Animais Silvestres

A calopsita é um animal silvestre? Descubra aqui!

Publicado em 27 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Existe uma grande variedade de aves na fauna brasileira. Algumas delas podem ser criadas em casa, pois são consideradas aves domésticas, enquanto outras, por serem silvestres, não. Se você já ficou em dúvida se a calopsita é um animal silvestre, vamos esclarecer isso agora!

Calopsita em gaiola

Ter animais silvestres de estimação é considerado ilegal, com possível prisão e multa (Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998). No entanto, fique tranquilo: a calopsita não é silvestre. Caso você queira uma, nem precisa de registro para compra. Acompanhe para saber mais.

Por que acham que a calopsita é um animal silvestre?

Um dos principais motivos que levam as pessoas a questionarem se a calopsita é um animal silvestre ou não é a aparência exótica da espécie. A plumagem e o charmoso topete são os principais responsáveis por isso. Apesar do estilo peculiar, ela não é considerada um animal silvestre há algum tempo. 

A ave tem criação liberada em território brasileiro pela Portaria IBAMA nº 93/1998, sem a necessidade de registro. Contudo, por ser de origem australiana, exige muito cuidado na criação para não fugir e ser inserida como espécie invasora no Brasil.

Qual é a diferença entre os animais silvestres e os domésticos?

A principal diferença entre animais silvestres e domésticos é a relação deles com a espécie humana. Todos os animais domésticos já foram silvestres um dia, entretanto, o ser humano viu grande interesse em criá-los para proveito próprio. 

Esses animais passaram por um processo de seleção artificial de atributos ao longo de vários anos. Foram selecionados quanto a características de companhia, alimentação, vestuário, tração e produção, gerando dependência com os seres humanos para a sobrevivência. Vamos detalhar um pouco mais abaixo.

Animais silvestres

Os animais silvestres são aqueles que se mantêm no estado original, habitando espaços distantes da intervenção humana e inseridos em uma dinâmica natural à qual respondem os instintos. Eles nascem e crescem no habitat deles e são considerados mais selvagens.

Calopsita

Essas espécies devem seguir soltas na natureza, com total liberdade. Entre as aves silvestres, estão:

  • arara;
  • papagaio;
  • tucano;
  • canário;
  • gavião.

No entanto, existem alguns papagaios e araras que nasceram em cativeiro e não foram retiradas do habitat. Isso porque costumam viver em criadouros autorizados por órgãos estaduais do meio ambiente.

Lei que protege os animais silvestres

Ter um animal silvestre não legalizado em casa é considerado crime. Existe uma lei de proteção (Lei 9605/98) que proíbe a captura e a criação em ambiente doméstico, sem a devida permissão. A pena é de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

O órgão responsável pela fiscalização e pelo controle dos animais silvestres no Brasil é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), junto das secretarias estaduais e municipais do meio ambiente (LC 140/2011).

Animais domésticos

Categorizamos como animal doméstico aquele que se acostumou, ao longo da vida, a conviver entre os seres humanos e depende de certos cuidados para sobreviver. 

Ao longo de vários anos, ele passou por um processo de seleção artificial, de características de interesse para a espécie humana. Uma das características marcantes é o comportamento mais dócil. Entre os pássaros considerados domésticos, estão:

  • canário;
  • diamante-de-goul;
  • diamante-mandarim;
  • manon;
  • periquito;
  • calopsita.

Um espaço divertido para a calopsita

Agora que você já sabe se calopsita é um animal silvestre ou não, é importante conhecer um pouco mais sobre ela. Como dito, os animais domésticos têm um perfil mais dócil. A calopsita é exatamente assim, além de ser excelente companheira, curiosa, inteligente e que adora brincar.  

Para a pequena ave de topete ter uma vida de qualidade, é indicado criar um ambiente em que ela possa se divertir. Então, prepare alguns poleiros com galhos de diferentes tamanhos. 

Você pode colocá-los na própria gaiola ou em algum ambiente da casa. A calopsita vai adorar passar um tempo por ali. Só tome muito cuidado para não deixar sua amiga sozinha solta em casa: ela costuma bicar tudo, incluindo fios elétricos.

Calopsita

Conhecer um pouco sobre os animais é o primeiro passo para saber se você pode ou não ter um em casa. Agora que você sabe responder em detalhes se calopsita é um animal silvestre, que tal conhecer um pouco mais sobre ela? Aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos sobre calopsita! Explore para saber mais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog