Coelho pode comer ração de cachorro?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 16, 2021

Coelhos
Coelho pode comer ração de cachorro?
Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um pet um pouco fora do comum é uma experiência que pode ser muito divertida e enriquecedora. Porém, também há problemas, uma vez que, em algumas situações, pode ser difícil encontrar recursos próprios para a espécie. Nesse caso, muitos tutores perguntam se coelho pode comer ração de cachorro.

coelho-pode-comer-racao-de-cachorro

De acordo com a equipe técnica de Safári da Petz, em hipótese nenhuma os coelhos devem comer ração de cachorro ou gato, sob o risco de desenvolverem graves problemas de saúde. A seguir, entenda porque isso acontece.

Por que coelhos não podem comer ração de cachorro?

O processo de extrusão utilizado na produção das rações pode deixar todas as comidinhas muito parecidas na aparência. Já na composição, há uma enorme diferença, pois cada espécie tem necessidades nutricionais distintas e hábitos alimentares completamente diferentes. 

Conforme explica a equipe técnica da Petz, cães e gatos são animais preferencialmente carnívoros. Por isso, o organismo deles, com destaque para intestino, rim e fígado, está preparado para a metabolização e a digestão de proteína animal. 

Já os coelhos são uma espécie herbívora, o que significa que eles se alimentam exclusivamente de vegetais, de modo que o organismo não consegue digerir a proteína animal. 

Assim, quando a ingestão acontece, pode levar a uma série de problemas, como diarreia, alterações renais e hepáticas, inclusive, causando o óbito do pet. Por isso, a resposta para a pergunta “coelho pode comer ração de cachorro?” é não. 

Como saber se a ração fez mal para o coelho?

Não existem exceções nesse caso: não pode dar ração de cachorro para coelho. Este alimento sempre será prejudicial para o dentuço, ainda que ele não apresente sintomas evidentes. Nesse sentido, é preciso ter em mente que, por serem presas na natureza, os coelhos tendem a esconder os sinais de que estão doentes. 

A mesma regra vale para a alimentação voltada para outras espécies. Então, não pode dar ração de gato para coelho também. Assim como os cães, os bichanos têm necessidades específicas, que são bem diferentes das dos dentuços. 

Agora que você sabe se coelho pode comer ração de cachorro, é importante aprender como agir caso ele ingira o alimento por acidente. Especialmente tratando-se de uma espécie com outro hábito alimentar, é importante levar o pet para um check-up no veterinário quanto antes. 

Dependendo da quantidade ingerida ou da sensibilidade do pet, o caso pode ser grave a ponto dos sintomas serem mais evidentes, como diarreia e gases, com ocorrência de abdômen abaulado. Silenciosas, as alterações renais e hepáticas podem acabar passando despercebidas pelo tutor. Daí a importância da realização de exames de sangue.

coelho-pode-comer-racao-de-cachorro

O que fazer em caso de ingestão acidental?

Caso tenha acontecido do coelho comer a ração de cachorro, é fundamental levá-lo ao veterinário para uma avaliação. 

Conforme já dissemos, a medida é importante para a realização de exames de sangue, que identificam se alterações renais e hepáticas podem comprometer a saúde do pet. O tratamento vai depender do quadro clínico de cada paciente.

Saiba mais sobre a alimentação dos coelhos

Coelho pode comer ração de cachorro? Não! Mas isso não quer dizer que não tenha rações específicas para essa espécie! Sem dúvidas, as comidinhas mais adequadas para coelhos são aquelas próprias para a espécie, desenvolvidas com todos os nutrientes de que o organismo desses lagomorfos necessita. 

Na hora da compra, dê preferência às rações do tipo premium ou super premium, formuladas com matéria-prima de alta qualidade, o que facilita a absorção e, consequentemente, o aproveitamento de nutrientes.

É importante destacar que, apesar de balanceadas, apenas a ração para coelho não é suficiente para garantir a nutrição completa da espécie. Além dela, é preciso oferecer feno de capim, verduras e legumes variados, nas seguintes proporções:

  • feno de capim = entre 60% a 80% da dieta;
  • verduras e legumes = cerca de 30% da dieta;
  • ração para coelho = cerca de 10% da dieta.

Vale destacar que essa proporção é recomendada para pets adultos. Já para os filhotes de até 6 meses, o consumo maior tende a ser de feno e ração.

A importância do feno de capim

Como é possível notar a partir da proporção diária recomendada, o feno de capim é um dos principais alimentos para coelho, devendo estar sempre à disposição do pet.

Isso é importante pois, ao contrário do que ocorre com a gente, o sistema digestivo do coelho é adaptado para funcionar de maneira contínua, de modo que ficar muito tempo sem comer pode ocasionar sérias consequências, como a estase intestinal, caracterizada pela parada dos movimentos naturais do intestino. 

Nesse sentido, vale destacar que o teor do alimento ingerido é muito importante para garantir o bom funcionamento do intestino. O feno de capim é muito rico em fibras e celulose, duas substâncias fundamentais para o funcionamento intestinal dos lagomorfos.

Além do papel na digestão, o feno de capim é essencial para auxiliar os desgastes dos dentes dos coelhos, que crescem continuamente, evitando problemas como lesões na boca e má-oclusão. 

coelho-pode-comer-racao-de-cachorro

Gostou de saber se coelho pode comer ração de cachorro? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu amigo. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *