Calopsita pode comer almeirão? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 12, 2021

Aves
Calopsita pode comer almeirão? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Rico em nutrientes, o almeirão é uma hortaliça que melhora a qualidade de qualquer salada. Vitaminas A, C, do complexo B e aminoácidos essenciais são alguns dos nutrientes presentes em suas folhas e que são benéficas ao organismo dos humanos. Mas e as aves? Será que calopsita pode comer almeirão? 

Em caso afirmativo, quais são os benefícios e qual é a maneira de servir almeirão para calopsita? Descubra todas essas respostas aqui! É só continuar lendo!

calopsita na árvore

Afinal, faz mal dar almeirão para calopsita?

Como é esperado, nem tudo aquilo que é saudável para nós é igualmente benéfico para as calopsitas. A alface americana, por exemplo, ainda que relativamente mais pobre em nutrientes que hortaliças de folhas mais escuras, contém uma substância chamada lactupicrina.

Em seres humanos, ela funciona como um calmante natural, auxiliando no controle da ansiedade, além de ser uma boa fonte de hidratação. Já para as calopsitas, a hortaliça pode desencadear quadros severos de diarreia, não sendo recomendado para essas aves.

Felizmente, no caso do almeirão, é uma opção de alimento saudável tanto para nós quanto para as companheiras de penacho. Pode dar almeirão para calopsita de duas a três vezes por semana. 

Lembrando que, sempre que possível, é bacana intercalar alimentos para calopsita permitidos a fim de conseguir uma dieta mais variada e interessante para a calopsita.

Saiba a importância das vitaminas do almeirão para as aves

Em geral, rações para calopsita de qualidade já são enriquecidas com vitaminas e minerais necessários à nutrição dessa ave doméstica. Contudo, desde que com moderação, nada impede que você ofereça outros alimentos nutritivos e saudáveis, como o almeirão. 

duas calopsitas juntas

Agora que você já sabe que calopsita pode comer almeirão, é hora de saber os benefícios que essa comidinha pode trazer! As vitaminas mais importantes para calopsita presentes no almeirão são:

  • Vitamina A: também conhecida como retinol, a substância é importante para a manutenção de uma boa visão. Ela também participa das funções da pele, contribuindo para sua formação, proteção e regeneração;
  • Vitamina C: o ácido ascórbico é um importante antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento precoce das células, sendo fundamental também para a imunidade;
  • Vitaminas do complexo B: participam de diversas reações metabólicas, incluindo a metabolização de carboidratos, proteínas e lipídeos.

Um dos principais sintomas de deficiência vitamínica em calopsitas é o mau aspecto das penas que, em alguns casos, pode apresentar mudanças de coloração. 

Havendo suspeita de hipovitaminose, procure um especialista. Se for o caso, ele poderá recomendar mudanças na alimentação a fim de restabelecer a saúde interna do pet.

Cuidados ao servir almeirão e outros alimentos para calopsita

A maneira como servimos as verduras para calopsita e outros alimentos é fundamental para aumentar a segurança durante a alimentação. Nesse sentido, é importante ter em mente que frutas, verduras e legumes mal-lavados podem conter organismos causadores de doenças, como oocistos da giardia. 

Causada por um protozoário, trata-se de uma zoonose muito comum em aves domésticas, provocando diarreias, desconfortos abdominais, fraquezas e outros sintomas. Em caso de suspeita de contaminação, procure um veterinário. 

calopsita com plantas ao fundo

Além de servir vegetais frescos e muito bem-lavados, também é fundamental remover da gaiola alimentos que não tenham sido consumidos em curto espaço de tempo, visto que sua decomposição é outro foco potencial de contaminação. Calopsita pode comer almeirão, mas com cuidado!

Aqui, no blog da Petz, temos vários conteúdos com dicas do que os animais podem ou não podem comer! Aproveite e navegue para receber ainda mais informações sobre a alimentação dos bichinhos.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *