Alimentação

Cachorro filhote pode comer beterraba? Faz mal? O que acontece?

Publicado em 05 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Embora os legumes sejam boas pedidas quando o assunto é uma alimentação balanceada e saudável, será que o cachorro filhote pode comer beterraba? Essa é uma dúvida frequente dos tutores, visto que nem toda comida humana pode ser oferecida livremente ao animal.

Beterrabas em cima de uma madeira.

Isso porque certos alimentos podem até desencadear graves problemas de saúde. Assim, antes de oferecer beterraba para cachorro, é preciso se atentar a alguns detalhes.

A seguir, saiba se cachorro filhote pode comer beterraba e quais são os cuidados necessários com o animal nessa fase da vida. Afinal, toda atenção é pouca com a saúde e o bem-estar do pet. 

É possível oferecer beterraba ao cachorro filhote?

Sim! O cachorro filhote pode comer beterraba, mas com ressalvas. Esse vegetal oferece diversos benefícios para a saúde do cão, principalmente, a grande quantidade de fibras, que garante a melhor digestão dos alimentos.

Além disso, cachorro pode comer beterraba, pois ela promove a boa absorção de nutrientes no organismo. Porém, é importante ficar atento ao dar esse legume para seu animal de estimação. Portanto, continue a leitura para saber quais são as ressalvas que você deve ter.

Beterraba faz mal para cachorro filhote? 

Depende! Você pode dar beterraba para cachorro filhote, mas fique atento ao primeiro pedaço oferecido a ele. Opte por uma fatia bem pequena e aguarde a reação dele ao alimento. Caso não haja nenhuma reação, ofereça pequenas quantidades como petiscos.

Além disso, é sempre importante que ele coma a ração de filhotes, já que o alimento tem todos os nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável. Não esqueça de que o veterinário é a pessoa mais indicada para mudar ou indicar outros alimentos na dieta do seu pet. 

Não é todo cachorro que pode comer beterraba crua ou cozida. Pets que tendem à formação cálculos urinários ou outros problemas renais devem evitar esse vegetal na dieta. 

Agora que você já sabe que cachorro filhote pode comer beterraba com algumas ressalvas, confira os benefícios que ela proporciona ao cão, filhote ou adulto.

Golden filhote sentado dentro do comedouro.

Benefícios da beterraba para o cachorro

A beterraba pode trazer alguns  benefícios para o organismo do cãozinho, pois ela é rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo, sódio e vitaminas A, B2, B3, B6, C, E e K. Alguns deles são:

  • contribui para a melhora da saúde da pele e da pelagem do cão;
  • ajuda no bom funcionamento do intestino;
  • ajuda na produção de hormônios e proteínas no organismo do animal;
  • trata a inflamação e protege os órgãos internos, melhorando o desempenho e atuando na prevenção de doenças;
  • possui vitamina C, que atua no sistema imunológico, sendo um excelente antioxidante;
  • melhora a resistência do pet em atividades mais simples;
  • como possui ferro, ajuda na formação da hemoglobina, um elemento primordial para transportar oxigênio por todo o corpo, inclusive o coração;
  • como possui potássio, fortalece a saúde do coração do cachorro filhote ou adulto;
  • como possui fósforo, ajuda a restaurar os ossos, além de atuar na digestão.

Veja como preparar beterraba para o cachorro

Além de saber se o alimento é permitido, é necessário conhecer a melhor forma de oferecer esse alimento tão rico para o cachorro. Antes de iniciar o preparo, lembre-se da ressalva da quantidade e da orientação de um especialista.

Assim como os humanos, os cães também podem consumir a beterraba de duas formas: cozida ou crua. Isso mesmo, cachorro pode comer beterraba cozida! Esse preparo possui uma textura mais agradável para muitos paladares e diversifica o consumo.

Entretanto, para aproveitar os nutrientes da melhor maneira possível, o mais recomendado é oferecer a beterraba crua e ralada. Além disso, você pode cozinhá-la com água sem sal ou cortá-la bem fina e levá-la ao forno para assar em formato de chips.

Nos principais pet shops, existem diversas opções de petiscos à base de beterraba e outros legumes. Você também pode fazer algumas receitas caseiras, que incluem desde biscoitos até bolos, com esse ingrediente especialmente voltado para cães.

Esses preparos devem ser feitos apenas com ingredientes permitidos aos pets e servidos somente como petiscos nas brincadeiras. A quantidade também deve ser controlada para evitar o exagero na dieta.

A beterraba pode mudar a cor do xixi do cachorro?

Outra dúvida comum dos tutores é se a beterraba pode mudar a cor do xixi do cachorro, e a resposta é sim. Devido à cor roxa da beterraba, o cachorro pode ter alteração na coloração da urina. Então, não se assuste!

Tendo em vista que o legume possui corantes naturais, como a betalana (um pigmento hidrossolúvel presente em frutas e hortaliças), isso pode acontecer. Entretanto, verifique se a urina ou as fezes possuem a mesma consistência e odor. Caso haja alteração, leve o animal ao veterinário imediatamente.

Cachorro filhote comendo ração.

Gostou de saber que cachorro filhote pode comer beterraba? Aqui, no blog da Petz, você tira as dúvidas sobre alimentação e ainda recebe dicas imperdíveis sobre a saúde animal. Então, não deixe de acompanhar os novos conteúdos!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog