Curiosidades

Gato filhote pode comer manga? Descubra se a fruta deve ser oferecida na dieta!

Publicado em 14 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A maioria das pessoas gosta muito de manga. Alguns comem ela madura, outros preferem verde, na salada. Também é possível se deliciar com o suco. Porém, quem acabou de adotar um felino sempre tem dúvidas sobre essa fruta e pergunta: será que gato filhote pode comer manga?

Mangas fatiadas na metade e sem caroço.

Os gatos filhotes precisam de alguns cuidados especiais para crescerem fortes e saudáveis. Se você deseja saber mais sobre a alimentação deles, leia nosso artigo até o fim e descubra quais são as frutas indicadas para a rotina alimentar desses pequeninos!

Saiba se gato filhote pode comer manga

Então, gato filhote pode comer manga? Até completar um ano, o bichano é considerado bebê. Além disso, antes do desmame, nenhum alimento deve ser oferecido ao bichinho. Essa é uma informação importante sobre os cuidados com os pequenos.

No entanto, após esse período, o ideal é que a ração úmida ou seca seja incluída na rotina alimentar. Nessa fase, a primeira opção é a mais indicada, pois alguns felinos não se acostumam de imediato com a outra versão. Contudo, desde que ambas sejam de qualidade, elas podem fazer parte da dieta.

Para saber como cuidar de gato recém-nascido, é importante entender que existem algumas frutas que podem ser oferecidas a eles e outras não. Jamais faça delas o principal alimento dos felinos, pois são carnívoros estritos. Assim, eles precisam da proteína animal para crescer.

Além disso, uma ração de qualidade tem todas as vitaminas, proteínas e nutrientes que eles precisam. Por isso, a ração para filhote de gato deve ser a base da alimentação, já que é a fonte principal de nutrição. Porém, e a manga que mencionamos anteriormente?

Sim, gato filhote pode comer manga. Aliás, essa fase é a melhor para acostumar o organismo do felino com algumas frutas. No entanto, esteja ciente que nem todos os peludos vão aceitar o petisco, pois preferem um bom pedaço de carne.

Gato adulto pode comer manga?

Sim, você também pode oferecer manga para gato adulto. Porém, caso ele não esteja acostumado, siga o mesmo procedimento do filhote: insira a fruta bem devagar na alimentação.

Gatos são predadores?

Os gatos são predadores e se alimentam de pequenos animais na natureza. Outros felinos, como os tigres e os leões, também têm os mesmos hábitos alimentares, mas preferem presas maiores.

Sendo assim, a alimentação precisa ser balanceada, deixando a carne como principal refeição. Quem é tutor de um felino sabe que eles demonstram preferência por determinadas comidas desde filhotes.

Afinal, os gatos são olfativos. Então, sentem o cheiro da carne de longe. Por isso, sempre que estiver preparando um alimento, deixe-o em um local seguro, pois a ração servida ao animal já é balanceada e ideal para o desenvolvimento dele. Apesar disso, algumas frutas podem ser oferecidas como um petisco.

Gato comendo na tigela branca estampada com uma patinha.

Como devo servir a manga ao meu gato filhote?

Apesar de as mangas não serem tóxicas aos felinos, é preciso ter alguns cuidados durante o processo de como alimentar o filhote de gato. O primeiro passo é oferecer a fruta apenas ocasionalmente, pois ela é rica em frutose. É importante evitar que o filhote fique obeso.

Embora o pet costume ser muito mais ativo nessa fase do que quando atinge a idade adulta, todo cuidado com a dieta continua a ser necessário. Contudo, para oferecer manga ao seu gato, o segundo passo é retirar a casca.

Geralmente, a casca das frutas contém agrotóxicos prejudiciais à saúde dos felinos. O caroço também não é indicado quando gato come manga. Então, sirva apenas a polpa. Porém, antes, você deve cortá-la em pequenos pedaços.

A primeira vez que for dar manga para seu gato filhote, sirva apenas um pedacinho. Se ele gostar do alimento, ofereça uma porção um pouco maior após dois dias. Sempre observe se ele não teve nenhuma reação indesejada com a fruta.

O gato filhote pode comer manga. Contudo, alguns pets podem reagir mal ao alimento. Os sintomas mais comuns são: dores abdominais, fezes amolecidas e vômito. Se seu peludo apresentar um desses problemas, não insista na comida. Como já mencionamos, as frutas não são a refeição mais indicada para os felinos.

Porém, caso ele tenha gostado e reagido bem, aproveite a fase de filhote para oferecer outras frutas saudáveis e seguras para ele. No entanto, sirva ocasionalmente e prefira opções ricas em fibras e pobres em açúcar.

Além da manga, quais frutas podem ser oferecidas aos gatos filhotes?

Existem outras frutas que podem ser oferecidas aos gatos filhotes. No entanto, assim como a manga, fique atento às reações indesejáveis. Não se esqueça de tirar a casca, os caroços ou as sementes, pois podem ser tóxicos aos felinos. Veja o que dar para gato filhote comer:

  • banana;
  • maçã;
  • mamão;
  • melancia;
  • melão;
  • morango;
  • pera.

Essas frutas são as mais comuns em casa. Então, se desejar, você pode oferecê-las ao seu gatinho. Ainda assim, sempre que adicionar algo novo na rotina alimentar dele, procure auxílio do médico-veterinário.

Gato comendo na tigela de plástico azul.

Agora que você já sabe que gato filhote pode comer manga, que tal aprender mais sobre a nutrição dos pequeninos? Você pode fazer isso aqui mesmo, no blog da Petz! Continue navegando para ver mais conteúdos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog