Bem-Estar

Quer saber como limpar canil? Confira o passo a passo

Publicado em 29 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Higienizar o ambiente onde os amigos de quatro patas vivem é uma tarefa que precisa estar incluída na rotina de cuidados com os animais. Porém, quais produtos utilizar? De quanto em quanto tempo limpar esse local? Afinal, como limpar canil?

como limpar canil

Muitos tutores podem ter essas dúvidas na hora de higienizar o ambiente frequentado pelos pets. Sendo assim, decidimos preparar um conteúdo para ajudar você a manter o cantinho do seu pet sempre limpinho. A seguir, descubra como limpar canil da melhor forma possível!

Limpando o canil: passo a passo

Ainda que a atividade requer tempo e esforço físico, o resultado é muito recompensador. Não há quem se sinta bem vivendo em um local insalubre, nem mesmo um pet. Por isso, é muito importante saber como limpar as fezes de cachorro e outras sujeirinhas feitas pelo peludo. 

Por isso, organizamos um passo a passo de como limpar canil. Seguindo as etapas a seguir, vai ser muito mais fácil oferecer bem-estar ao seu pet e manter o ambiente compartilhado por vocês sempre limpo. 

  1. Retire todos os resíduos de alimento e fezes apenas com vassoura, pá e folhas de jornal. Em contato com a água, as fezes e a urina podem aderir ao piso e dificultar a retirada;
  2. Sem os resíduos, o próximo passo é retirar quaisquer objetos do canil e passar o aspirador de pó. Assim, você remove a poeira e o excesso de pelo do ambiente;
  3. Depois, lave os utensílios do seu mascote, como tigelas de água e comida, além de brinquedos e outros itens. Para isso, utilize produtos de limpeza para cachorro, neutros, antialérgicos e que não façam mal para o olfato do bichinho;
  4. Depois que os utensílios estiverem limpos, é hora de higienizar o ambiente. Para isso, utilize água e produtos para limpar canil, vendidos em pet shops, como a Petz. Esfregue bem o chão com essas substâncias e uma vassoura; 
  5. Por fim, puxe o excesso de água com um rodo e mantenha o cantinho do seu pet bem seco. Assim, não há risco do peludo escorregar ou se molhar. Não se esqueça de passar um pano seco nos utensílios também.

como limpar canil

Como manter o canil higienizado?

Pronto, agora que você já sabe como limpar canil, o próximo passo é mantê-lo higienizado por mais tempo. Atitudes simples, executadas diariamente, podem deixar o trabalho de limpeza geral mais leve. Confira o que fazer no dia a dia.

  • Lave os utensílios diariamente: procure limpá-los sempre após o pet terminar a refeição. Isso evita mau cheiro, acúmulo de bactérias e deixa o ambiente mais organizado;
  • Remova fezes todos os dias: a presença de fezes por mais tempo pode atrair insetos indesejáveis, sem falar do mau cheiro que fica no ar;
  • Use produtos para limpar urina de cachorro: faça isso duas vezes ao dia, aplicando diretamente no local onde o xixi foi feito. Não opte por receitas caseiras porque elas podem trazer danos para a saúde do seu pet;
  • Troque os panos e as cobertas regularmente: limpar os panos e as cobertas  ao longo da semana pode ser mais vantajoso. Não é nada animador dar de cara com um cesto lotado de panos sujos em pleno fim de semana.

Apostar na limpeza de canil diariamente é uma prática que pode beneficiar bastante sua relação com o bichinho. Além da casa de vocês ficar mais limpa e cheirosa, isso oferece mais qualidade de vida ao peludo. Portanto, não poupe esforços para organizar o canto do pet!

Doenças provocadas pela sujeira

Um ambiente limpo é a base para os tutores e os animais conviverem bem. No que se refere à saúde, o excesso de pelos e resíduos diversos torna o local propício para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Dessa forma, aprender a limpar o canil é um dever dos tutores. Isso protege os animais de algumas doenças que poderiam ser evitadas apenas com água e produtos de limpeza que não agridem os bichinhos. 

Enfermidades como rinite, dermatite, asma alérgica, conjuntivite e escabiose, mais conhecida como sarna, podem ser diagnosticadas em cães caso o canil não esteja em condições ideais. Por isso, não deixe de manter o canil dos seus cachorros sempre limpo e cheiroso. 

A limpeza da casa também deve ser reforçada

Embora foquemos na limpeza do canil, a casa também deve ser limpa com frequência. Ter um pet dividindo o mesmo espaço significa que, em algum momento, é possível se deparar com fezes e urina em locais indesejados. Além disso, pelos podem ser espalhados por quartos, sala, cozinha e outros ambientes. 

Para evitar esses problemas, o mais indicado é realizar a escovação dos pelos do seu cachorro regularmente. Além disso, é importante ensinar o bichinho a fazer as necessidades sobre tapetes higiênicos e áreas destinadas para isso.

como limpar canil
Esses foram alguns exemplos de tipos de peperômia para casa. Quer ter vasos superdescolados para suas plantas? Então, visite as lojas da Petz e conheça muitos outros produtos de jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog