Cachorros

Como saber se o cachorro é de raça ou não? Confira aqui!

Publicado em 09 de abril de 2024

Tempo de leitura: 4min

Ao adotar um cãozinho, precisamos descobrir tudo que for possível sobre ele. Com isso, garantimos tudo que ele necessita para ficar bem e nos antecipamos a possíveis doenças hereditárias. Então, como saber se o cachorro é de raça?

Cachorro pitbull deitado no carpete.

Existem casos em que, em uma primeira olhada ao cão, imediatamente conseguimos identificá-lo. No entanto, outros cães têm características bem misturadinhas, e não é tão fácil assim identificar a origem. Nesse caso, como saber se o cachorro é de raça? Vem descobrir!

Como identificar a raça do cachorro?

Se o tutor quer saber se o cachorro de raça que adquiriu tem mesmo linhagem comprovada, ou quais as possíveis raças de ascendência, existem algumas formas para identificar ao menos a que categoria ele pertence.

As classificações dos cães dentro das sociedades de criação levam em consideração padrões físicos, como peso e tamanho do animal adulto, pelagem, inserção das orelhas e da cauda, comprimento do corpo em relação à largura e tamanho do crânio em relação ao focinho.

Observando o peludo e tendo conhecimento dessas categorias, é possível identificar a qual ele pertence. Porém, essa classificação não é tão rígida: se ele estiver dentro do padrão, isso não necessariamente quer dizer que ele seja de uma raça pura e vice-versa.

Como exemplo, podemos citar o Poodle. No padrão da raça, só são “aceitos” os animais com cores sólidas, ou seja, uma cor somente. Mas quem nunca viu um Poodle preto com uma charmosa mancha branca no peito? Isso não quer dizer que ele não é legítimo; só indica que ele não está dentro do padrão.

Cabeça e focinho

Os cães braquicefálicos são conhecidos por terem o focinho achatado e a cabeça grande e desproporcional, como o Pug e os Bulldogs. Assim, ao observarmos um cão com essas características, já sabemos o que esperar da saúde dele — e esse é o intuito de descobrir a raça do cachorro.

Já os cães com focinhos alongados e a cabeça pequena podem ser enquadrados nas raças de cães dolicocefálicos, como o Teckel ou Dachshund, os Collies e o Border Collie.

Os cachorros mesocefálicos são aqueles com proporções harmoniosas entre o focinho e a cabeça e podem ser categorizados nas raças como o Beagle, o Labrador Retriever e o Golden Retriever.

Veja que aprender como saber se o cachorro é de raça leva em consideração a observação das características físicas do animal. Por ora, só comentamos sobre a cabeça e o focinho, mas ainda tem muito mais!

Cachorro labrador filhote.

Comprimento e largura do corpo

Como saber se o cachorro é de raça ou vira-lata? O tutor também deve olhar para o corpo do animal. Cães longilíneos são aqueles com o corpo mais comprido que largo, como os Galgos e os Whippets.

No caso dos cães classificados como brevilíneos, o corpo é mais largo que comprido, e eles são compactos e robustos, como o Buldogue Francês, o Buldogue Inglês e o Pug.

E ainda existem os cães com o corpo harmonioso, nem tão largo e nem tão comprido, chamados de mediolíneos. São exemplos dessa categoria o Setter Irlandês, o Pointer, o Pastor Alemão e o Labrador Retriever.

Peso e tamanho do cão adulto

Se você está se perguntando “como saber a raça do meu cachorro filhote?”, nós já chegaremos lá. Falar sobre o peso e tamanho definitivos do animal só faz sentido para os cães que já terminaram sua fase de crescimento.

A classificação de peso e tamanho nos diz se o peludo é um cão de raça anã, pequena, média, grande ou gigante. O anão possui entre 1 a 5 kg e altura menor que 28 cm, como o Pinscher, o Chihuahua e o Maltês.

O pequeno tem de 6 a 12 kg e de 28 a 35 cm de altura, como o Poodle, o Shih Tzu e o Lhasa Apso. O médio, como o Cocker Spaniel e o Beagle, tem de 13 a 25 kg e de 36 a 49 cm.

Os grandes têm de 26 a 45 kg e de 50 a 69 cm, como o Pastor Alemão e o Golden Retriever. Finalmente, os gigantes pesam mais de 46 kg e têm mais de 70 cm de altura, como o Dogue Alemão e o Fila Brasileiro.

Exame para saber a raça do cachorro

Se você está pensando como saber se o cachorro é de raça por meio de exames, saiba que isso já é possível. Por meio de uma amostra da gengiva do cão, coletada com uma pequena escova própria para análises de DNA, o tutor fica sabendo a porcentagem de raças do peludo.

“É um teste para saber a raça do meu cachorro?” Sim, é isso mesmo. Ao comprar o kit, o tutor esfrega a escovinha na gengiva do pet e manda pelo correio para o fabricante, que faz a análise e diz qual é a provável raça em um banco de dados de mais de 350 possibilidades. Moderno, não?

Cachorro filhote olhando para a câmera.

Se você se perguntava como saber se o cachorro é de raça, agora conhece diversas formas de descobrir! Se precisar da ajuda de um profissional, agende uma consulta com os veterinários das lojas da Petz e surpreenda-se com nosso atendimento exclusivo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog