Curiosidades

Hamster pode comer uva?

Publicado em 31 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você tem um peludinho em casa e está pensando em formas de variar sua dieta, é importante ficar atento aos alimentos proibidos e liberados. Na vida selvagem, os vegetais costumam estar muito presentes na alimentação dos roedores. Mas será que hamster pode comer uva

hamster pode comer uva

Essa pequena fruta, além de saborosa, é considerada bastante saudável. Mas será que os pets também podem se deliciar com sua doçura? Se você quer saber se uva faz mal para hamster, continue lendo! Aprenda aqui como oferecer petiscos seguros para seu amigo. 

Oferecendo uma dieta saudável

Pensar na alimentação do seu peludo é um dos principais passos para uma rotina saudável! E a boa notícia é que oferecer os nutrientes ideais para seu amigo não é uma tarefa difícil! Basta escolher uma boa ração para hamsters. Esse produto, também chamado de alimento extrusado, contém tudo que seu roedor precisa. 

O processo de produção do alimento extrusado faz com que cada pedacinho seja equilibrado, com nutrientes na quantidade certa! Por isso, antes de pensar nos petiscos permitidos, tenha a certeza de que seu pet está bem alimentado, com ração para hamster à disposição! 

Hamster pode comer uva? 

Se você está se perguntando se hamster pode comer uva, ficará feliz em saber que esse é um petisco saudável para seu amigo! Quando oferecida de forma segura, esse pode ser um petisco seguro. Basta seguir algumas orientações:

  • Prefira uva sem caroço: de uma maneira geral, todas as uvas são seguras para os roedores. Entretanto, o caroço da fruta pode ser arriscado. Para evitar problemas, já escolha as variantes sem sementes; 
  • Higienize bem: o hamster gosta de uva, mas antes de oferecer frutas para nossos pets, é importante higienizar muito bem o alimento. Assim, o risco de intoxicação é menor;
  • Ofereça pedaços pequenos: os hamsters são pets pequeninos e, por isso, precisam de porções menores. De maneira geral, não é recomendado oferecer uma uva inteira para seu peludo. Apesar de saudável, a fruta contém muito açúcar, o que pode ser prejudicial, 
  • Evite uvas passas: apesar de ser verdade que pode dar uva para hamster, é melhor evitar as passas. A fruta seca não costuma ser prejudicial. Entretanto, seu nível de açúcar fica muito concentrado e os nutrientes, por outro lado, diminuem. Assim, o melhor é escolher outros petiscos mais saudáveis! 

hamster pode comer uva roedor

Com os cuidados acima, seu hamster pode comer uva sem problemas! Lembre-se apenas que os petiscos devem ser oferecidos de vez em quando e sempre em porções pequenas. Deixe as frutas  apenas para ocasiões especiais! 

Benefícios da uva  

Quando é oferecida da forma correta, a uva pode ser muito mais que um petisco seguro! Assim como outras frutas, ela contém nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do organismo dos roedores. Sabendo que hamster come uva, abaixo, confira alguns benefícios da fruta: 

  • Vitamina E: importante oxidante, auxilia na prevenção de diversas doenças; 
  • Vitamina K: contribui para a coagulação do sangue e fixação do cálcio nos ossos, 
  • Vitamina A: atua no crescimento e formulação dos órgãos.

Além disso, a uva conta com minerais como cálcio, ferro e potássio, elementos fundamentais para uma boa saúde! Ou seja, se você deseja oferecer um petisco saudável, a uva para hamster pode ser uma ótima opção. Lembre-se apenas de seguir as recomendações acima, para que seu peludo possa desfrutar da fruta de forma segura. 

Para completar a rotina saudável do seu peludo, não deixe de oferecer exercícios diários, muitas brincadeiras e visitas regulares ao veterinário. Dessa forma, seu hamster poderá alegrar seu lar por muito tempo! 

hamster pode comer uva pet

Gostou de descobrir que hamster pode comer uva? No blog da Petz você confere outras dicas para uma alimentação segura e uma vida saudável. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog