Curiosidades

Descubra se gato tem 7 vidas e como surgiu essa história

Publicado em 31 de julho de 2020

Tempo de leitura: 2min

Um dos mitos mais comuns é o de que gato tem 7 vidas. Mas será que é verdade esse boato no qual até hoje muita gente acredita? E por que especificamente o número 7?

gato saltando do telhado

A fim de responder essas perguntas, falaremos mais a respeito dessa história. Dessa forma, você fica sabendo se é verdade que gato tem 7 vidas e de onde surgiu tal afirmação. Continue lendo a fim de aprender mais sobre o assunto. 

As vidas do gato

É verdade que gato tem 7 vidas? Na verdade, não. Os gatos têm uma única vida como qualquer outra criatura viva. No entanto, um bichano é provavelmente o animal de estimação mais independente que existe. 

Eles podem suportar quedas e outros acidentes sérios sem serem feridos fatalmente devido à anatomia do seu corpo. Os gatos têm uma grande área de superfície corporal comparada ao seu peso, o que reduz a força de aterrissagem.

Então, é possível que seja daí o ditado que “gato tem 7 vidas”. Já que é provável que tais mitos sobre gatos tenham se popularizado devido ao corpo do felino. 

Os bichanos evoluíram para viver em árvores e, portanto, adaptaram-se para sobreviver a quedas. Seu “reflexo de endireitamento” permite torcer o corpo e pousar em segurança com os pés. A flexibilidade nos ossos e ligamentos os ajuda a sofrer lesões mínimas quando há acidentes.

gato saltando

O mito de que os bichanos têm vidas múltiplas existe em todo o mundo, no entanto, o número varia conforme as diferentes culturas. 

Por exemplo, em certas regiões da Inglaterra e Europa, acredita-se que gato tem 7 ou 9 vidas, enquanto lendas turcas e árabes dizem que os felinos possuem 6 vidas.

A habilidade do gato tem a ver com o mito 

Felinos são incrivelmente inteligentes e intuitivos. Eles possuem um reflexo extremamente rápido, uma ótima habilidade para tomar decisões e uma destreza notável. No entanto, não há evidências científicas de que haja um gato de 7 vidas

Aliás, nossos amigos felinos têm uma vida nessa Terra, assim como todos os outros. Portanto, o mito não é mais verdadeiro do que o mito das superstições de gatos pretos. E, como tutor, você precisa cuidar do bichano igualmente como cuida de qualquer outro animal de estimação.

gato preto e branco

Agora que você sabe se gato tem 7 vidas ou não, confira o blog da Petz e fique por dentro de curiosidades e outros assuntos de bem-estar e saúde animal. Assim, você fica sabendo tudo sobre os pets. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog