Coelho pode comer dente-de-leão? Entenda os cuidados com a planta
Publicado em 12 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma flor popular no Brasil, principalmente pelas propriedades benéficas ao fígado e ao trato gastrointestinal, tendo efeito em casos de indigestão. No entanto, nem tudo permitido para os humanos pode ser oferecido aos pets. Assim sendo, será que coelho pode comer dente-de-leão?
A flor é classificada como PANC, uma planta alimentícia não convencional, rica em ferro e vitaminas. Inclusive, existem diversos estudos científicos sobre o dente-de-leão e os benefícios que ele traz para os humanos. Porém, será que ele produz os mesmos efeitos nos coelhos? Veja, a seguir!
O coelho pode comer dente de leão?
Sim, o coelho pode comer dente-de-leão, mas nunca em excesso. Claro que, em liberdade, ele vai se deliciar com a flor, mas, em cativeiro, essa oferta requer cuidados, principalmente pelo fato do dente-de-leão ser rico em cálcio.
O cálcio em excesso pode fazer mal aos rins do dentuço, por isso oferecer essa planta uma vez na semana é mais que o suficiente. Além disso, o dente-de-leão não é a única flor que o animal pode comer. Veja algumas plantas para coelhos que não são tóxicas, em seguida.
Plantas liberadas para os coelhos
Agora que você já sabe que coelho pode comer dente-de-leão ocasionalmente, veja outras plantas liberadas e que podem ser oferecidas como comida para coelho:
- alecrim: uma erva aromática muito apreciada pelos coelhos. Na natureza, ela nasce livremente. Em cativeiro, pode ser oferecida ocasionalmente;
- cardo: essa planta é parente da alcachofra, possui uma flor muito bonita e é permitida para os dentuços;
- coentro: o coelho adora essa erva! Se você oferecer uma pequena quantidade, com certeza, ele vai pedir mais;
- endro: também apreciada pelos orelhudos, essa erva é bastante utilizada como planta medicinal;
- folhas de amora, framboesa e morango: geralmente, encontradas na natureza, são adoradas pelos coelhos;
- folhas de sarça: essa planta é um tipo de arbusto que o coelho pode comer;
- hortelã: é bastante apreciada pelos humanos e pelos dentuços;
- malva: essa planta possui propriedades medicinais. Geralmente, ela é consumida pelos humanos em forma de chá, mas os coelhos podem comer a folha;
- manjericão: outra erva que os coelhos não resistem e está liberada na alimentação;
- menta: além de conquistar o paladar dos dentuços e ser muito aromática, ela fortalece a imunidade;
- trevo: é uma erva daninha muito comum em canteiros e gramados. Os coelhos comem e se deliciam com ela. Por ser rico em ácido oxálico, o consumo exige moderação.
É possível servir essas plantas à vontade para os coelhos?
Apesar de saber que coelho pode comer dente-de-leão e que essas plantas não são tóxicas para a espécie, isso não significa que você deve inseri-las na rotina alimentar do pet. O ideal é sempre consultar um especialista para ele indicar os alimentos para coelhos e as plantas quando houver necessidade.
Por outro lado, o feno é um alimento desidratado que deve fazer parte da alimentação dos coelhos à vontade. A ração também é excelente e deve ser inserida na rotina diária, seguindo a quantidade orientada pelo fabricante ou pelo médico-veterinário.
Os coelhos são animais herbívoros, então, comem diversos tipos de plantas, flores e verduras, a maioria com folha escura. Assim como existem plantas liberadas, algumas fazem mal à saúde. Certas frutas e legumes também participam dessa lista. Confira:
- abacate: a casca e as sementes contêm persina, uma substância tóxica aos animais. A variedade HASS ou avocado possui uma quantidade maior dessa toxina. Ofereça apenas a polpa com muita moderação, pois ela é rica em gorduras, que pode causar desarranjo intestinal em excesso;
- alface-americana: a alface comum não está na lista de verduras para coelhos e deve ser evitada, pois pode causar diarreia. Já a alface-americana possui lactucário, uma substância tóxica para a espécie;
- batata: contém solanina, outra substância tóxica para a maioria dos animais, incluindo os coelhos. Essa substância também está presente nas folhas do tomate;
- Cebola: a hortaliça não deve ser inserida na alimentação dos coelhos, pois, em grandes quantidades, causa anemia e é indigesta.
Cuidado com jardins
Muitas vezes, os tutores possuem um jardim e deixam o coelho brincar livremente ali. Apesar de ser algo saudável, isso requer alguns cuidados. O motivo é que algumas plantas nascem livremente, pois as sementes são trazidas pelos pássaros ou pelo vento, sem os tutores saberem que fazem mal ao animal.
Observe sempre se não nasceu uma planta diferente daquelas que você plantou e certifique que ela não faz mal ao orelhudo. Algumas das que podem ser prejudiciais são:
- vassoura-preta;
- dália;
- azevinho;
- azaleia;
- trepadeira-da-virgínia;
- eucalipto;
- gerânio;
- hera;
- íris;
- jacinto;
- cebolinha;
- lírio;
- beladona;
- begônia;
- erva-de-santa-maria;
- açafrão-da-terra;
- avenca;
- samambaia;
- lírio-da-paz.
Sintomas de intoxicação nos coelhos
Se você acredita que seu coelho comeu uma planta tóxica, leve-o imediatamente à emergência veterinária. Veja alguns sinais clínicos mais comuns de intoxicação:
- apatia (ficar mais quieto que o normal);
- tremores ou convulsões;
- diarreia;
- dificuldade perceptível em respirar;
- paralisia;
- pouca ou nenhuma urina e fezes;
- erupções na pele;
- falta de apetite.
Esses são apenas alguns sinais clínicos mais comuns que os coelhos apresentam em caso de intoxicação. Eles podem aparecer sozinhos ou em conjunto, mas todos requerem cuidados imediatos, portanto, não hesite e leve o animal imediatamente ao médico-veterinário. Quanto antes, mais chances você terá de salvar seu amiguinho.
Gostou de saber que o coelho pode comer dente-de-leão? Confira outras plantas e alimentos permitidos para o dentuço aqui, no blog da Petz. Lembre-se que, em nosso e-commerce, você encontra tudo o que ele precisa para uma dieta balanceada!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário