Aves

Alimentos para pássaros: o que oferecer para esses bichinhos

Publicado em 20 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Engana-se quem pensa que o alpiste e o mix de sementes são os únicos ou os melhores alimentos para pássaros. Isso porque existem opções muito mais nutritivas e saudáveis para esse pet.

pássaro pousado em comedouro.

Assim como ocorre com os outros animais, é importante que os pássaros tenham acesso a alimentos ricos em nutrientes para poderem se desenvolver bem e não serem acometidos por doenças. Por isso, quem tem esse pet em casa precisa saber quais são as melhores opções de comida para passarinhos.

Por que o alpiste não é a melhor opção?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o alpiste, e até mesmo o mix de sementes não é a melhor opção de alimento para pássaros. Isso porque esses ingredientes não possuem a quantidade de vitaminas e nutrientes necessária para a manutenção da saúde das aves.

Quando a comida de passarinho é somente o alpiste é ainda pior, já que a ave terá acesso a somente um tipo de semente, que não vai fornecer os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Já no caso do mix de sementes, apesar de ele ser composto por diferentes ingredientes, não é uma boa opção, já que os pássaros costumam comer somente as suas sementes preferidas.

Por isso, esse tipo de alimento também não fornece a quantidade de vitaminas e nutrientes essenciais para as aves. Além disso, algumas sementes são muito ricas em gorduras, o que pode fazer com que os pássaros tenham problemas de sobrepeso.

Quais são os melhores alimentos para pássaros?

Os melhores alimentos para pássaros são os extrusados. Eles são obtidos por meio da moagem e da mistura de diferentes ingredientes que passam por um processo de cozimento industrial.

Devido ao seu modo de preparo, os alimentos extrusados, também conhecidos como ração para pássaros, são automaticamente esterilizados. Cada partícula dessa ração apresenta o mesmo teor nutricional, o que ajuda a garantir uma alimentação saudável e balanceada para as aves.

Além disso, é possível encontrar alimentos extrusados para cada espécie de ave. Isso porque esse tipo de ração é preparado levando em consideração as necessidades nutricionais de cada tipo de pássaro.

Como alimentar um passarinho filhote?

Se você quer descobrir qual é a melhor comida para filhote de passarinho, saiba que esse caso é muito delicado e, portanto, o ideal é contar com o auxílio de um veterinário para determinar como deve ser a alimentação do pequeno.

No entanto, caso o seu filhote de pássaro tenha nascido das aves que você já tem em casa, não será preciso se preocupar com a alimentação dele. Isso porque os próprios pais alimentam seus recém-nascidos por meio da regurgitação.

pequeno pássaro em frente a comedouro.

Quais são os cuidados que você deve tomar ao alimentar o seu pássaro?

Além de descobrir quais são os melhores alimentos para pássaros, também é preciso saber quais são os cuidados que devem ser tomados na hora de alimentar os bichinhos.

Uma das principais atitudes é colocar o comedouro em um ponto alto da gaiola, mas que permita que o pássaro se alimente com conforto, para evitar que a comida seja contaminada com as fezes do animal.

Também é importante retirar o comedouro da gaiola depois que a ave tiver se alimentado e higienizá-lo. Dessa forma, será possível garantir que o recipiente esteja sempre limpo.

Caso o pássaro não tenha comido toda a ração que você colocou no comedouro, o melhor a fazer é descartar aquele alimento para evitar que ele seja contaminado por insetos ou por micro-organismos.

Com que frequência é necessário alimentar o pet?

Além de descobrir o que o passarinho come, também é preciso saber com qual frequência é necessário oferecer alimentos para o bichinho. Já vamos adiantar que isso vai variar de acordo com a idade da ave.

Quem tem filhotes de pássaro com idade entre um e sete dias de vida precisa alimentá-los a cada duas horas. Já as aves que têm entre 8 a 30 dias devem receber comida de quatro em quatro horas. Quando os filhotes completam 30 dias, eles podem ser alimentados a cada oito horas, e isso se mantém por toda a vida da ave.

Contudo, como cada pássaro possui as suas particularidades, o ideal é consultar um veterinário para saber com qual frequência você deve alimentar a sua ave. Dessa forma, será possível garantir que o seu pet esteja sempre bem nutrido.

É seguro oferecer frutas e verduras para os pássaros?

Mesmo sabendo que existem rações para pássaros que são seguras e muito nutritivas, algumas pessoas ainda querem oferecer outros tipos de alimentos para as aves, como as frutas.

Essas comidas podem ser oferecidas para os pássaros, mas em quantidades moderadas. No entanto, alguns alimentos, apesar de naturais, não são seguros para as aves. São eles:

  • alho;
  • cebola;
  • alface;
  • abacate.

O que é necessário para ter um pássaro em casa?

Se você quer ter esse tipo de pet em casa, será preciso adquirir alguns produtos para garantir o conforto e a segurança do passarinho. Os principais são o viveiro de aves, o comedouro e o bebedouro.

Além disso, pode ser interessante adquirir alguns brinquedos para aves. Dessa forma, seu pássaro vai ficar mais entretido. Também é essencial garantir as rações específicas para a sua ave.

pássaros comendo juntos.

Sendo assim, saiba que todos os produtos necessários para garantir a segurança, a saúde, o bem-estar, o divertimento, além dos melhores alimentos para pássaros, você encontra na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog