Alimentação

Cachorro filhote pode comer laranja? Descubra se essa fruta é permitida!

Publicado em 17 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Garantia de reforço para o sistema imunológico dos seres humanos, atuando na prevenção de gripes e resfriados, além de ser docinha e saborosa, a laranja é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Porém, será que cachorro filhote pode comer laranja?

Laranjas fatiadas.

Rica em vitamina C, fibras e flavonoides, a laranja é  composta, principalmente, por açúcares e água. Ela tem poucas quantidades de proteína, gordura e caloria. Com tantos benefícios, é comum o tutor questionar se pode dar laranja para cachorro

Para responder a essa dúvida, vamos contar se cachorro filhote pode comer laranja e se ele pode aproveitar os benefícios da fruta para a saúde. Continue a leitura para descobrir! 

É possível dar laranja para o filhote de cachorro?

Essa é uma pergunta comumente feita por tutores de cães, já que a laranja é uma fruta tão presente no cotidiano, além de possuir inúmeros benefícios para a saúde dos seres humanos.

Fique sabendo que cachorro filhote pode comer laranja sim, mas existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração.

O primeiro ponto é oferecer frutas para cachorro filhote, incluindo a laranja, apenas quando o animal completar três meses. Antes desse período, você corre o risco do bichinho deixar a ração de lado. 

Introduza a fruta sempre em pequenas quantidades na rotina alimentar do animal. Ela deve ser sempre um petisco, nunca o principal alimento do pet. Na ração, ele encontra todas as fontes de nutrientes necessários para crescer saudável e com energia.

Antes de oferecer a laranja para cachorro, também é preciso considerar que alguns animais apresentam maior sensibilidade gastrointestinal aos alimentos ácidos, como essa fruta em questão. 

Quais cuidados devem ser tomados ao oferecer a laranja?

Agora que você já descobriu que cachorro filhote pode comer laranja, é importante saber quais cuidados tomar. O citrino, presente em frutas como a laranja e a tangerina, é bastante ácido e pode causar diarreia ou vômito em alguns cães.

Dessa forma, é indispensável conversar com o veterinário antes de oferecer a laranja para o filhote, pois não é uma fruta recomendada para pets com estômago sensível ou algum tipo de intolerância. Uma vez indicada pelo especialista, lave e descasque a laranja, removendo toda a parte branca e as sementes. 

Caroços e sementes podem causar obstrução e perfuração intestinal, levando a graves complicações de saúde e provocando sintomas como vômito, dor no torso e letargia. Já a casca da laranja é extremamente ácida e pode causar problemas gastrointestinais no cachorro. 

Filhote de chow chow.

Também evite ofertar pedaços muito grandes. Afinal, o cachorro pode comer laranja, mas, por ser filhote, pode engasgar. Observe atentamente o comportamento do cão após experimentar a fruta. A qualquer sinal de alerta, busque auxílio veterinário imediatamente.

Como oferecer a laranja?

Mais que saber que laranja é uma das frutas que cachorro filhote pode comer, há outro detalhe que você deve conhecer: a laranja só deve ser oferecida in natura para o pet. Ou seja, nada de dar suco de laranja para seu melhor amigo de quatro patas! 

Além de ser muito calórico e ter grande concentração de açúcares, o suco de laranja não contém os benefícios das fibras, não devendo ser ingerido por animais. O melhor modo de manter seu cão bem hidratado é com água fresca.

Quais são os benefícios da vitamina C para o cachorro?

A vitamina C, nome popular do ácido ascórbico, tem importantes propriedades antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do sistema imunológico do organismo dos seres humanos. 

Nos cães, o poder antioxidante da vitamina C atua combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pela degeneração celular. Contudo, ao contrário dos humanos, que precisam obter a vitamina C por meio de alimentos, como a laranja, os cachorros não possuem necessidade de ácido ascórbico.

Assim, basta uma ração de boa qualidade e balanceada de acordo com as necessidades da faixa etária do pet para garantir que o animal tenha todos os nutrientes que precisa para se desenvolver bem, sem a necessidade de fontes complementares de vitamina C.

A laranja contém outros nutrientes benéficos para o organismo dos cães, como ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. No entanto, eles são obtidos em quantidades adequadas por uma boa alimentação, por uma dieta com a orientação de um veterinário nutricionista ou ração vendida comercialmente.

Deu para perceber que o melhor alimento de todos para o seu cão é a própria ração dele, não é? Então, fica combinado assim: dê laranja para o cachorro somente como fruta fresca e petisco de vez em quando. 

Filhote de cachorro sentando dentro do potinho de comida.
Se você gostou de saber que cachorro filhote pode comer laranja, leia os demais conteúdos do blog da Petz e descubra outras frutas permitidas. Assim, a alimentação do seu peludo fica cada vez mais saudável!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog