Curiosidades

Olho de gato: 5 perguntas e respostas sobre nossos amigos

Publicado em 23 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Os bichanos são pets únicos, cheios de características especiais. O olho de gato, por exemplo, é uma parte fascinante da anatomia dos nossos amigos peludos. Dependendo da claridade, podem ficar negros e intensos ou finos, como uma meia-lua.

olhar de gato esverdeado

Mas por que será que isso ocorre? Como é a visão dos bichanos? Se você quer entender porque o olho de gato muda, continue lendo! Chamamos um especialista e respondemos a 5 perguntas que todo gateiro apaixonado sempre quis saber!

1. Por que o olho de gato fica fininho?

Quem tem um bichano em casa certamente já reparou: às vezes seus olhos ficam com as pupilas bem finas, quase como um fiozinho de cabelo. Além de ser um efeito que dá ainda mais charme aos felinos, este é um recurso para nossos amigos enxergarem melhor. Então, vamos entender porque o olho do gato fica fino.

É o que explica a Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz. “As pupilas possuem músculos que filtram a passagem de luz nos olhos”, comenta. “A quantidade de luz influencia no tamanho da pupila do gato. Quando há luz forte, para evitar que o pet se ofusque, ela pode se estreitar até ficar bem pequena”, completa.

Mas não é só a quantidade de luz que explica porque a pupila do gato dilata. Conforme, explica a Dra. Cássia, o bichano também pode aumentar sua pupila caso queira caçar. É uma forma de aprimorar momentaneamente sua visão.

2. Gatos enxergam no escuro?

Outra cena comum para os tutores de felinos é beber água durante a noite e se deparar com os olhos brilhantes e atentos de seu pet! Os bichanos também parecem se locomover com muita facilidade por entre móveis e cômodos da casa. Por isso, muitas pessoas se perguntam: gatos enxergam no escuro? 

Conforme afirma a Dra. Cássia, a pupila e olho de gato são, sim, adaptados para enxergar bem na ausência de luz! “Existe uma camada especial atrás da retina chamada tapetum lucidum”, explica. “Essa membrana atua como um espelho que reflete a luz de volta, permitindo que os felinos tenham uma exposição de luz aumentada”, comenta.

O olho de gato funciona como um farol natural: ele capta a luz exterior e a reflete, iluminando melhor seu caminho. Além disso, a capacidade de aumentar muito sua pupila é outra característica que ajuda na hora de se locomover no escuro. São formas que nossos fofos amigos peludos encontraram para se tornarem temidos predadores!

3. Gatos enxergam em preto e branco?

Outra dúvida comum quando o assunto é olho de gato é se nossos amigos peludos enxergam em preto e branco. Quem nunca ouviu uma história sobre pets serem daltônicos? Porém, conforme explica a Dra. Cássia, essa não é uma verdade. 

gato laranja com branco e olho castanho

O que acontece é que os bichanos possuem menos tipos de uma célula chamada cone, responsável por identificar as cores. Os seres humanos possuem três tipos de cones e, por isso, enxergamos muitas combinações entre diferentes tonalidades. Já os bichanos possuem apenas dois tipos de cones

Dessa forma, eles realmente enxergam menos cores do que nós, mas isso não significa que nossos amigos enxergam o mundo em preto em branco. Entre os diferentes estudos, pesquisadores acreditam que os felinos possuem dificuldade em enxergar o verde e suas variações, mas isso ainda não é uma certeza. 

4. Gatos enxergam melhor do que nós?

Com o olhar atento e curioso, os bichanos muitas vezes parecem enxergar coisas que, para nós, não passam de detalhes. Será que os gatos enxergam melhor do que nós? A Dra. Cássia explica que responder a essa pergunta pode ser um pouco difícil. A especialista afirma que é complicado estabelecer o que é “enxergar melhor”. 

Porém, não resta dúvida de que a visão dos bichanos é mais desenvolvida do que muitos de seus amigos mamíferos. Isso porque o olho de gato foi adaptado durante os anos para dar vantagens a ele na hora da caça. O olho de gato é grande em relação à sua cabeça e também está localizado bem à frente de seu rosto.

São esses pontos importantes que ajudam a melhorar a visão dos gatos. Ou seja, por mais fofo que seu melhor amigo seja, não se engane: os bichanos são, na verdade, máquinas de caça perfeitas.

5. Gatos “enxergam” com as orelhas e o nariz?

Não são só os tipos de olho de gato que chamam atenção. O nariz e orelhas também despertam muita curiosidade, já que, aparentemente, os bichanos possuem super sentidos. Mas será que os a audição e o olfato são tão importantes quanto a visão? 

A Dra. Cássia explica que, para os bichanos, tudo funciona em perfeita harmonia. “Todos os sentidos são importantes e, juntos, tornam o gato muito bom em localização espacial”, comenta. A veterinária ainda comenta que, como a audição dos gatos é muito desenvolvida, eles podem ouvir sons que nós não podemos. 

O olfato dos felinos também é excelente e uma forma de eles se comunicarem entre si. Assim, seu amigo peludo pode até não sair muito de casa, mas caso se perca nas redondezas, algum dia vai conseguir voltar apenas utilizando seus sentidos. É como se você tivesse um mini super-herói em sua casa!

gatinho branco com olhos verdes

Com tantos fatos incríveis sobre olho de gato, ficamos ainda mais apaixonados por esses pets tão adoráveis. Se você ama bichanos e precisa de itens para sua casa, procure a Petz mais próxima! Aqui, você encontra ração, brinquedos, acessórios e muito mais! Busque a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog