Alimentação

Cachorro pode tomar xarope? Saiba como cuidar dele

Publicado em 22 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ninguém gosta de ver o filho de quatro patas doente. Nesse sentido, na hora do aperto, muitos tutores buscam formas de ajudar o peludo. Porém, será que remédios humanos podem ser administrados ao animal? Cachorro pode tomar xarope, por exemplo? 

Cachorro labrador ao lado do pote de ração.

Quando for cuidar do seu pet, é necessária atenção. Muitos elementos da dispensa são tóxicos para os cães! Quer saber se cachorro pode tomar xarope? Continue lendo. Aprenda como garantir a saúde do cachorro da forma correta aqui! 

Afinal, pode dar xarope para cachorro?

Quando estamos com uma gripe ou aquela tosse insistente, nada como um xarope para aliviar o desconforto, não é mesmo? Contudo, será que isso vale para os pets? Você sabe se pode dar xarope para cachorro? Se está pensando em dar esse remédio para seu cãozinho, cuidado! 

Remédios feitos para humanos não devem ser administrados aos cães. Quem explica melhor é o Dr. Ítalo de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz. 

De acordo com o especialista, os medicamentos para humanos podem causar graves problemas nos peludos. Por isso, cuidado! Cachorro não pode tomar xarope em hipótese nenhuma! 

Os perigos do xarope

Se você tem uma farmácia em casa, sabe que há xaropes de todos os tipos! No entanto, de uma maneira geral, esses remédios costumam ter algumas substâncias em comum. 

Nesse sentido, nunca é uma boa ideia oferecer xarope para o peludo. Abaixo, confira alguns motivos da resposta para “cachorro pode tomar xarope?” ser negativa. 

Ingredientes tóxicos

Para tosse ou para um resfriado, muitas vezes, os xaropes possuem analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Como explica o Dr. Ítalo, esses ingredientes são extremamente tóxicos para os peludos, podendo causar falha no fígado e, consequentemente, diversos problemas de saúde.

Problemas na dosagem

Se você já cuidou de uma criança, sabe que os medicamentos infantis são diferentes dos adultos. Isso porque a dosagem precisa ser calculada a partir da massa corporal. 

Isso vale para os pets. Os remédios precisam ser administrados com cuidado, levando em consideração altura, peso, idade e raça. Fazer isso sem o acompanhamento de um veterinário é algo muito arriscado! 

Diferenças fisiológicas

Este é um dos principais motivos que responde se o cachorro pode tomar xarope de forma negativa. O organismo do peludo é muito diferente do humano! Para ele, são necessários outros remédios, elaborados para agir especificamente no organismo canino. Oferecer um xarope humano pode complicar ainda mais a situação.

Problemas com o diagnóstico

Por fim, vale a pena lembrar que remédios como o xarope servem para tratar os sintomas, mas não para curar a causa do problema. Se o pet está com tosse, o primeiro passo é descobrir o que há de errado e, depois, tratar de uma forma completa. Por isso, busque sempre acompanhamento veterinário ao notar que seu peludo está demonstrando algum sintoma. 

Cachorro com a língua de fora.

Como tratar um cachorro com tosse?

Os motivos acima deixam claro porque xarope humano para cachorro não é uma boa ideia. Entretanto, se você quiser ajudar seu pet com tosse, não se preocupe. Abaixo, explicamos melhor sobre o tema. Confira.

Tosse canina: o que pode ser? 

Quando encontram o peludo com tosse, muitos tutores se perguntam se cachorro pode tomar xarope. Como explicamos, esse remédio está proibido para o peludo. Entretanto, há outras medidas que você pode tomar para ajudar o amigo. 

A primeira delas é identificar os sintomas do pet. Como explica a Dra. Thaís Batista, médica-veterinária da Petz, geralmente, a gripe canina inclui sinais como tosse, coriza, apatia, perda de apetite e olhos lacrimejantes. Se esse for o caso, o peludo pode estar contaminado com um tipo de vírus da gripe e precisa de atendimento médico rapidamente. 

Já em outros casos, a tosse canina pode estar associada a problemas na garganta. Isso ocorre especialmente em alguns pets de porte pequeno, quando a traqueia fica obstruída por um alimento. O ideal é buscar um veterinário para identificar a causa do problema e iniciar um tratamento rapidamente! 

Existe xarope para cachorro?

Como indicamos, medicação humana para cachorro nem pensar! Contudo, será que existe uma versão de xarope para cachorro, aprovada pelos veterinários? O Dr. Ítalo afirma que sim. “Há medicações da própria linha veterinária que substituem o fármaco humano”, explica. 

Encontrados facilmente na Petz, esses produtos agem como os outros xaropes: possuem ação anti-inflamatória e analgésica. Porém, são 100% seguros, já que são preparados especialmente para os pets! 

No entanto, o Dr. Ítalo reforça que qualquer fármaco deve ser aplicado apenas com orientação profissional. “Não medique o animal sem recomendação veterinária”, alerta. Por isso, se seu peludo está com tosse, busque ajuda de um especialista rapidamente! 

Cachorro deitado no sol.

Gostou de saber se cachorro pode tomar xarope? Então, não deixe de acompanhar as publicações do blog da Petz para conferir mais conteúdos como este. Aqui, você encontra várias dicas que te ajudam a manter a saúde e o bem-estar do seu peludo em dia!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog