Alimentação

Cachorro pode comer mingau de aveia? Descubra aqui

Publicado em 11 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Uma bela tigela de mingau sempre alegra o dia, não é mesmo? Doce e saboroso, este prato está na lista de preferidos dos brasileiros! Porém, será que isso também vale para os pets? Cachorro pode comer mingau de aveia?

FIlhote de cachorro se alimentando em pote de ração

Antes de oferecer qualquer alimento para seu amigo de quatro patas, é necessário cuidado. Muitos ingredientes comuns na dieta humana são tóxicos para os peludos. Quer saber se cachorro pode comer mingau de aveia? Continue lendo! 

Pode dar mingau de aveia para cachorro?

Um prato como o mingau de aveia possui diferentes ingredientes. O principal deles, a aveia, não é tóxico. Esse cereal é saudável e pode ser oferecido ocasionalmente como petisco. 

Contudo, isso não significa que cachorro pode comer mingau de aveia! O problema está nos outros itens utilizados no preparo do prato. Por isso, fique atento! Você não pode dar mingau de aveia para cachorro. 

Perigos do mingau de aveia

Como vimos, a aveia não é um ingrediente tóxico. Quando oferecido em pequenas porções, esse cereal pode ser uma adição saudável ao cardápio, graças aos nutrientes! Entretanto, isso não significa que você pode dar mingau para cachorro. Isso porque os outros ingredientes presentes na preparação podem fazer mal para o pet. Abaixo, separamos os principais perigos.

  • Leite: muitos tutores pensam que o leite é um alimento nutritivo para os peludos. Entretanto, conforme explica a Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária da rede Seres, a grande maioria dos pets é intolerante à lactose. Assim, comidas para cachorro que levam leite, como mingau de aveia, podem causar vômitos e diarreia;
  • Açúcar: um bom mingau de aveia é adoçado com uma porção generosa de açúcar! O problema é que esse ingrediente não é indicado para cães. A Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da rede Seres, explica que o açúcar pode levar a problemas de saúde, como obesidade e diabetes. 

Esses motivos deixam bem claro porque cachorro não pode comer mingau de aveia, não é mesmo? Porém, se você está buscando petiscos saudáveis para a alimentação do cachorro, não se preocupe. Há várias opções seguras! Confira abaixo. 

Como oferecer aveia para seu cachorro

Se você é adepto de uma dieta saudável, sabe que a aveia é um ingrediente repleto de nutrientes! Considerada um carboidrato complexo, ela auxilia a manter o índice glicêmico equilibrado, além de fornecer vitaminas importantes para o organismo. 

Cachorro labrador ao lado de pote de ração

Os benefícios podem até ser desfrutados pelos pets, ao tomar alguns cuidados! Abaixo, confira algumas dicas, pensadas especialmente para quem está se perguntando se cachorro pode comer aveia:

  • Confira a lista de ingredientes: a aveia é segura para pets. Porém, muitos dos produtos encontrados nos supermercados contêm ingredientes como açúcares, adoçantes ou conservantes. Por isso, antes de oferecer qualquer alimento ao seu peludo, confira a lista de ingredientes;
  • Ofereça sem itens adicionais: geralmente, a aveia é consumida acompanhada de leite, açúcar, iogurte ou outros ingredientes. Entretanto, esses itens são proibidos para os cães! Se for oferecer aveia a seu pet, não adicione outros alimentos; 
  • Controle a quantidade: mesmo que a aveia seja um ingrediente seguro, ela deve ser oferecida com cuidado. Apesar do cereal ser nutritivo, o excesso pode causar desconfortos estomacais. Uma porção pequena deve ser o suficiente para seu peludo. 

Com as dicas acima, seu cachorro pode comer aveia sem grandes problemas! Lembre-se apenas que a base da alimentação dos pets deve ser sempre uma ração de qualidade. 

Como fortalecer seu peludo

Além de delicioso, o mingau é um prato muito energético! Por isso, muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer mingau de aveia quando o pet está fraco ou doente. Como explicamos, esse prato está proibido, mas há formas seguras de fortalecer o peludo! 

Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra vitaminas e suplementos para cães de todas as raças e idades! Além disso, em nossas lojas, há inúmeras opções de rações e petiscos próprios para cachorros. Desenvolvidos por especialistas, esses produtos contêm todos os nutrientes que os peludos precisam! 

Caso você ache que seu pet está muito magro e fraco, procure a ajuda de um veterinário. Ele pode realizar um diagnóstico e receitar o tratamento correto para seu filho de quatro patas. Lembre-se: saúde do cachorro é um assunto sério e deve ser tratado sempre por profissionais!

Golden Retriever se alimentando em pote de ração 

Gostou de saber se cachorro pode comer mingau de aveia? Então, confira outros conteúdos exclusivos e fique por dentro da alimentação dos peludos aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog