa saúde ao longo da vida.
Raça Welsh Corgi: Cuidados especiais
Mesmo sendo um cãozinho de tamanho pequeno, a raça Welsh Corgi demanda de uma grande quantidade de exercícios físicos diários, uma vez que possui uma grande quantidade de energia e disposição. Geralmente, caminhadas e atividades ao ar livre são as mais recomendadas para que o cão tenha uma qualidade de vida excelente.
Pelo fato de possuir pelagem dupla, a escovação deve ocorrer diariamente para conter um pouco a queda de pelos, além de ajudar a remover os pelos mortos.
Suas orelhas necessitam de uma limpeza periodicamente para evitar acúmulo de sujeira e bactérias dentro delas. Além disso, os dentes precisam de uma escovação diária para evitar o acúmulo de tártaro e aparecimento de infecções na gengiva.
Os Corgis possuem o hábito de se alimentarem com mais ração do que o necessário para se manterem saudáveis. Por essa razão, o ideal é que o tutor fracione a alimentação em duas ou três refeições diárias, em horários pré-estabelecidos de maneira com que o animalzinho não tenha acesso a comida a todo instante.
Produtos para Welsh Corgi Cardigan
Aqui em nosso pet shop você encontra uma grande variedade de produtos e acessórios para seu Welsh Corgi cardigan receber todo o cuidado que merece.