Quantas vezes o peixe betta come por dia? Aprenda aqui
Publicado em 06 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Você sabe quantas vezes o peixe betta come por dia para ficar bem-alimentado? Essa costuma ser uma dúvida bem frequente entre os aquaristas iniciantes. Cuidar do pet é relativamente simples. Contudo, existem alguns cuidados que você deve ter em relação à alimentação dele.
Saber como alimentar o peixe betta é importante para manter a qualidade de vida do pet. O blog da Petz vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Venha conosco!
A melhor alimentação para o betta
O alimento ideal para o nadador é a ração. Contudo, a ração para peixe betta é diferente! Ela é feita em formato e tamanho menores para facilitar tanto a ingestão quanto a digestão do alimento.
Por ser um peixe pequeno, ele não necessita de uma grande quantidade de comida. O excesso de ração pode ser um perigo para a saúde do betta. Considere que ele só come o que quer, e o restante vai para o fundo do aquário. Isso pode trazer risco de contaminação no ambiente.
Qual ração escolher?
Antes de falarmos sobre quantas vezes o peixe betta come por dia, é preciso saber escolher a melhor ração para a espécie. Como esse é um pet que costuma ficar bastante na superfície, o alimento mais indicado é em flocos ou grânulos.
No entanto, existem outras opções que você pode experimentar sem problema algum, como a versão em grãos. A ração em flocos flutua por mais tempo. Porém, é mais fácil exagerar na quantidade, enquanto a alternativa em grânulos possui a vantagem de ser facilmente separada, podendo ser fornecida de grão em grão.
A quantidade ideal de ração para o betta
Cada aquarista tem o próprio jeitinho de cuidar do amigo nadador, e isso também vale para a alimentação. Aos poucos, você entende melhor como a ração deve ser oferecida ao bichinho e quais são os horários mais adequados.
Além de saber quantas vezes o peixe betta come por dia, é importante conhecer a quantidade correta de alimento. É preciso ponderar. Primeiro, considere uma média de dez grãos ou flocos. Eles devem ser oferecidos ao longo do dia: manhã, tarde e noite.
Dessa forma, você pode identificar melhor as necessidades do seu nadador e a quantidade de ração para o peixe betta. Comece pela oferta de apenas uma unidade no aquário. Se o pet comer rapidamente, é possível acrescentar outra. Lembre-se de respeitar a porção indicada para o horário.
Ao colocar a ração, caso você note que ele não se interessou muito, pare de oferecer o alimento e retire as sobras do aquário. A quantidade ideal de comida é sempre consumida em até três minutos.
Você pode utilizar esse truque para saber se o nadador já está satisfeito. Da próxima vez, ofereça um pouco menos de alimento. Aqui, o importante é deixar o peixe betta de barriga cheia, fornecendo porções pequenas e regulares.
Crie uma rotina
Ter disciplina é uma qualidade importante para quem deseja ter um aquário sempre saudável. Por isso, é bom criar uma rotina na alimentação do seu pequeno nadador. Isso inclui quantas vezes o peixe betta come por dia, além dos horários corretos.
De preferência, alimente o seu peixe betta sempre nos mesmos horários, todos os dias. Assim, você pode evitar possíveis esquecimentos, além da oferta de comida em excesso.
Mitos e verdades sobre a alimentação dos peixes
Existem alguns mitos sobre a alimentação dos peixes. Isso inclui desde quantas vezes o peixe betta come por dia até quais são os tipos de ração que devem ser oferecidas para o amigo nadador. Por isso, conhecimento é importante. Confira o que é verdade e o que é mentira abaixo.
Peixes são comilões
Isso não passa de um mito. Como mencionado, os peixes não comem mais do que o necessário. Se você colocar mais ração do que ele precisa, o alimento vai apenas se acumular e se decompor no fundo do aquário, podendo levar o peixe a óbito.
Dieta variada para cada espécie
Sim, isso é verdade. Para garantir a nutrição correta do seu amigo nadador, é importante saber do que ele se alimenta, já que existem peixes herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e iliófagos.
Qualidade da água é mais importante do que uma boa nutrição
Isso é um mito. Tanto a nutrição quanto a qualidade da água são igualmente importantes No entanto, uma alimentação adequada garante maior resistência ao peixe. Dessa forma, ele consegue tolerar melhor as flutuações do ambiente.
Cuide da alimentação do betta
Cuidar da alimentação do betta não é difícil, basta ter dedicação, disciplina e informação. Caso você possua dúvidas sobre a comida para peixe betta ou outras informações sobre a alimentação do seu pet, busque a ajuda de um médico-veterinário para garantir a saúde do animal!
Agora que você já sabe mais sobre quantas vezes o peixe betta come por dia, não deixe de conferir outros conteúdos como este aqui, no blog da Petz! Para encontrar tudo o que seu melhor amigo precisa, confira nossa loja on-line. Nela, você adquire o necessário para a saúde e o bem-estar do seu pet. Aproveite nossas ofertas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário