Pequenos roedores: o que fazer quando o pet rói a gaiola

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 27, 2019

Bem-Estar
Pequenos roedores: o que fazer quando o pet rói a gaiola
Tempo de leitura: 2 minutos

A gaiola é a casinha de hamster dentro da nossa própria casa. Fundamental para os pequenos roedores, ela garante que o pet tenha um local seguro para atender a todas as suas necessidades. Mas o que fazer quando o hamster começa a “passar o tempo” roendo a gaiola?

Quando isso acontece, verificar as condições em que ficou a gaiola para evitar fugas e acidentes é muito importante. No entanto, é preciso identificar as causas do problema para evitar não só gastos futuros com a compra de uma gaiola para hamster, como também para assegurar o bem-estar do hamster.

pequenos roedores tubo

Afinal, o hamster tem o que roer?

Não é à toa que hamsters, chinchilas, esquilos da mongólia e porquinhos da índia, sejam chamados de roedores. Uma das principais características das espécies pertencentes à Ordem Rodentia é possuir dentes incisivos que não param nunca de crescer.

Sendo assim, é preciso que sejam desgastados para evitar problemas sérios como perfurações da mandíbula e má oclusão. Os hamsters, assim como os demais roedores, estão sempre em busca do que roer.

Portanto, se a gaiola não estiver bem equipada com brinquedos e tocas de madeira, além de feno, pode apostar que o pet irá procurar outras formas de desgastar os dentes. Nem que seja numa gaiola de arame!

Estresse também pode levar pequenos roedores a roerem a gaiola

Lembrar que roedores gostam e que precisam roer objetos para se manterem saudáveis é essencial para os cuidados com hamster. No entanto, essa não é a única necessidade deles.

pequeno roedor cesta

Além de uma alimentação balanceada e locais de repouso adequados, eles também precisam de outras atividades que estimulem seus comportamentos naturais, como a famosa roda, por exemplo, que fica na gaiola para roedores.

Quando não têm a possibilidade de exercer outras atividades, é natural que os hamsters se ocupem roendo por mais tempo. Vale proporcionar uma gama de brinquedos variados para que ele possa escolher e se entreter.

Na dúvida, procure um veterinário!

Sempre que o pet apresentar uma mudança de comportamento, é bom ficar atento. É sinal de que algo não vai bem, seja física ou psicologicamente.

pequenos roedores

Embora uma alimentação pobre em feno e a falta de brinquedos que possam ser roídos sejam as principais causas para hamsters roendo a gaiola, se o problema persistir, é importante procurar um veterinário para descartar a possibilidade de doenças e dar orientações precisas de como cuidar de um hamster.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *