Aves

Periquito Bourke: saiba tudo sobre essa espécie

Publicado em 11 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Mais discreto e menos popular do que seus parentes próximos, o periquito Bourke se destaca pelo comportamento calmo e sociável. É um bom amigo de penas para se ter por perto. Se está pensando em adotar um desses bichinhos, acompanhe o texto para saber tudo sobre a espécie!

Mulher com cara de dúvida.

Antes de adotar um pet, é importante conhecer um pouco mais sobre ele, as curiosidades, os melhores alimentos e os principais cuidados que deve ter para o bem-estar do seu amigo. Siga com a gente que vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre o famoso periquito rosa!

Curiosidades sobre o Periquito Bourke

O periquito Bourke (Neopsephotus bourkii), também chamado somente de Bourke, assim como os demais tipos de periquito, pertence à família dos Psitacídeos. A espécie é de origem australiana e seu nome foi inspirado no general irlandês Richard Bourke.

O general era governador de Nova Gales do Sul, estado onde o pássaro foi visto pela primeira vez (por isso a homenagem). Apesar de ser um ótimo amigo de penas, a espécie não é uma ave muito criada no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais espaço entre os criadores.

Características físicas do periquito Bourke

O periquito Bourke é pequeno, tem entre 19 e 23 cm de comprimento. A fêmea normalmente tem a cabeça e o corpo um pouco menor do que o macho. Seu bico também é mais fino, e a plumagem, um pouco mais escura.

Uma das características físicas mais marcantes da espécie é que o periquito Bourke é rosa, predominantemente na região da barriga. Na parte posterior do corpo, o tom azulado de destaca, enquanto o resto da plumagem costuma ter uma tonalidade mais acinzentada.

No entanto, é possível encontrar o Bourke com outras cores, como um tom de canela, amarelo mais suave, um azulado mais leitoso e lutino. Isso acontece devido a algumas mutações pelas quais o pássaro passou ao longo da vida.

Um pássaro amigável e calmo

Esse pequeno periquito australiano, que não deve ser confundido com a espécie periquito-australiano, tem uma personalidade bem tranquila. Por conta disso, é considerado um pássaro manso, amigável e ótimo para se ter por perto.

Não estranhe se ele ficar mais na dele. Apesar de ser um bom companheiro,  ele não costuma brincar muito e dificilmente aprende a fazer truques, ao contrário dos seus parentes mais próximos. Por outro lado, o canto do Bourke será um presente para os seus ouvidos. Sua melodia é suave e encantadora.

Bem-acompanhado

Assim como os demais periquitos domesticados e selvagens, o Bourke é um pássaro de bando, portanto, não gosta muito de ficar sozinho. Ele prefere estar acompanhado de um par, mas, atenção: os pares precisam ser compostos da seguinte maneira:

  • macho e fêmea;
  • dois machos.

As fêmeas não costumam se dar muito bem juntas, por isso, não as deixe na mesma gaiola.

Pássaro na gaiola.

Cuidados com a gaiola do Bourke

Por falar em gaiola, o lugar ideal para o periquito Bourke é uma que seja comprida. Não precisa ser muito alta. Se o periquito for dividir o espaço com um par, ele precisa ter liberdade de movimento, por isso, a gaiola deve ter uma área superior a um metro.

Durante uma hora por dia, solte-o para que ele voe livremente. Ele aprecia muito esse momento. Só fique atento às janelas e aos ventiladores. Dentre os cuidados que você deve ter com a gaiola, estão:

  • local fresco e tranquilo: a temperatura deve ser entre 18 e 25 ºC e não ter grandes variações. Além disso, não pode ter corrente de ar. O ideal é que seja um cantinho calmo, sem muito barulho ou estímulos;
  • limpeza: os recipientes com comida e água devem ser limpos diariamente. Já na gaiola, a higienização precisa acontecer toda semana;
  • poleiros: o Bourke adora saltitar, por isso, coloque alguns poleiros ou galhos de árvores para que ele possa se divertir. Esse exercício é importante também para evitar o sobrepeso, já que ele adora comer.

Pais zelosos

Os Bourkes costumam ser bons pais e cuidam com muito amor e dedicação da sua ninhada. A fase reprodutiva da espécie normalmente acontece no segundo semestre do ano. A primavera é a melhor época para aumentar a família.

Em geral, a fêmea põe entre três e seis ovos, chocando-os por aproximadamente 20 dias. Com 35 dias de vida, os filhotes passam a ser cuidados pelo pai, já que a mãe está se preparando para uma nova ninhada.

Com a chegada dos filhotes, é importante o tutor ficar atento à limpeza da gaiola. Ela deve ser feita com mais frequência para evitar que os pequenos se contaminem com fezes.

Hora da comida

A alimentação do periquito Bourke é basicamente composta por sementes. No entanto, a ração extrusada é a melhor opção por fornecer todos os nutrientes necessários para a ave, além de ajudar na prevenção de algumas doenças.

A ração indicada é a mesma do periquito-australiano, portanto, é fácil de encontrar em lojas especializadas, como a Petz. Ela possui a quantidade de fibra, carboidrato, gordura e proteínas ideal para as necessidades diárias da sua amiga de penas.

Periquito bourke
Gostou de conhecer as curiosidades e saber mais sobre o periquito Bourke? Que tal agora dar uma passada no catálogo virtual da Petz? No site você encontra tudo o que precisa para cuidar da saúde e do bem-estar do seu pet. Confira as ofertas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog