Alimentação

Cachorro pode comer sal?

Publicado em 01 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Vamos falar sobre um dos temperos mais indispensáveis na nossa culinária. Em quantidade adequada, ele serve para realçar o sabor dos alimentos e até para disfarçar possíveis erros no preparo. Mas e quando o assunto são nossos amigos de quatro patas, será que cachorro pode comer sal? Descubra!

cachorro sentado na grama

Afinal, pode dar sal para cachorro?

O cachorro pode comer sal desde que o ingrediente seja usado com moderação. Na verdade, até mais do que para nós, o sódio é um ingrediente muito importante para o bom funcionamento do organismo dos cães. Ele participa de funções essenciais, como regulação ácido-básica corporal, regulação da pressão osmótica, entre outras. 

A deficiência de sódio na dieta dos cachorros está associada a sintomas como apatia, aumento da frequência cardíaca, aumento da sede, micção excessiva, desidratação e hemoconcentração. Já o excesso de sal não faz mal para cachorro, exceto em pacientes com doenças renais ou com outros problemas de saúde. 

Mesmo assim, procure utilizar o sal para cachorro com bom senso, sempre em pouca quantidade. Nesse sentido, lembre-se de que alimentos desenvolvidos especialmente para os cães, como rações e bifinhos, já contêm uma concentração significativa de sódio. 

Além disso, o cachorro pode comer sal, mas alimentos muito salgados se tornam impalatáveis para eles, podendo causar vômitos.

Como usar o sal na alimentação dos cães?

Se você utiliza a ração como base da alimentação do seu amigo, não há necessidade de usar sal em outros alimentos. Isso porque as comidinhas de qualidade já são elaboradas com a quantidade de sódio recomendada para a espécie. Isto é, são feitas de acordo com porte, faixa etária ou estado de saúde do cachorro 

Além disso, alguns alimentos que podem ser oferecidos ao cão como petisco já são saborosos por si só, como é o caso da cenoura (que também deve ser dada com moderação).

Já para os tutores que estão pensando em fazer a transição para a alimentação caseira, é muito importante saber qual tempero faz mal para cachorro. Além disso, é necessário salientar que a comida deve impreterivelmente ser prescrita por um médico-veterinário especialista em nutrição canina ou zootecnista. 

cachorro com a língua de fora

A famosa dieta caseira das antigas, baseada em arroz e carne, além de restos das nossas refeições, não garante todos os nutrientes necessários ao organismo do peludo. Além de ser grande o risco de ela acabar incluindo algum alimento tóxico para os cães, como temperos que o cachorro não pode comer.

Dito isso, ao preparar as refeições para o pet, de acordo com o cardápio prescrito por especialista, você pode por sal na comida do cachorro. Somente para realçar o sabor dos alimentos.

De acordo com a Dra. Ana Paula, médica-veterinária nas clínicas Petz, cachorro pode comer sal, mas apenas uma pitada e no preparo da refeição. Se quiser dar ainda mais sabor e aroma aos alimentos, outra dica é apostar em ervas permitidas para os cães, como orégano, manjericão e alecrim frescos.

Alimentos salgados para humanos: pode ou não pode?

Um pouco de sal no tempero da comida do cachorro não faz mal, mas e em alimentos salgados industrializados, como salgadinhos e embutidos?

Embora muitos deles não sejam tóxicos para os cães, tais alimentos são prejudiciais para a saúde do cachorro e devem ser evitados. Nesse sentido, a Dra. Ana Paula diz que o ideal é manter uma atitude firme e não dar ao pet nem um pedacinho. 

sal espalhado

“A partir do momento que o cachorro experimenta e gosta de algo novo, ele sempre vai pedir”, diz a veterinária. Com isso, fica cada vez mais difícil para o tutor resistir à tentação. Porém, ainda que pareça cruel, manter a alimentação do pet equilibrada é fundamental para a manutenção da qualidade de vida dele. 

Viu só, o cachorro pode comer sal, desde que seja feito tudo certinho, seguindo essas dicas do blog da Petz. Continue acompanhando nossos conteúdos para saber tudo sobre alimentação canina!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog