Aves

Aprenda como cortar unha de papagaio e outras aves de forma segura

Publicado em 27 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Um fato curioso sobre as aves tem a ver com seus bicos, que crescem com o tempo e precisam ser gastos para a saúde e o conforto do pet. Por outro lado, as garras acabam ganhando destaque apenas entre os tutores de penosas, que acabam sentindo na pele (literalmente) a necessidade de apará-las. Mas como cortar unha de papagaio e demais aves domesticadas?

Papagaio em galho de árvore

Antes de mais nada, é importante mencionar que as unhas de papagaios, cacatuas e todas as outras aves recebem irrigação sanguínea. Caso ela seja cortada de maneira errada, pode causar hemorragia no pet. Nas penosas, inclusive, os sangramentos tendem a ser mais preocupantes.    

Há mesmo a necessidade de cortar as unhas da ave? 

Aprender como cortar unha de papagaio pode ser um assunto um tanto inusitado, especialmente para quem não tem tanto conhecimento sobre as penosas, ou não tem uma amiga dessa em casa. Isso porque, pela lógica, as aves precisam de suas garras para segurar os alimentos, por exemplo. 

Esse pensamento é correto! Porém, quando as garras atingem determinado tamanho, passam a incomodar os pets ou, até mesmo, machucá-los. Com isso, as aves precisam encontrar formas de gastar suas unhas para seu bem-estar. Em caso de penosas que podem ser domesticadas, como o papagaio, é preciso que o tutor ajude com isso.

Os desgastes das unhas

Existem dois cenários: os papagaios que vivem na natureza e os que são domesticados. No primeiro caso, a ave tem uma série de elementos que ajudam no desgaste de suas garras, como pedras e troncos mais ásperos de árvores (geralmente frutíferas), por exemplo. Já no segundo caso, não. 

Quando o tutor não conhece a necessidade de aparar as unhas da ave em casa, é comum que o pet busque formas de fazer isso por conta própria. Uma forma muito comum é ela roer suas garras. O hábito, porém, pode fazer a penosa se machucar sem querer. 

Como mencionado anteriormente, a unha de papagaio e demais aves conta com irrigação sanguínea. Por isso, é importante que o tutor aprenda como cortar unha de papagaio em casa de forma segura. Caso se sinta inseguro, o recomendado é levar sua amiga até um pet shop para que profissionais possam ajudar com essa tarefa. 

Como cortar unha de ave de forma segura? 

Assim como os cães e gatos, é preciso saber como cortar a unha do papagaio e demais aves domésticas com segurança. Isso implica também em deixar o pet tranquilo, para que ele não acabe se estressando e fazendo movimentos bruscos, aumentando as chances de acidentes. 

Dica 1: tenha os instrumentos apropriados

A primeira dica — e mais importante — é contar com instrumentos apropriados para ter como cortar a unha de papagaio com segurança. Não tente aparar as garras do bichinho com cortadores tradicionais (para uso humano), pois podem acabar quebrando ou não oferecendo a visibilidade necessária e, assim, machucando o pet.

Atualmente, é fácil encontrar tesoura para cortar unha de papagaio. Então, se você quer aparar a unha da sua ave em casa, o primeiro passo é adquirir um cortador específico para o pet. 

Dica 2: conheça a anatomia da unha da ave

É importante conhecer a anatomia do pet, especialmente de suas unhas. Assim como você aprendeu neste artigo que há irrigações nas garras das aves, e também que elas são importantes para a alimentação da penosa, já fica mais clara a importância de o tutor cortar apenas a pontinha da unha da penosa. 

Papagaio em cima de galho

Não tente cortar a unha muito “no limite”. Remova apenas a pontinha mais afiada, de forma que a ave não machuque você — ou a si — com a ponta de sua unha. Outro fato importante é manter todas do mesmo tamanho. 

Dica 3: brinque com a ave

Uma forma de ter como cortar unha de papagaio, cacatua e demais aves domésticas de médio e grande porte de forma segura é mantendo o pet calmo. Para isso, uma dica é brincar com a ave no momento em que for aparar suas garras. 

Durante as brincadeiras, procure pegar nos seus dedos e unhas. Assim, a ave não ficará reticente quando você segurar suas garras no momento de aparar. Mostre, ainda, o cortador, e encoste-o em suas patinhas. Assim, ela vai perceber que aquele aparelho não vai causar machucados e ficará mais tranquila. 

Dica 4: corte uma unha por vez

Ao iniciar o corte das unhas da ave, vá com calma. Corte uma e veja como ela reagiu. Aproveite para oferecer petiscos, brincar mais um pouco e, quando notar que a penosa segue relaxada, corte outra unha. Siga o processo até aparar todas. Pode parecer trabalhoso, mas será muito rápido, tranquilo e seguro! 

Dica 5: lixe as unhas

Para finalizar o passo a passo de como cortar unha de papagaio e demais aves, o tutor pode finalizar o procedimento com uma lixa fininha. Não é obrigatório, mas caso queira tirar alguma rebarba que tenha sobrado, é uma opção. Atente-se apenas para não diminuir o comprimento da garra do bichinho, ok? 

Para os tutores que não se sentem seguros de usar um cortador para aparar a unha do bichinho, a lixa também pode ser usada para “arredondar” a ponta mais afiada da unha do pet. 

Papagaio em cima de comedouro dentro de gaiola

Gostou de aprender como cortar unha de papagaio? Para mais conteúdos como este, acompanhe nossas publicações! Para garantir todos os itens necessários para o bem-estar de sua penosa, acesse o site da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog