Roedores

Por que chinchilas não podem se molhar?

Publicado em 24 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os roedores de estimação, em geral, são animais misteriosos e adoráveis. Porém, ter um animalzinho desses em casa requer cuidados especiais, principalmente com a pelagem, que é muito delicada. Sabe por que chinchilas não podem se molhar?

porque chinchilas não podem se molhar

São necessários alguns cuidados para manter esse pequeno roedor com a higiene em dia. Porém, caso o tutor aprecie um pet cheirosinho após um belo banho, a chinchila não é o animal de estimação ideal!

Como é a pelagem da chinchila?

Que esse roedor tem o pelo mais fofo e denso que existe, todo mundo já sabe. Quer saber o motivo de tamanha maciez? O segredo está no número de pelos por folículo piloso e explica por que chinchilas não podem se molhar.

Enquanto um humano tem de 1 a 4 fios de cabelo em cada folículo piloso, a chinchila tem de 60 a 100. Isso significa que esse roedor tem em torno de 20 mil pelos por centímetro quadrado!

Essa quantidade de pelos é tão densa que nenhum parasita consegue sobreviver nos pelos ou na pele da chinchila. Por isso, o tutor nunca verá pulgas, piolhos ou carrapatos nesse bichinho de estimação.

Além disso, a densidade da pelagem é outro motivo para não molhar chinchila. Essa característica sempre foi muito importante para a sobrevivência desse pequeno roedor no habitat natural. Originário da região da Cordilheira dos Andes, esse animal só conseguia viver nas baixas temperaturas e no clima desértico graças à quantidade de pelos.

Por que a chinchila não pode tomar banho?

Afinal, por que chinchilas não podem se molhar? O pet não vai morrer se entrar em contato com água, é claro, mas a pelagem molhada pode ser um problema para esse roedor tão fofo.

A alta densidade de pelagem explica por que chinchilas não podem se molhar. Quando elas se molham, fica praticamente impossível o ar circular entre os pelos, o que cria condições favoráveis para o desenvolvimento de fungos.

O que acontece se a chinchila se molhar e desenvolver fungos? Esses microrganismos causam a famosa micose, doença que lesiona o pelo e a pele do roedor. Isso pode causar feridas, coceiras por todo o corpo, mau cheiro e possibilidade de infecções bacterianas secundárias.

Além disso, quanto mais tempo a chinchila ficar molhada, mais a temperatura corporal tende a baixar, e ela pode sentir frio. Isso pode causar a queda da imunidade e prejudicar ainda mais a saúde do animalzinho.

porque chinchilas não podem se molhar

A chinchila se molhou sem querer. O que fazer?

Acidentes acontecem. Se a chinchila se molhou, o que fazer para resolver isso? Calma, não é porque seu bichinho entrou em contato com água que ele vai ficar imediatamente mal. Você não precisa se desesperar e sair correndo para o veterinário!

Para começar, seque bem a chinchila. Pegue uma toalha macia e retire o máximo de umidade que conseguir. Para finalizar, use um secador, mas tenha muito cuidado com a temperatura do ar para não queimar a pele do pet.

Após a secagem, apenas observe a chinchila pelos próximos 10 a 15 dias. Note se seu pelame fica arrepiado ou cai em excesso, formando falhas. Caso isso ocorra, aí, sim, leve-a para uma consulta com o veterinário.

Cuidados gerais com a chinchila

Higiene

Além do que falamos acima, quais outros cuidados com a chinchila? Ainda sobre a pelagem, ela precisa ser higienizada para retirar a oleosidade em excesso. Para isso, o tutor deve usar um pó específico para o banho do roedor.

Esse produto é à base de carbonato de cálcio e é conhecido como pó de mármore. Coloque-o em uma banheirinha em que a chinchila caiba e consiga se mexer com folga. Depois do banho seco, retire a banheira para evitar que o bichinho defeque ali.

A frequência ideal para esse banho seco é em torno de duas a três vezes na semana. Como a chinchila é um animal bem limpinho, a gaiola dela também deve ser higienizada semanalmente, ok?

Retire tudo e lave com água e sabão neutro. Use também a solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água para higienizar tudo que for possível. Mantenha os itens de molho de 10 a 15 minutos e enxágue bem. É possível borrifar essa mistura por toda a gaiola, deixando-a secar naturalmente. Quer aprender outros cuidados com a chinchila? Clique aqui!

Alimentação

A dieta da chinchila é baseada na ração extrusada própria para a espécie, além de petiscos. O sistema digestivo é sensível, portanto, ela não deve comer alimentos desenvolvidos para coelhos ou hamsters.

A chinchila deve comer alfafa seca a cada dois dias. Os petiscos recomendados são algumas frutas desidratadas, como maçã e banana, mas lembre-se de que elas são altamente ricas em açúcar! Por isso, devem ser oferecidas só de vez em quando.

Uma alternativa mais saudável às frutas são as ervas. Elas são cheirosas e atraem as chinchilas. É possível encontrar a hortelã, manjericão, camomila, hibisco, pétalas de rosas e calêndula em lojas de produtos naturais.

Saúde

Para o devido desgaste dos dentes da chinchila, é preciso deixar à disposição desse roedor o feno Coast Cross ou Tifton. Esses produtos têm baixa quantidade de calorias, por isso, não fazem o pet engordar.

porque chinchilas não podem se molhar

Entendeu por que chinchilas não podem se molhar? Agora que você já está mais preparado para cuidar do seu pet, passe nas lojas da Petz para comprar tudo para ele! Aqui, você não encontra produtos só de cães e gatos; os roedores também têm vez! Venha nos visitar e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog