Cachorro na chuva: posso deixar o pet tomar um belo banho?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2019

Cães
Cachorro na chuva: posso deixar o pet tomar um belo banho?
Tempo de leitura: 3 minutos

Para se refrescar em dias de calor ou simplesmente para continuar aproveitando alguma atividade ao ar livre, muitos não resistem à “tomar uma água” com seu cachorro na chuva. Desde que tomados os devidos cuidados, esse hábito não costuma ser muito perigoso para nós.

Mas, e para o nosso pet, será que é perigoso deixar o cachorro na chuva? Respondemos essa pergunta de muitos tutores e contamos quais são os cuidados necessários!

Banho de chuva: pode ou não pode?

Quando o assunto é banho de chuva, há quem defenda que eles são um grande perigo para a saúde. Outros, porém, acreditam que ele é uma ótima forma de aproveitar a natureza para renovar as energias. E então, quem está certo nessa história?

Na verdade, de acordo com a médica-veterinária da Petz, Tuany Fialho, o banho de chuva em si não é um problema. Mas, assim como acontece conosco, é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e após a atividade.

Cuidado e atenção são necessários

Começando pelo antes, as tempestades de raios, claro, são uma preocupação e o pet nunca deve ficar exposto a elas. Mas não é só isso, já que é importante não deixar o cachorro abandonado na chuva.

Também é preciso ficar atento à temperatura ambiente, já que, em dias muito frios, o cachorro pode pegar friagem e ficar doente. “O ideal é escolher épocas específicas para que esses banhos aconteçam, como o verão”, diz a especialista.

Atenção ao local onde o pet vai tomar banho de chuva!

Não viu nenhum raio riscando o céu e a temperatura está agradável? Nesse caso, antes de liberar o cachorro para um banho ao ar livre, é fundamental garantir que ele está em um local higienizado.

Isso porque, como lembra a Dra. Tuany, a água da chuva ajuda a propagar agentes infecciosos, como a bactéria Leptospira, presente no xixi dos ratos. Se estiver em local próximo a bueiros, por exemplo, o pet pode ser contaminado e desenvolver leptospirose. Por isso, cuidado!

Ah! Não custa destacar que essa atenção vale também para os cachorros que adoram fazer suas necessidades durante passeios. Se perceber que os bueiros estão transbordando, melhor não sair com o pet, mesmo que ele esteja equipado com guarda-chuva.

Cuidados com o cachorro na chuva depois da diversão

Para quem deixou o cachorro tomar banho de chuva em dia de calor e em local limpo e seguro, como o quintal, não pense que os cuidados param por aí!

Lembra quando era criança, tomava chuva, e, por algum motivo, seus pais logo mandavam você tomar um banho quentinho para não ficar doente? Pois saiba que a recomendação também vale para os cachorros!

Os perigos existem e podem ser evitados

Além de assegurar que o pet não vai pegar friagem — o que eleva o risco de gripe, tosse e até pneumonia — é importante pensar em outras ações. “O tutor deverá dar banho no cachorro, utilizando shampoo e condicionador adequados para a remoção de sujeiras e de resíduos deixados pela chuva”, diz a Dra. Tuany.

Do contrário, eles poderão desenvolver diversos problemas, como as dermatites (alergias/inflamações na pele). Lembrando que também é preciso secar muito bem os pelos e a pele depois do banho, para evitar a proliferação de fungos.

O banho de chuva nunca deve ser obrigatório

Permitir que o pet tome um banho de chuva, de vez em quando, sempre com os cuidados, é uma história! Outra completamente diferente é deixar que ele fique exposto a chuva sempre, em qualquer condição climática, devido à falta de uma casinha.

“É importante que cães que ficam na área externa tenham um abrigo para que não sejam expostos ao frio e a doenças relacionadas à pele, sistema respiratório, entre outros”, alerta a veterinária.

E seu filho de quatro patas, ele gosta de tomar chuva ou é do tipo que fica assustado? Conte para a gente nos comentários! Também não deixe de conferir as casinhas e caminhas para seu parceiro aqui na Petz, garantindo proteção e conforto para ele.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *