Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro com dermatite

Publicado em 10 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Recebeu o diagnóstico de dermatite canina e está preocupado em como dar banho em cachorro com dermatite? Não se preocupe: estamos aqui para ajudar. Confira nossas dicas!

cachorro pequeno no banho

A dermatite em cachorro é uma inflamação que deixa a pele avermelhada, descamando e com feridas que coçam muito. As causas são variadas, mas, no geral, as alergias e o desequilíbrio da flora da pele são as mais comuns.

Banhos terapêuticos

Para ensinar como dar banho em cachorro com dermatite, vamos falar sobre os banhos terapêuticos. Eles utilizam shampoos, soluções formuladas, sabonetes, correta secagem do animal, temperatura da água e tempo de ação para o tratamento da dermatite.

Essas ações calmantes atuam de forma muito abrangente na pele, regulando as funções das glândulas, refazendo as barreiras, repondo água e gordura, controlando as infecções e a descamação. Com isso, promovem um bom controle da doença.

É preciso ressaltar que a pele do cachorro com dermatite está mais frágil e sensível, por isso tome todo o cuidado para não machucá-la ainda mais. Sendo assim, não utilize nenhum material grosseiro para esfregá-la. Use somente os dedos, nunca as unhas.

Outra recomendação muito importante também está relacionada com a sensibilidade da pele. Ao usar qualquer shampoo para dermatite canina, mesmo prescrito pelo veterinário, observe se a pele não fica mais avermelhada, e o cão mais agitado.

Isso pode indicar alguma alergia na pele do cachorro. Caso isso ocorra, lave o cachorro abundantemente com água fresca para retirar o shampoo ou o condicionador e comunique o ocorrido ao veterinário.

cachorro molhado com toalha rosa

Iniciando o banho

Antes de começar o banho, pegue todo o material necessário para esse momento. Para ajudar, preparamos uma lista com tudo que você vai precisar. Faça seu check list para começar o passo a passo de como dar banho em cachorro com dermatite:

  • algodão hidrofóbico para proteger os ouvidos;
  • algodão hidrófilo para limpar os olhos e os ouvidos;
  • loções para limpeza de ouvidos e olhos (prescritas por um veterinário);
  • shampoo e condicionador terapêuticos (prescritos por um veterinário);
  • pano de algodão para limpar a cabeça do pet;
  •  escova adequada para a pelagem do cão;
  • toalha.

Escovação

Antes do banho com água, escove os pelos do cachorro para retirar os fios mortos e desembaraçar os nós, mas sem puxar para não machucar ainda mais a pele dele. Essa é uma dica importante de como dar banho em cachorro com dermatite.

Como limpar os ouvidos e os olhos

Como o cachorro está com dermatite, os produtos para realizar as limpezas devem ser prescritos pelo veterinário, uma vez que a pele do ouvido, das pálpebras e ao redor dos olhos também sofre com a enfermidade.

Comece limpando os olhos com o algodão embebido na loção de limpeza específica. Use um algodão para cada olho. Passe o algodão no sentido do canto dos olhos para fora.

Agora, limpe os ouvidos. Umedeça o algodão com a loção de limpeza específica. Envolva o dedo com o algodão e passe suavemente nas orelhas e nas dobras do ouvido. Não use pinças ou hastes com pontas de algodão, que empurram a sujeira mais para o fundo.

Essa loção pode ser colocada nos ouvidos. Coloque algumas gotas (de 5 a 15, dependendo do porte do cão) e massageie bem. O cerúmen fica mais liquefeito e, com o chacoalhar da cabeça que o cachorro faz, sai sozinho.

Depois de realizar a limpeza dos ouvidos, coloque um bom chumaço de algodão hidrofóbico em cada orelha para proteger os ouvidos de gotas de água. O excesso de umidade no canal auditivo predispõe às otites.

Prepare a água e molhe o peludo

Se o pet já está acostumado a tomar banho, molhe-o como de costume. Caso contrário, comece molhando os pés e vá subindo bem devagar. Ainda não lave a cabeça. Deixe-a por último e utilize o pano de algodão para lavá-la. Com ele, o pet não se assusta, e a chance de entrar água no ouvido é menor.

Hora da espuma

Passe o shampoo por todo o corpo do cachorro e massageie bem, de forma gentil, para produzir uma leve espuma. Esse shampoo atua por tempo de contato, portanto, deve agir pelo período indicado pelo veterinário.

Para distrair o peludo enquanto o tempo passa, continue massageando-o ou faça pequenas brincadeiras. Se estiver frio, não se esqueça de colocar um aquecedor no local do banho para ele não se resfriar. Depois, enxágue-o bem.

Passe o condicionador e o deixe agindo pelo tempo indicado pelo médico-veterinário. Depois, retire todo o excesso do produto com bastante água. Agora, o peludo pode se chacoalhar todo!

Secagem do cachorro

O processo de secagem do banho em cachorro deve acompanhar a gentileza do banho. Use uma temperatura amena e não aproxime o aparelho demais da pele dele. Isso pode ressecar mais ainda a derme.

cachorro preto tomando banho

Gostou das nossas dicas de como dar banho em cachorro com dermatite? Se desejar, agende um superbanho com nossos especialistas na unidade mais próxima da sua casa pelo app da Petz! É rápido e prático. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog