Alimentação

Cachorro filhote pode comer ovo cozido? Descubra os benefícios do alimento

Publicado em 17 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os cachorros demandam muita atenção quando o assunto é manter uma alimentação rica e balanceada. Ainda mais sabendo que as necessidades deles podem ser diferentes de acordo com a faixa etária. Pensando nisso, você sabe se o cachorro filhote pode comer ovo cozido?

ovos cozidos fatiados em cima da tábua de madeira.

O ovo é um alimento muito rico em proteínas e que pode trazer uma série de benefícios tanto para os humanos como para os amigos de quatro patas. Entretanto, sempre é bom manter alguns cuidados importantes ao oferecer o ovo cozido para cachorro a fim de evitar uma série de problemas de saúde para o amiguinho.

A seguir, além de descobrir se o filhote de cachorro pode comer ovo cozido, você confere um conteúdo a respeito das principais características do alimento. Descubra como ele pode enriquecer a dieta do animal, trazer benefícios para a saúde e as principais formas de inseri-lo na alimentação do dia a dia.

O ovo cozido na dieta do cachorro filhote

Mas afinal, o cachorro filhote pode comer ovo cozido? Para responder a essa pergunta, primeiro é importante saber que ele não faz mal ao cachorro, desde que sejam praticados alguns cuidados. O primeiro deles é não substituir a principal alimentação pelo ovo cozido, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do pet.

Por serem animais que ainda estão em fase de crescimento, o ideal é oferecer uma refeição adequada para a idade e rica em nutrientes. Assim, você garante o desenvolvimento do cachorro filhote de maneira saudável. Entretanto, ainda é possível incluir o ovo cozido na dieta do animalzinho para complementar a refeição.

Assim como todos os alimentos, o ovo cozido não pode ser oferecido em excesso para os filhotes. A comida não causa qualquer tipo de doença, porém, não é recomendado inseri-la na dieta com muita frequência. Por isso, é viável como uma boa opção de petisco ou como forma de melhorar o vínculo com o animal.

Lembre-se sempre que a base do enriquecimento nutricional dos filhotes é uma ração de qualidade. Além disso, é imprescindível que o alimento seja recomendado por um especialista em nutrição, além de definir a quantidade necessária, o profissional indicará a melhor forma de incluir o ovo cozido na dieta.

Benefícios do ovo cozido para os cachorros

Uma vez que o cachorro já recebe a alimentação com uma ração adequada e de qualidade, a inclusão do ovo na dieta não oferece muitos benefícios. Como a ração já dispõe de diversos nutrientes para o organismo do pet, o ovo cozido não influencia. 

Por isso, não é necessário oferecer com muita frequência, pois pode gerar alguns problemas de saúde, como o sobrepeso. Entretanto, se o tutor optar por oferecer uma dieta caseira, é indispensável pesar a refeição após o cozimento e oferecer apenas a quantidade necessária, de acordo com as recomendações do especialista.

cachorro comendo dentro da tigela de plástico marrom escuro.

A principal vantagem de oferecer o ovo para cachorro filhote está na digestibilidade. Assim, as proteínas são facilmente absorvidas pelo organismo dos cachorros. Se ainda permanece a dúvida se o cachorro filhote pode comer ovo cozido, saiba que sim, pois é fonte de vitaminas dos complexos A, D, E e K.

O ovo cozido como petisco para filhotes

Como visto, oferecer ovo cozido para cachorro filhote como petisco é a maneira mais adequada de incluir a comidinha na dieta. No entanto, o tutor deve se atentar a uma série de cuidados para não prejudicar a saúde do animal, principalmente no que diz respeito à quantidade.

Isso porque é importante manter o equilíbrio do organismo do cachorro filhote, tanto pela falta de nutrientes como pelo excesso. Sendo assim, o cachorro pode comer ovo cozido apenas como um complemento da refeição principal, caso seja recomendado pelo especialista em nutrição.

Mesmo com a informação de que o cachorro filhote pode comer ovo cozido, lembre-se de higienizar corretamente antes de oferecê-lo ao amiguinho. Assim, você garante maior retenção das proteínas e nutrientes pelo animal, além de mantê-lo ativo e saudável no cotidiano.

O ovo cru não pode ser oferecido ao filhote em hipótese alguma, uma vez que há o risco de contaminação por Salmonella. Isso principalmente porque os filhotes são mais favoráveis a contraírem a bactéria, que pode causar intoxicação alimentar  e desidratação nos animais.

Cuidados com a alimentação de filhotes

Vale reforçar que os filhotes precisam de cuidados especiais nos primeiros meses de vida. Como ainda estão em fase de crescimento, o cachorro pode ter dificuldades em ingerir alguns alimentos, como grãos de ração. Isso acontece porque os dentes do animal ainda estão se formando e dificultam a mastigação de alimentos secos.

Nunca ofereça rações de cães adultos para um filhote. Observe atentamente se a opção escolhida é viável para a alimentação do amiguinho. Além disso, é importante levar em consideração os valores nutricionais e benefícios do produto a fim de garantir a energia necessária para os primeiros meses e evitar diversos problemas.

Cachorro com pelagem preta e branca segurando cesto de ovos.

Agora que você já sabe que o cachorro filhote pode comer ovo cozido, conheça os outros alimentos que são recomendados para os pets aqui, no blog da Petz! Assim, você fica por dentro das principais curiosidades e novidades sobre o mundo animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog