Bem-Estar

Como saber se o gato cruzou? Conheça os sinais!

Publicado em 14 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quer ter uma linda ninhada de gatinhos em casa? A gata fugiu e pode ter emprenhado? Para essas situações, você encontra informações aqui! Hoje, vamos falar sobre como saber se o gato cruzou.

gato preto e branco

Para tutores mais atentos, observar alguns sinais pode ajudar a responder à pergunta “como saber se a gatinha cruzou”? No entanto, como a espécie é mestra em esconder o que está acontecendo, conversamos com um veterinário especialista que tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como saber se a gata cruzou?

Perguntamos se tem como saber se a gata cruzou ao Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, e a resposta é que essa tarefa é bastante difícil. Isso vale principalmente para marinheiros de primeira viagem ou para quem nunca acompanhou o cruzamento de gato.

Isso porque o felino é ótimo em disfarçar os sentimentos. Assim, até um especialista pode ter dificuldades em um primeiro momento. “Nas duas primeiras semanas, é bem difícil perceber a gestação do gato”, afirma o Dr. Bruno.

Porém, a bichana não consegue esconder a gravidez por muito tempo! A partir da terceira semana, já é possível notar alguns sinais. Por isso, se você observar os indícios listados abaixo, terá como saber se o gato cruzou:

  • aumento e vermelhidão dos mamilos;
  • ganho de peso;
  • maior volume do abdômen;
  • aumento do apetite.

Além disso, o Dr. Bruno explica que a gatinha pode ficar mais carinhosa no período. Em alguns casos, principalmente mais próximo ao parto, a pet pode montar uma espécie de “ninho” para o grande momento, levando cobertores, tecidos e brinquedos favoritos para um local seguro.

Se perceber qualquer um desses sinais, é necessário procurar um veterinário o mais rapidamente possível. Isso porque, se ela estiver mesmo prenhe, é bastante importante fazer um ultrassom abdominal para determinar o número de filhotes ou descartar uma possível gravidez psicológica.

A gravidez psicológica, ou pseudociese, ocorre quando a fêmea apresenta todos os sinais de estar prenha, mas sem estar gestando filhotes de fato. Essa condição nas gatas é rara, mas pode ocorrer, principalmente se o tutor administra anticoncepcionais na pet, o que é muito perigoso.

gato deitado em um sofá cinza

Duração da gestação da gata

O tempo de gestação de um gato é um assunto sério. Afinal, além da chegada dos filhotes, uma felina prenha necessita de cuidados especiais. Nesse sentido, muitos tutores se preocupam com a filha de quatro patas, questionando com quantos meses uma gatinha pode engravidar.

Conforme explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, a gata atinge a maturidade sexual entre o quinto e o décimo mês de vida. Nesse período, ocorre o primeiro cio e, a partir desse momento, ela pode engravidar.

Se a sua gatinha tem essa idade e apresenta alguns dos sinais mencionados acima, perguntar-se “como saber se o gato cruzou” faz muito sentido, principalmente se isso ocorreu após o cio.

Como saber se a gatinha está no cio?

A bichana só cruza quando está no cio. Quando isso ocorre, a probabilidade de uma gravidez é bastante alta! Por isso, aprender como saber se a gata está no cio é muito importante. Como explica a Dra. Luiza, é bem fácil identificar esse período na bigoduda.

Isso porque o comportamento apresenta grandes alterações e, muitas vezes, deixa os tutores preocupados, sem saber o que fazer. Entre os principais sintomas do cio da gata, podemos destacar:

  • carência excessiva;
  • xixis frequentes, com odor forte;
  • miados altos e insistentes.

Em alguns casos, a gata pode apresentar sangramento vaginal, mas isso é bem raro. Caso desconfie que sua gata esteja no cio, procure um veterinário. Ele saberá identificar com exatidão esse período do ciclo estral.

Como evitar que gatos cruzem?

Por mais que os filhotes sejam extremamente fofos, nem sempre o tutor quer que a gatinha engravide. Afinal, além de ser um período desconfortável para a bichana, cuidar de gatos bebês é uma tarefa extra que nem todo mundo está preparado ou disposto a fazer.

Por isso, alguns tutores se perguntam como evitar que gatos cruzem. Sobre esse assunto, especialistas são unânimes: a castração é a melhor forma de prevenir. Essa cirurgia simples tem fácil recuperação, evita uma gravidez indesejada e traz benefícios para a saúde da gatinha.

Isso porque um pet castrado é mais tranquilo, tem menos desejo de sair de casa e, consequentemente, é menos estressado. Justamente por isso, especialistas reforçam que a castração é essencial em uma tutoria responsável.

Para saber quando castrar o gato, converse com o médico-veterinário! Ele vai considerar o estilo de vida, o status imunológico e o desenvolvimento corporal do pet para decidir o melhor momento para castrá-lo.

Agora que já aprendeu como saber se o gato cruzou, você pode ajudar sua bichana de forma mais responsável e cuidadosa. Entretanto, lembre-se de que apenas um veterinário pode identificar a gravidez da gata e acompanhar a saúde dela nessa fase.

gato miando com bandana no pescoço

Além de aprender como saber se o gato cruzou, você entendeu que o pré-natal é muito importante para a saúde da futura mamãe e dos bebês. A Seres é um projeto da Petz que traz o melhor da saúde animal para seu filho de quatro patas! Ficaremos felizes em receber vocês.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog