Alimentação

Filhote de cachorro pode comer frutas? Descubra se elas estão permitidas

Publicado em 18 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Um novo membro de quatro patas chegou para alegrar a vida de toda família, mas você tem dúvidas se o cachorro filhote pode comer frutas. Saborosas, suculentas e doces, elas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras essenciais para dieta saudável e qualidade de vida dos seres humanos.

filhotes dentro de cesta de piquenique aberta.

Muitos tutores ficam com essa dúvida, pois sentem vontade de compartilhar o alimento enquanto o consomem. Porém, será que as frutas podem fazer parte da alimentação de cachorro filhote? Confira a seguir! 

Cuidados com as frutas

Sim, cachorro filhote pode comer frutas! Contudo, é preciso ficar atento para a quantidade oferecida e os tipos que o cachorro pode comer. Algumas frutas são totalmente proibidas para o cão, independente da idade, uma vez que são tóxicas e podem provocar graves problemas de saúde. 

Ofertar uma grande quantidade de fruta para cachorro pode tirar o apetite do animal, fazendo com que ele deixe a ração de lado. Porém, é justamente na ração balanceada e de boa qualidade que ele encontra todos os nutrientes que precisa para um desenvolvimento saudável. 

Assim, você pode dar fruta para cachorro filhote, mas o indicado é fazer isso apenas após os três meses de vida do animal. Nesse período, o pet já terminou a amamentação, e a ração já está presente na rotina alimentar. 

Saiba como inserir as frutas na alimentação do filhote de cachorro

Agora que sabe que cachorro filhote pode comer frutas, é importante entender como oferecê-las. Como já ressaltamos, o mais recomendado é dar pequenas porções para o animal para diminuir o risco dele não comer a ração.

Normalmente, as frutas são apenas um petisco ou um agrado para o pet. Por isso, busque não exceder a quantidade de 10% da porção calórica necessária na dieta diária. 

Lembre-se que, por ser um filhote, a mastigação e a deglutição ainda estão em desenvolvimento. Então, pedaços pequenos são mais fáceis de serem ingeridos pelos cães pequenos.  

Outra dica que ajuda na escolha das frutas é acostumar o paladar do animal aos poucos, observando as que mais o agradam. Comece oferecendo apenas um tipo por semana e evite oferecer salada de frutas. Por exemplo, durante a primeira semana, deixe-o experimentar somente maçã; na seguinte, somente banana.

Escolha das frutas para os cães

Um detalhe curioso sobre os cachorros é que assim como os seres humanos, aqueles que não experimentam frutas na infância e não criam esse hábito alimentar, dificilmente gostam de comer frutas na vida adulta. Nesse caso, a  exceção fica por conta dos cães gulosos, que não costumam rejeitar nenhum tipo de alimento. 

cachorro filhote segurando o próprio pote de ração com a boca.

Se a dúvida é sobre quais frutas cachorro filhote pode comer, nessa fase inicial, são recomendadas aquelas com sabores mais neutros, como pera, maçã e banana. Depois que o pet completar seis meses, é a hora de inserir frutas cítricas, como laranja e tangerina, na alimentação.

Mais um detalhe importante que os tutores devem ficar de olho é se toda a casca e sementes das frutas foram retiradas. Caroços de frutas como ameixa, pêssego e até manga podem ser perigosos, pois caso o animal engula, pode ter obstruções intestinais ou lesões ulcerativas.

Frutas liberadas e proibidas para filhotes de cachorro

Além de saber que cachorro filhote pode comer frutas, é essencial diferenciar as que podem e as que não podem ser oferecidas ao pet. Conforme dito anteriormente, algumas contêm substâncias tóxicas e prejudiciais para a saúde do cachorro.

Por isso, a seguir, estão as listas com as frutas que cachorro filhote pode comer e as que são proibidas para espécie canina, devendo ficar fora da dieta.

Frutas proibidas

  • Uva e uva-passa;
  • Carambola;
  • Abacate;

Frutas liberadas

  • Melancia;
  • Melão;
  • Caqui;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Manga.

Quando iniciar esse processo de introdução na alimentação do filhote, é preciso ter cuidado e observar com atenção os sinais do cachorro após comer uma nova fruta.

Mesmo cães saudáveis podem apresentar intoxicação alimentar depois de ingerir uma fruta. Assim, fique alerta para sintomas como: dificuldade de respirar, apatia, vômito, diarreia, tremores, salivação em excesso, elevação da temperatura corporal, sonolência e dificuldade para caminhar.

Caso note algum desses sintomas, não tente oferecer água ou outro alimento para o pet. A recomendação é procurar atendimento veterinário com a maior agilidade possível, pois a rapidez no socorro ao animal pode fazer a diferença.

cachorro filhote tentando abrir um pote.
Se você gostou de saber que cachorro filhote pode comer frutas e quer descobrir outras opções para a dieta, continue no blog da Petz. Aqui, você encontra dicas para melhorar a alimentação do seu companheiro de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog