Bem-Estar

Cachorro correndo atrás do rabo: o que pode ser?

Publicado em 08 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Enquanto alguns comportamentos são motivos de preocupação entre os tutores, outros parecem ser bastante desejados. Um cachorro correndo atrás do rabo, por exemplo, costuma ser interpretado como um sinal de alegria. 

cachorro correndo atras do rabo

Por isso, muitos tutores tendem a encarar a atitude com bom humor e naturalidade, mas é preciso estar atento! Isso porque, de acordo com a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária especialista em comportamento, o hábito do cachorro correndo atrás do rabo também pode estar ligado a alguns problemas de saúde.

Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo com informações sobre cachorro correndo atrás do próprio rabo e as razões que originam este tipo de comportamento por parte dos pets.

Por que o cachorro corre atrás do próprio rabo?

“Não existe um motivo específico”, diz a Dra. Martino. De fato, o cachorro correndo atrás do rabo é uma cena que acontece por motivos que vão desde empolgação, como quando o pet está na expectativa de alguma brincadeira, até problemas mais sérios, sejam de ordem física ou comportamental.

Para identificar porque cachorro corre atrás do rabo, é preciso estar atento a outros sinais de alerta, além das situações e da frequência com que o comportamento acontece. 

“A partir do momento em que o cão começa a morder a cauda e a arrancar os pelos, é um problema de compulsão que pode começar a causar danos à saúde desse animal”, explica a médica-veterinária. “Já com cães psicologicamente sadios, que correm atrás do próprio rabo uma vez ou outra, não precisamos intervir”, completa.

Conheça algumas possíveis causas por trás do hábito

Segundo a Dra. Katia de Martino, parte considerável dos comportamentos compulsivos, tais como cachorro correr atrás do rabo sem parar, são resultados de uma rotina inadequada, pobre em possibilidades que permitam ao pet expressar comportamentos naturais.

“Quando os tutores não permitem esses comportamentos próprios da espécie, como farejar, caçar, perseguir, destrinchar, roer e morder, abrem-se as portas para problemas comportamentais — e correr atrás da cauda é um deles”, diz a especialista.

A especialista reforça que a tendência cada vez maior de pets vivendo em pequenos apartamentos é algo que contribui para uma maior frequência do problema do cachorro correndo atrás do rabo.

Demais causas para o problema

Outras causas possíveis para um cachorro mordendo o rabo são: problemas neurológicos, como convulsões, fraturas ou dores na cauda, infecções e infestações por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. 

Por isso, ao perceber que o pet passou a apresentar esse comportamento de cachorro atrás do rabo com mais frequência, é importante levá-lo ao veterinário para verificar as recomendações adequadas.

cachorro correndo atras do rabo

O que fazer para minimizar o problema?

Não é recomendado inibir o comportamento se ele ocorre apenas de maneira esporádica e em situações específicas, como para demonstrar empolgação. Além de ser ineficiente, brigar com o cachorro pode ser prejudicial para a saúde emocional, sem contar que as brigas e as punições prejudicam o vínculo com o tutor.

Em caso de suspeita de problemas, como quando o pet passa a se morder ou a arrancar os próprios pelos, o primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional especializado.

“Após uma investigação, se comprovado que esse animal não tem nenhum problema físico e for mesmo uma compulsão, é indicado que o tutor se comprometa com uma terapia orientada por um médico-veterinário especialista”, recomenda a Dra. Katia.

A terapia é baseada em três pilares: alterações no ambiente, técnicas de treinamento e medicação, quando for necessário. “São treinos, estímulos físicos e mentais para que as necessidades da espécie sejam atendidas, de modo que o cão tenha o que fazer para que esse comportamento vá diminuindo automaticamente”, explica a especialista.

Cuidados preventivos

Uma vez que prevenir é sempre melhor do que remediar, é importante estar atento a algumas medidas que ajudam a evitar problemas físicos e emocionais, que podem levar o pet a apresentar comportamentos compulsivos, como correr atrás do próprio rabo.

Em primeiro lugar, saiba que é possível conviver com um cachorro em apartamento pequeno. Mas, para isso, é fundamental proporcionar um ambiente enriquecido, além de atividades essenciais para o bem-estar canino, como passeios diários.

Aqui, no blog da Petz, já falamos diversas vezes sobre o que é e como fazer o enriquecimento ambiental. Em linhas gerais, é preciso que o cão tenha oportunidade de escolha para exercer os comportamentos naturais, a exemplo de farejar, perseguir, destrinchar, roer, etc. 

Aposte em brinquedos com propostas diferentes e que estimulem diferentes comportamentos. Entre os brinquedos recomendados, estão: bolas recheáveis, bolinhas maciças e pelúcias com sons. A maneira como esses recursos são utilizados é importante para que ajudem na expressão de comportamentos naturais.

Priorize a saúde do animal

Pensando na saúde física, levar seu amigo de quatro patas para um check-up veterinário ao menos uma vez por ano é uma medida que ajuda a identificar quaisquer alterações logo no início. Ao observar mudanças na aparência ou no comportamento do cão, não deixe de levá-lo para uma consulta o quanto antes.

Por fim, o uso de medicamentos contra ectoparasitas, como antipulgas e anticarrapatos, evita o risco de infestações que podem levar a incômodos locais que resultam no cachorro correndo atrás do rabo. 

cachorro correndo atras do rabo

Consulte o médico-veterinário para a escolha do método mais adequado ao estilo de vida de cada pet. Para mais informações, aproveite para conhecer outros conteúdos a respeito de cuidados com animais aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog