Aves

É verdade que calopsita sente frio? Confira a resposta

Publicado em 23 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cheias de penas, as aves parecem estar sempre protegidas das ações da natureza. Neste caso, será que a calopsita sente frio? Muitos animais têm hábitos bem parecidos com os dos seres humanos. No entanto, pela estrutura física, alguns pontos também divergem bastante. 

calopsita amarela com topete

A seguir, você descobre como cuidar da calopsita no frio e se os cuidados são iguais aos que devemos ter com cães e gatos, por exemplo. Confira aqui como a ave reage ao frio e quais as formas de lidar com o inverno.

Como a calopsita reage ao frio?

Diferentemente dos pelos, as penas da calopsita não conseguem proteger o animal do frio. Essa cobertura natural serve para várias coisas, dentre elas o isolamento térmico, ou seja, a plumagem não consegue fazer o papel de aquecido, apenas mantém a temperatura.

Então, se a temperatura está baixa, a calopsita sente frio. Da mesma forma que, quando está alta, o animal também pode sentir calor. As penas não geram calor e nem resfriam o corpo da ave.

Por isso, é necessário considerar esse como um dos cuidados essenciais com sua ave. A calopsita no frio pede um aquecimento extra, por isso, preste bastante atenção aos sinais que mostram que ela está com frio, que é quando o animal eriça as penas por muito tempo e fica em um canto da gaiola.

Para entender como funciona a sensação de calor e frio da calopsita, basta considerar que a temperatura ideal é por volta dos 24 ºC. Muito mais que isso é quente demais e vice-versa. 

Quais os principais cuidados com a calopsita no frio?

É preciso saber como proteger a calopsita do frio especialmente porque quando não recebe os cuidados necessários, a ave começa a demonstrar sinais de que não está bem com a temperatura e pode, inclusive, vir a óbito. Para evitar que isso aconteça, observe o comportamento do animal.

Caso ela apresente perda de apetite, é um sinal de desconforto com alguma coisa. Se estiver mais frio do que a temperatura média suportada pela calopsita (24 ºC), pode ser a causa. 

Além disso, quando a calopsita sente frio e o tutor não oferece a devida proteção à ave, ela pode ser de baixa imunidade e até mesmo com doenças respiratórias. No caso das enfermidades, as mais comuns são broncopneumonia e inflamação dos sacos aéreos, que são consideradas graves por médicos-veterinários.

Um dos cuidados essenciais é não deixar a ave dormir fora de casa quando está frio. Coloque a gaiola em um local onde não haja corrente de ar diretamente na ave. Escolha um local dentro de casa para que ela fique protegida. Confira a seguir mais cuidados que podem ajudar a calopsita a passar pelo inverno sem traumas.

calopsita em uma pequena plataforma

Como proteger a calopsita no inverno?

Agora que você sabe como identificar quando uma calopsita sente frio, é hora de saber como proteger a ave dos dias mais frios. Os cuidados também dependem de qual região o tutor mora. Há locais onde o frio é mais severo e a atenção precisa ser ainda maior. 

Se você não sabe o que fazer com calopsita no frio, pode começar seguindo nossa primeira dica, de não deixar a gaiola ao vento. No entanto, a depender da temperatura, só isso pode não resolver. Nesses casos, o tutor precisa seguir outras medidas para manter o animal aquecido. 

Durante o dia, banhos de sol podem ajudar a aquecer a ave. Escolha o período mais quente do dia e deixe a gaiola de fora por cerca 20 minutos. É o tempo ideal para a calopsita conseguir vitamina D, que tira a possível umidade das penas e até mesmo consegue melhorar o humor do animal.

Outra dica é evitar deixar as banheiras para banho dentro da gaiola. A calopsita pode não ter ideia de que o ato pode se molhar faz mal ou gera frio após o término. Caso a ave esteja muito suja, o ideal é que o tutor disponibilize água durante o dia, no período mais quente. 

Também é possível colocar capas e toalhas sobre a gaiola para proteger das correntes de ar, mesmo dentro de casa. No entanto, é importante deixar brechas para a entrada de luz.

Por fim, embora não seja relacionada ao aquecimento da ave, a alimentação em dias mais frios é extremamente importante. Assim como os seres humanos, as calopsitas têm maior gasto energético para tentar controlar a temperatura do corpo no inverno. 

Por isso, opte por oferecer alimentos com variedade de proteínas e vitaminas, principalmente a C, para imunidade. Capriche também nos carboidratos, para impedir que o animal fique fraco e propenso à perda de peso e problemas relacionados à baixa imunidade.

Existe roupa de frio para calopsita?

Parece fofo ter uma roupa de frio para calopsita, não é? Mas não é uma prática aconselhada nem no frio, nem no calor. Por não ser algo natural para aves, é possível que forçar esse hábito provoque ansiedade no animal, que poderá ficar o dia todo bicando e tentando tirar o tecido do corpo.

Além disso, pode ser que ela rasgue alguma parte e que provoque acidentes, tanto apertando alguma parte do corpo quanto enroscando no poleiro ou em outro item da gaiola. O melhor mesmo é investir na proteção que vai na parte de fora da gaiola para impedir que o frio atinja a calopsita.

calopsita na mão do tutor

Agora que você sabe que calopsita sente frio, é hora de conferir como a Petz te ajuda na proteção das aves. Navegue pelas categorias do site e descubra os melhores itens para garantir a saúde e o bem-estar de todos os bichinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog