Cães

Aprenda métodos seguros de como tirar carrapato da orelha do cachorro

Publicado em 03 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Quem tem um peludo em casa uma hora ou outra vai precisar lidar com os temidos parasitas! Por isso, é importante saber como tirar carrapato da orelha do cachorro. Afinal, esse é um dos locais preferidos desses visitantes indesejados. 

filhote de cachorro recolhido

Além disso, por ser uma área sensível, é necessário cuidado para não machucar o pet. Se você está se perguntando como tirar carrapato da orelha do cachorro, continue lendo, pois consultamos uma especialista que tirou todas as dúvidas! 

Carrapato: mais perigoso do que parece  

Antes de falarmos sobre carrapato dentro da orelha do cachorro, é importante lembrar que, apesar de pequeno, trata-se de um bichinho bastante perigoso para os animais e, inclusive, para pessoas. 

A Dra. Luma Castro, médica-veterinária da Petz, explica como os carrapatos trazem danos para os peludos. “São parasitas e se alimentam de sangue de mamíferos, aves, répteis e anfíbios”, comenta. 

Além disso, eles podem ser vetores de diferentes doenças. “O carrapato pode transmitir hemoparasitoses, enfermidades que destroem as células do sangue, podendo causar anemia severa e outras complicações”, complementa. 

Por isso, se notar que o amigo peludo está infectado, busque ajuda de um veterinário. Além de recomendar métodos de remoção, ele ainda poderá realizar um check-up na saúde do seu pet! 

Evite a retirada mecânica

Como a orelha é um local muito sensível, a Dra. Luma reforça que o ideal é buscar ajuda de um veterinário. Uma pessoa sem experiência pode gerar machucados, inflamações e, em alguns casos, comprometer a audição do peludo. 

Se você não puder buscar auxílio profissional no momento, a veterinária recomenda a utilização de produtos específicos, como pentes, pipetas e shampoos antiparasitários. 

“A retirada mecânica não é recomendada. Muita vezes, quando tentamos remover o carrapato, deixamos pequenas garras na pele, prolongando a irritação, causando coceira e até mesmo feridas”, comenta. Lembre-se que seu melhor amigo merece sempre um tratamento seguro e confiável!

cachorro com a orelha levantada

Como tirar carrapato da orelha do cachorro: passo a passo

Se, em último caso, for necessário retirar o carrapato de forma mecânica, é importante seguir certos cuidados. O passo a passo abaixo de como tirar carrapato da orelha do cachorro visa evitar as possíveis complicações do processo. 

Considere fazer o trabalho em dupla 

Alguns pets podem se incomodar com o processo de tirar carrapato da orelha. Esse é um local sensível e importante que o peludo não faça movimentos bruscos. Por isso, considere pedir ajuda, para que alguém mantenha o cachorro quieto durante a retirada. 

Utilize um fórceps ou tesoura sem ponta

Escolher o instrumento correto é muito importante quando falamos sobre como tirar carrapato de dentro da orelha do cachorro. Caso o aparelho seja muito afiado, ele pode repartir o corpo do parasita, deixando suas presas agarradas à pele. Por isso, a Dra. Luma recomenda a utilização de um pequeno fórceps ou uma tesoura sem ponta.

Aproxime-se ao máximo possível da pele do pet

Outro ponto de atenção é se aproximar ao máximo possível da pele do pet. Nesse sentido, é necessário ter cuidado para não machucar o cãozinho. O importante é agarrar o corpo do carrapato por inteiro, sem correr o risco de esmagá-lo ou cortá-lo, deixando suas garras presas à pele. 

Evite torções

Os carrapatos possuem mandíbulas poderosas e, muitas vezes, é necessário certa força para retirá-los. Entretanto, é importante fazer um movimento reto, evitando torções e, dessa forma, prevenindo que sua garras fiquem presas à pele.

Coloque o carrapato em álcool 

Outra dica de como tirar carrapato da orelha do cachorro, é colocar o parasita em um recipiente com álcool após tirá-lo do cãozinho. Isso vai matar o carrapato, evitando que ele volte a infectar seu amigos e outros animais. 

Desinfete o local da picada 

É importante higienizar a área infectada para evitar possíveis complicações. De preferência, assim que fizer a remoção do parasita, utilize um antisséptico próprio para pets. 

Seguindo os seis passos acima, você aprenderá como limpar a orelha de cachorro cheia de carrapato de maneira segura e eficiente! Lembre-se, entretanto, de verificar se o pet não possui parasitas em outras partes do corpo. Muitas vezes, eles gostam de se alojar na região do pescoço e patas. 

Acabando de vez com os parasitas

Após realizar o processo para tirar carrapato na orelha do cachorro, é hora de fazer uma boa faxina! A Dra. Luma lembra que quando encontramos os parasitas no pet, na verdade, encontramos uma porcentagem muito pequena da infestação. 

“Sabe-se que quando encontramos carrapatos em um pet, estamos vendo apenas 5% dos carrapatos presentes no ambiente. Por isso, para eliminar de vez o problema do local, é preciso associar o tratamento no cão com o tratamento ambiental”, explica. Para isso, siga as recomendações abaixo: 

  • Varra e passe aspirador em todo ambiente: esse é um bom começo para se ver livre dos parasitas! Não se esqueça das frestas, buracos e outros locais de difícil acesso; 
  • Utilize um bom desinfetante: um produto de limpeza deve acabar com os carrapatos restantes. Caso deseje uma ação mais efetiva, a Dra. Luma recomenda diluir parte de um antiparasitário na água da faxina,
  • Limpe os acessórios: não se esqueça de higienizar a caminha, roupas, comedouro, brinquedos e outros acessórios do seu peludo! 

Como prevenir futuras infestações

Lidar com parasitas pode ser uma dor de cabeça. Por isso, o mais indicado é prevenir o problema com produtos como remédio para carrapato na orelha do cão, pipetas, shampoos e coleiras antiparasitárias mantém os peludos protegidos de forma segura e confiável. Lembre-se que pet merece o melhor! 

cachorro se coçando

Após conferir como tirar carrapato de orelha do cachorro, confira no blog da Petz outras dicas que garantem a saúde e bem-estar do peludo. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog