Gatos

Como saber quando a gata vai parir? Aprenda os sinais!

Publicado em 13 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

O milagre da vida é um momento emocionante, inclusive no mundo animal. Seja de forma planejada ou acidental, filhotes são sempre uma benção e alegram qualquer casa! Para estar preparado, aprenda como saber quando a gata vai parir!

Gata laranja e branca deitada.

A ansiedade do momento do parto é grande para a gatinha mãe e para quem vai ajudá-la nessa hora tão incrível. Mesmo sendo algo natural, é bom estar atento a algumas questões para ajudar a futura mamãe se for preciso! Por isso, aprenda os sinais de que a gata vai parir!

Estimando o dia do parto

Como saber quando a gata vai parir? Isso envolve um pouco de matemática — mas calma, a conta é simples! A gestação das gatas dura de 62 a 68 dias, excepcionalmente podendo se estender até 70 dias.

Então, pegue um calendário e some 65 dias do dia em que ela cruzou. Por exemplo, se foi em 8 de junho, a data estimada do parto dela será 13 de agosto — mas ele pode acontecer de 48 a 72 horas antes ou depois.

No entanto, caso a prenhez não tenha sido planejada, sendo uma surpresa descobrir que a bichana está com pãezinhos no forno, o ideal é realizar um exame ultrassonográfico para determinar a possível data do parto. Esse é um dos passos de como saber quando a gata vai parir.

Ultrassom obstétrico

E por falar em ultrassom, esse exame é indispensável para confirmar a prenhez. Assim como as mulheres realizam os exames pré-natais, a gatinha também deve fazer para confirmar a possível data do parto, para ver se está tudo bem com os bebês e estimar o número de filhotes.

Esse passo é fundamental para ajudar a mamãe caso algum bebê esteja atrasado para nascer. Como saber se todas as crias já nasceram ou se tem alguma que não está conseguindo nascer sem ter ideia do número de filhotes?

Além disso, como saber quando a gata vai parir sem saber o dia em que ela cruzou? Ou, como prever a necessidade de uma cesariana sem saber como está a saúde dos filhotes e da mãe?

Assim, quando o tutor perceber que a gata está prenha ou, sabendo o dia em que ela cruzou, deve levá-la para uma consulta com o veterinário para agendar o exame obstétrico dela. Isso vai garantir que está tudo bem com ela e com os bebês.

Preparando o local do parto

Data estabelecida, o dia está chegando, então, o local do parto precisa ser arrumado. Esse ambiente deve ser o mais reservado e tranquilo possível. Evite locais de passagem ou com muito barulho, como a cozinha e a lavanderia.

Se a gatinha gosta de caixa de papelão, coloque uma no lugar escolhido e faça uma toca bem quentinha e aconchegante. Vale pegar a coberta que já está com o cheirinho dela e colocar no ninho.

Deixe água e comida por perto e a caixa de areia também, porém um pouco mais afastada. Além disso, evite acender incenso, fumar ou usar perfume perto do ninho. Esses cheiros irão afastar a gata do local.

É possível que a gata já tenha escolhido o local do ninho. Se esse for o caso, não a obrigue a mudar de lugar. Deixe o parto ocorrer onde ela escolheu, depois, se necessário, transporte a mamãe e os filhotes.

Gato filhote deitado num cobertor.

O dia tão esperado chegou!

A gata em trabalho de parto pode dar sinais visíveis de que o dia chegou. Entre 12 e 24 horas antes, ela fica mais isolada, recusa comida e pode ficar inquieta, andando de um lado ao outro.

Você pode estar se perguntando: “como saber se minha gata está em trabalho de parto?”. Ele começa com uma leve descarga vaginal, de cor avermelhada bem clara. Com isso, a felina lambe mais a região da vulva e pode começar a vocalizar quando as contrações começarem.

A respiração dela também muda: fica mais ofegante e espaçada a cada contração. Isso ajuda a fazer força para empurrar os filhotes e diminuir as dores.

Fique perto da gatinha e ofereça água de vez em quando, mas, caso perceba que ela se incomoda com sua presença, mantenha distância e só fique observando se ela está indo bem. Logo que a bolsa se romper, um líquido aguado sai em grande volume e os filhotes começam a nascer.

Intervalo entre os nascimentos

É normal que um gatinho nasça logo atrás do outro, mas podem ocorrer períodos de “pausa” entre os nascimentos de 30 minutos a 1 hora. Com o ultrassom, o tutor sabe o número de filhotes e, então, pode perceber se o intervalo está maior que o normal. Se isso acontecer, é sinal de que a gata precisa de ajuda.

E quanto tempo demora o parto de um gato? Depende do número de filhotes e do intervalo entre o nascimento de cada um. O processo todo pode levar em torno de 2 horas, em geral, mas algumas vezes pode demorar até 12 horas ou mais.

Ajudando a mamãe

Como ajudar no parto de gato? Como é um processo natural, no geral, o tutor não precisa ajudar a gatinha. O ideal é observar se ela está conseguindo limpar todos os filhotes e se eles estão respirando adequadamente.

Se for preciso, pegue uma toalha limpa e seque bem cada filhote. Essa “massagem” já é suficiente para estimular a respiração do recém-nascido. Se algum dos bichinhos estiver com dificuldades para isso, leve a mamãe e os bebês para o veterinário.

Gato filhote dormindo num cobertor laranja.

Você aprendeu como saber quando a gata vai parir e está preparado para esse lindo momento. Para que ela e os filhotes fiquem mais confortáveis, visite uma das lojas da Petz e conheça nossos acessórios exclusivos para os bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog