Animais Silvestres

Quanto tempo um elefante vive? Tire já essa dúvida!

Publicado em 06 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

Pele enrugada, perfil imponente, orelhas gigantes e passos firmes: na ficção, o personagem mais famoso é o Dumbo, um filhote que se tornou o favorito de diversas gerações. Chegou a hora de conhecer mais sobre esse animal gigante e descobrir curiosidades, como quanto tempo um elefante vive. Boa leitura! 

Elefante no meio da savana.

Elefantes vivem muito? 

A expectativa de vida dos grandões pode variar de acordo com a espécie. O elefante da floresta e o da savana vivem de 60 a 70 anos, em média. Já o asiático pode chegar a 48 ou 50 anos. 

No caso de elefantes criados em cativeiro, para evitar a extinção, o tempo de vida pode cair drasticamente, ficando entre 30 e 40 anos. A boa notícia é que existem espécies anciãs, encontradas na África com até 90 anos.

Diferentemente de outras espécies, como os gnus (que têm baixa expectativa de vida), os elefantes assustam a todos e não costumam  ser atacados por predadores. De hipopótamos a crocodilos e grandes felinos, nenhum animal os coloca em perigo. Por isso, a expectativa de vida do elefante é mais alta. 

Elefantes em extinção? 

Você já sabe quanto tempo um elefante vive na natureza, em média. Infelizmente, devido às atividades ilegais relacionadas à caça, o tempo de vida do orelhudo está encurtado. 

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o elefante africano está classificado como vulnerável. Já o elefante asiático está em perigo de extinção.

Os elefantes ou elefantídeos são mamíferos e fazem parte da ordem Proboscidea, mas já foram classificados como Paquidermos. Seja qual for a espécie, eles são os maiores animais terrestres de que se tem conhecimento na terra.

Atualmente, existem três espécies ainda vivas de elefantes. No entanto, o marfim encontrado nas presas dos grandões é muito visado por caçadores. Assim, alguns estão em extinção.

Aqueles que ainda podem ser vistos em safaris ou documentários são os elefantes asiáticos, os elefantes da savana e os elefantes da floresta. Assim, quando estiver em dúvida sobre quanto tempo um elefante vive, lembre-se de levar em consideração a espécie em questão. 

Dois elefantes no pôr-do-sol na savana.

Mais informações sobre os elefantes 

Sabendo quanto tempo um elefante vive, que tal conhecer mais sobre outros hábitos do bichinho? Você sabia que ele consome 130 L de água por dia? Isso já dá uma base do possível peso. 

Quem chutou entre 2.000 a 7.000 kg acertou! Sim, esse animal pesa toneladas. A real dimensão vai depender da espécie, mas podemos garantir: elefantes nunca são levinhos.

A principal diferença entre os elefantes asiáticos e os elefantes africanos está exatamente no tamanho. Enquanto os asiáticos alcançam 2 m de altura e 6 de comprimento, os africanos passam fácil essa margem, chegando a 3,5 m de altura e 7 m de comprimento. 

Como curiosidade, em 1955, o maior elefante foi visto por humanos na Angola, continente africano. O animal chegou ao marco de 12 toneladas. Além disso, o cérebro desse grandão pesa de 4 kg a 5 kg. 

Os elefantes gostam de viver em bandos ou grupos com filhotes. Existem casos de machos encontrados solitários e que só procuram pela fêmea em épocas reprodutivas. Essa é uma curiosidade interessante: a gestação dos elefantes dura quase 2 anos (22 meses), e o filhote costuma nascer com 100 kg. 

Falando em peso, o elefante dedica 16 horas do dia apenas para a alimentação. Não à toa, ele é o maior herbívoro do mundo. Os animais herbívoros são aqueles que só se alimentam de plantas e folhas. São 200 kg de comida por dia. 

Elefante de lado andando na savana.

Apesar da grande ingestão de alimentos, os elefantes só digerem 40% do que comem. Esse é o motivo da grande quantidade em um longo período. Para pegar a comida, os elefantes usam presas dianteiras, que levantam a terra e puxam grãos e plantas. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog