Cães

Saiba como fazer escada para cachorro

Publicado em 24 de fevereiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Você sabia que os pulos que seu cãozinho dá para subir no sofá podem, a longo prazo, gerar problemas na coluna do animal? Para evitar que isso aconteça, você precisa saber como fazer escada para cachorro.

cachorro olhando para pessoa

Em lojas como a Petz, é possível encontrar esse tipo de artigo nas mais variadas versões (escadinha para pet dobrável, acolchoada ou até mesmo que se transforma em rampa). No entanto, se você quer trabalhar com os itens que tem em casa, continue lendo o texto e aprenda como fazer escada para cachorro. 

Doenças ortopédicas comuns em cachorros

Se você tem um pet de raça pequena, a necessidade de uma escada para cachorro é ainda maior. Porém, infelizmente, os cães de porte médio e grande também estão sujeitos a doenças ortopédicas geradas pelo esforço em excesso.

Por isso, é importante que você saiba quais são as doenças ortopédicas mais comuns entre os cachorros. Dessa forma, se identificar algum sintoma, saberá que o seu mascote precisa de uma escada. 

Os animais que utilizam a escada não ficam tão vulneráveis a traumas, quedas e degeneração dos músculos e articulações. A seguir, você confere alguns problemas de saúde que seu amigo pode desenvolver caso não utilize o artigo. 

Artrose

Essa doença se dá pela degeneração da cartilagem que envolve as articulações. Atinge, em grande parte, cães idosos e jovens obesos. Os sintomas são: lentidão para caminhar, dificuldade para sentar e levantar, falta de vontade de passear e alterações de humor.

Hérnia de disco 

A hérnia de disco pode ser causada pelo desgaste natural das vértebras ou por traumas. Ela causa fortes dores na medula espinhal, que tendem a aumentar e dificultar o caminhar. 

O tratamento é feito por etapas: inicialmente, utiliza-se medicamentos e toma-se todos os cuidados para que o animal faça poucos movimentos. Se não resolver, a cirurgia na coluna é a melhor saída.

Ruptura de ligamento cruzado cranial 

Os cachorros jovens e bastante ativos são mais propensos a essa doença. Os sintomas são: falta de apetite, restrição de movimentos e mancar ao caminhar.

Exercícios físicos: a solução para parte dos problemas

Os cachorros que praticam exercícios físicos raramente ficam doentes. Isso porque o sedentarismo e o aumento de peso podem ser fatores significativos para muitas doenças ortopédicas quando estas não são hereditárias.

De acordo com os veterinários, a prática diária de exercícios também contribui para a liberação de energia acumulada, prevenindo a ansiedade e o estresse. No entanto, antes de iniciar as atividades, é importante conversar com um especialista para que ele indique a carga adequada para seu mascote. 

Os passeios na coleira e as brincadeiras que estimulam o cachorro a correr são bons exemplos de exercícios saudáveis. São simples, divertidos e ótimas oportunidades para você passar mais tempo com o seu bichinho de estimação.

cachorro olhando para cima

Mas e quando eles estão em casa, como fazer para protegê-los de problemas nas articulações? As escadas têm um importante papel nesse momento. Por isso, veja como fazer escada para cachorro utilizando materiais que você tem em casa.

Como fazer uma escada para cachorro

Agora que você conhece as doenças ortopédicas que podem atingir o seu pet, chegou o momento de descobrir como evitá-las. Se você não tem ideia de como fazer escada para cachorro, aqui vai uma boa notícia: não é necessário ter muitas habilidades manuais para concluir essa tarefa. 

O primeiro passo é definir onde a escadinha para cachorro vai ficar. Assim, você terá noção do tamanho do artigo que quer construir. A altura do sofá ou da cama, por exemplo, serão referências para o item. 

Você vai precisar de folhas de papelão, cola e um tecido da estampa que mais combina com a sua casa. Afinal, a ideia é que a escada seja um objeto bonito, que harmonize com o ambiente. 

É muito simples fazer uma escada para cachorro subir na cama com papelão: basta cortar as partes e ir colando até ela criar forma. Preste atenção nas medidas de cada peça e tudo dará muito certo no final. Veja abaixo:

  • fundo (encosta na cama): 45 cm x 35 cm;
  • piso (apoiado no chão): 45 cm x 35 cm;
  • degraus: 35 cm x 15 cm;
  • vistos de lado, os degraus ficam 15 cm x 15 cm (15 de piso e 15 de altura).

Aguarde a cola secar para dar os toques finais, que incluirão forrar a escada com o tecido escolhido. Uma sugestão é utilizar uma espátula para ajudar a colar o material bem rente às junções entre os degraus, além de ajudar a esticá-la à medida em que for colando. 

O último passo é o teste. Convide seu pet para subir na sua cama utilizando a escada para cães. Para isso, aposte em estratégias como oferecer petiscos para aproximá-lo do objeto. Em pouco tempo, a escada fará parte do cotidiano dele, como se ela sempre estivesse ali.

cachorro de perfil
Esperamos que você tenha gostado de aprender como fazer escada para cachorro. Caso tenha o dom para a marcenaria, você pode apostar em itens feitos de madeira ou outros materiais. Para mais dicas como as deste texto, continue explorando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog