Gatos

Como fazer um gatil: dicas para o bichano se divertir!

Publicado em 14 de abril de 2024

Tempo de leitura: 4min

Seja dentro de casa ou em uma área externa, aprender como fazer um gatil é muito fácil com as nossas dicas. No final deste artigo, você será capaz de construir espaços incríveis para o bichano!

perfume para gatos 2

A “gatificação” das nossas casas é muito importante para o bem-estar dos gatos. A palavra “gatil” originalmente remete às criações de gatos. No entanto, hoje a utilizamos também para definir os espaços especiais para os felinos se divertirem e se abrigarem.

A importância de gatificar a casa

Não importa o tamanho de sua casa, o gatil para gatos sempre influencia de forma muito positiva a vida dos bichanos, que são conhecidos por gostarem de lugares altos, onde não podem ser incomodados e conseguem ver toda a movimentação da casa.

Esses locais imitam muito a forma como eles se mantêm na natureza. Isso é importante para que se sintam seguros. Sendo assim, o gatil é mais que um playground para gatos, é um espaço para ele chamar de seu!

Como gatificar espaços internos

A gatificação ajuda a melhorar a sociabilidade dos gatos e os faz explorar novos locais de seu “habitat”. Eles realmente precisam de lugares em que possam escalar e acessórios para afiar as garras e deixar seu cheiro.

Sendo assim, caso não possuam um lugar adequado para realizar essas tarefas, irão usar os armários e móveis da casa. Para preservar a harmonia entre tutores e animais de estimação, um gatil em casa é uma opção viável e muito bem-vinda. Mas como fazer isso em um espaço interno?

Como fazer nichos de parede

Vamos começar com um gatil de parede. Ele é superindicado para espaços pequenos, para aqueles tutores que querem só “experimentar” como é colocar a mão na massa, ou para aqueles que primeiro querem ver se o bichano curte a gataria.

Não precisa de muita coisa para aprender como fazer um gatil e idealizar um cantinho para o bichano brincar e descansar. Os materiais são fáceis de encontrar, e o tutor só precisa ter um pouco de habilidade com a furadeira. Veja o que você precisa comprar:

como socializar gatos inicio

  • prateleiras de madeira;
  • mão-francesa ou suporte invisível;
  • parafusos e buchas;
  • corda de sisal ou de juta;
  • ganchos;
  • tecidos para as redes suspensas;
  • nível de construção;
  • furadeira.

Para fazer o gatil, primeiro pense na altura e na disposição das prateleiras para só depois furar a parede e colocar as buchas para a sustentação. Com o auxílio de um nível, posicione as prateleiras.

Escolha onde colocar a rede e faça pontes de madeira com os fios de juta. Separe cada “degrau” de madeira com nós para que fiquem bem firmes e prenda nas laterais das prateleiras com os ganchos. Pronto! Agora você sabe como fazer um gatil pequeno para o bichano.

Como construir um gatil em uma área externa

Construir um gatil em uma área externa requer um pouco mais de habilidade por parte do tutor. Afinal, será um espaço bem maior e que precisa ser muito seguro para que o bichano não acabe fugindo.

O passo a passo de como fazer um gatil começa com a escolha do local. Ele precisa ser de fácil acesso para o gato, de preferência que ele possa entrar e sair tanto de casa quanto do gatil sem precisar da ajuda do tutor. A passagem por uma porta ou janela é o ideal.

O tamanho vai depender de quanto espaço o tutor dispõe. Quanto maior, mais divertido! Após a escolha, cerque o local com telas de metal de tamanho apropriado para o gato não fugir e outros animais não entrarem.

O gatil precisa ter um telhado que deixe o ambiente mais fresco e sombreado, mas também uma parte onde o bichano possa desfrutar de um dia de sol ou de um banho de lua. Além disso, precisa ter uma proteção lateral para evitar ventos fortes.

Acessórios para o gatil externo

Após telar o gatil, escolha o tipo de abrigo onde o bichano gosta de ficar: se é do tipo toca, do tipo rede ou ambos! Inclua prateleiras, caminhas, roda de correr e almofadas para ele brincar e descansar.

Se for possível, tenha uma área verde com plantas adequadas para animais de estimação. Os gatos adoram comer e se esfregar nas graminhas. Além disso, esses locais são ideais para ele se esconder.

Não se esqueça de que o peludo precisa se alimentar e beber bastante água. O gatil será sua segunda casa, onde ele vai passar bastante tempo e precisa se manter hidratado e alimentado.

Assim, use e abuse das fontes de água. Além de úteis, elas dão um ar natural ao gatil, e o barulho da água é muito relaxante. Não se esqueça dos arranhadores, que se forem feitos de troncos de árvore darão um charme a mais ao espaço.

moveis para gatos3 1

Viu como fazer um gatil é muito fácil? Caso ache mais fácil comprar a gataria em vez de fazer você mesmo, conte com a loja da Petz! Aqui você encontra nichos exclusivos para gatos, confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog