Quais os benefícios do comedouro elevado para gatos?

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 7, 2021

Bem-Estar
Quais os benefícios do comedouro elevado para gatos?
Tempo de leitura: 4 minutos

A ciência e a medicina veterinária estão sempre trabalhando para proporcionar mais conforto e bem-estar para nossos amigos de quatro patas! E alguns produtos simples, como o comedouro elevado para gatos, podem facilitar a vida dos peludos! 

gato comendo no pote

Já ouviu falar nesse acessório e seus benefícios? Se está curioso para saber mais, continue lendo. Elaboramos um guia completo sobre o comedouro de gato elevado!

O que é o comedouro elevado para gatos?

O mundo pet sempre possui novidades que buscam trazer mais conforto e segurança para os peludos. Um dos itens que encontramos hoje no mercado é o comedouro para gatos elevado

Apesar de ser um produto comum, muitos tutores ainda têm dúvidas sobre o assunto. Para responder a todas as perguntas, convidamos a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. 

A especialista explica que esse tipo de acessório, também chamado de comedouro ergonômico para gatos, é parecido aos comuns. A única diferença é que ele possui uma altura um pouco maior, o que facilita o acesso do bichano à ração. 

Alguns detalhes podem variar de acordo com o fabricante, mas, de maneira geral, se o acessório for um pouco mais alto que o comum, ele já é considerado um comedouro elevado para gatos! 

Comedouro ergonômico: para que serve?

O comedouro alto para gatos foi desenvolvido para oferecer mais conforto para os bichanos. É o que explica a Dra. Luiza: “A elevação facilita a apreensão e a deglutição do alimento”. 

Essa mudança pode parecer simples, mas pode trazer diversos benefícios para os peludos! Nossa veterinária informou alguns dos benefícios do comedouro ergonômico que destacamos abaixo: 

  • Reduz dores articulares na região da cervical;
  • Reduz risco de engasgos; 
  • Permite que as estruturas anatômicas — esôfago, cervical, estômago — fiquem na posição correta durante a alimentação. 

Como podemos ver, ter um acessório desses em casa pode ser uma ótima ideia! Afinal, o comedouro ergonômico serve para oferecer mais segurança e comodidade para os bichanos. 

Como deve ser um comedouro elevado para gatos? 

Mesmo dentro da categoria de comedouro elevado para gatos, encontramos algumas variações de modelos. Isso é excelente, pois permite que os tutores encontrem acessórios adequados para todos os pets

pata de gato na frente de pote

Entretanto, tanta variedade pode gerar dúvidas sobre quais as características necessárias para um bom produto. A Dra. Luiza destacou o que procurar na hora de comprar um bom comedouro alto de gato

  • Elevação na altura dos cotovelos: essa é a posição mais cômoda para que o bichano possa se alimentar;
  • Base pesada: como o comedouro é mais alto, o risco de ele virar por acidente é maior. Por isso, para evitar esses riscos, o ideal é que o comedouro tenha uma base pesada; 
  • Evite comedouros muito fundos: os bigodes dos gatos são muito sensíveis. Se o comedor for muito fundo, o bichano terá que se esforçar para alcançar a ração. Nesse processo, é comum que ele arranhe seu bigode nas paredes do pote, o que pode ser extremamente desagradável. Por isso, os comedouros rasos são sempre opções melhores;
  • Material próprio para pets: essa é uma recomendação muito importante! Além de ser utilizado diariamente, o comedouro é o espaço de alimentação dos peludos. Por isso, é importante que seja produzido em um material próprio para gatos. Para não errar, os veterinários recomendam escolher sempre um acessório especializado para pets. Esses produtos são elaborados por especialistas que utilizam apenas matérias-primas atóxicas, preparadas para receber a ração. Assim, você pode ter a certeza de que seu amigo estará seguro! 

Seguindo as recomendações acima, você pode escolher um comedouro elevado mais seguro e adequado para seu bichano! Lembre-se de que alimentação é um assunto sério e, como nossos amigos não podem escolher sozinhos, cabe aos tutores decidir a melhor opção! 

Comedouros ergonômicos: quando são recomendados? 

Como explica a Dra. Luiza, os comedouros ergonômicos trazem diversos benefícios para os bichanos. Assim, na maioria das vezes, eles podem ser utilizados independentemente do perfil do pet. Entretanto, o comedouro elevado é mais recomendado em alguns casos: 

  • Gatos idosos;
  • Gatos com problemas de locomoção; 
  • Gatos com doenças sistêmicas, como artrite;
  • Raças braquicefálicas ou de “focinho achatado”, como Persa;
  • Raças maiores, como Maine Coon ou Ragdoll. 

Os bichanos acima podem usufruir ainda mais dos benefícios do comedouro elevado. O único caso em que os comedouros elevados não são recomendados é para os gatos filhotes. Graças à sua altura, os bebezinhos podem ter dificuldade de alimentação.

Escolhendo o comedouro perfeito

O comedouro elevado para gatos certamente possui diversas vantagens. Entretanto, é importante lembrar que cada bichano possui sua própria personalidade! 

gato com comedouro elevado

Alguns pets se adaptam a alguns acessórios, enquanto outros preferem pertences de outros modelos! E você é a melhor pessoa para entender os gostos do seu filho de quatro patas! Por isso, na hora de escolher o comedouro perfeito, leve em consideração as preferências do seu bichano. 

O comedouro elevado para gatos é um objeto essencial, saiba mais sobre outros produtos que auxiliam no cotidiano do pet aqui, no blog Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *