Gatos

Como dar banho em gato arisco sem estresse!

Publicado em 08 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Todo mundo sabe que o gato não é um animal que gosta muito de tomar banho com água, embora alguns adorem isso, e que a tarefa não é fácil, principalmente se ele não é muito dócil. Se você está se perguntando como dar banho em gato arisco, veio ao lugar certo!

Gato em banheira

Aliás, se você está se questionando se pode dar banho em gato, a resposta é sim! Principalmente se o gatinho tiver a pelagem longa, o banho pode ser necessário evitar nós e retirar pelos mortos, o que o ajuda a ter menos “bolas” de pelo.

Esse banho pode ser facilmente substituído pela escovação diária do felino. Porém, isso não significa só passar a escova no dorso dele por 30 segundos. É preciso escovar todo o corpo, principalmente no ventre, nas axilas, nas patas e atrás das orelhas.

A primeira coisa que o tutor de um felino deve saber é que dar banho em gato e em um cachorro pequeno são situações muito diferentes. Os felinos têm muitas particularidades, por isso é muito importante conhecê-las antes disso.

Particularidades do gato

As particularidades abaixo vão ajudar você a entender melhor como dar banho em gato arisco. São alguns detalhes que fazem a diferença na hora do banho, estressando menos o bigodudo.

Olfato

Os gatos são muito sensíveis no que diz respeito ao olfato. Esse sentido é 20 vezes mais potente que o nosso! Por causa dessa grande sensibilidade, os produtos usados no banho do gato devem ter uma fragrância muito suave, e não use perfumes!

Deixar o gato com um perfume sentido em toda a casa é um grande fator estressante para o animal. Para tentar se livrar desse perfume, ele vai se esfregar em tudo que tem o cheiro e tomar muito mais banhos com a língua, o que pode formar mais “bolas” de pelos.

Audição

Os gatos se assustam facilmente com barulhos, especialmente os ariscos, devido à audição apurada. Então, para acostumar o felino com o secador, comece muito tempo antes, ligando o aparelho de vez em quando, com ele por perto, mas sem jogar o ar nele e, se for possível, oferecendo um petisco.

Gato molhado

Só após o peludo se acostumar com o barulho, vem a etapa de se acostumar com o ar. Para tanto, no início, aponte o aparelho para o animal por alguns segundos, tire sem desligar e dê um petisco. Aumente o tempo de exposição ao vento gradualmente até que ele não se assuste mais.

Importância da rotina

O local do banho deve ser um lugar em que o gato já está acostumado a ficar, pois tudo que é novidade e sai da rotina dele pode estressá-lo. Se quiser que o banho entre na rotina do pet, faça sempre o mesmo ritual, assim ele já sabe o que esperar.

Dicas para o banho

As dicas a seguir são importantes para saber como dar banho em gato arisco. Primeiro, no dia do banho, use um feromônio sintético pela casa e principalmente no local do banho, para acalmar o felino.

Se considerar necessário, peça ajuda para alguém que o animal já conhece e convive. Um estranho só vai atrapalhar. Também proteja suas mãos usando luvas de látex ou borracha. Esta última é mais grossa, então limita a sensibilidade e a destreza.

Use água morna, que ajuda o animal a relaxar, mas lembre-se: a temperatura corporal deles é maior que a nossa. Por isso, se a água estiver quente para nós, está muito mais quente para eles! “Tempere” a água de forma que ela fique de morna a ambiente.

Outra recomendação importante sobre como dar banho em gato em casa é nunca começar o processo molhando a cabeça do gato. Primeiro, vá pelas patinhas, depois molhe a barriga, o peito, as costas, o rabo e, finalmente, a cabeça. Nela, você pode usar um pano para ajudar na lavagem.

O banho

Chegou o momento: como dar banho em gato bravo? Tenha tudo à mão. Inicialmente, você deve acariciar bastante o felino enquanto tenta molhá-lo gentilmente com as mãos e, depois, com um chuveirinho.

Coloque o xampu em suas mãos e espalhe pelo corpo dele como se estivesse fazendo carinho. Perceba a reação dele quando você começar a esfregar e fizer espuma. Lembre-se de que o enxágue é uma dica importante sobre como dar banho em gato arisco: enxágue bem para não deixar resíduos de produtos.

Se for necessário, use um condicionador. Também não se esqueça: o que usar para dar banho em gato deve ser próprio para a espécie e ter uma fragrância bem leve. Novamente, enxágue o pet muito bem.

Retire o excesso de água com as mãos e enrole o pet em uma toalha limpa, secando-o bem. Ligue o secador de longe e venha se aproximando devagar para direcionar o aparelho para o pet. Mantenha suas mãos na pele dele para sentir a temperatura do secador, a fim de não queimar o bichano.

Banho em gato arisco

Pronto, agora você já sabe como dar banho em gato arisco de forma segura. Para mais dicas de higiene e beleza animal, não deixe de baixar o app da Petz. Agende um horário com nossos profissionais para deixar seu bichano ainda mais bonito e cheiroso!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog