Gatos

Quer saber se o gato pode comer cigarra? Confira!

Publicado em 19 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 4min

Os gatos são animais caçadores natos! Esse comportamento encanta bastante e torna a brincadeira com eles bem divertida. Porém, quando eles saboreiam um inseto, é comum causarem preocupação aos tutores, que procuram descobrir se o gato pode comer cigarra, por exemplo.

gato deitado em quintal entre plantas

Esse hábito é considerado um pouco nojento pelos humanos, mas é algo instintivo e que dá prazer aos gatos, além de ser uma fonte de nutrientes.

Curiosidades sobre a cigarra

A cigarra é um inseto que sofre metamorfose e vive no subsolo na fase larval, alimentando-se da seiva das árvores. Esse período pode levar de 3 a 17 anos, a depender da espécie e das condições ambientais favoráveis ou não ao desenvolvimento.

Quando adulta, ela sai da terra e voa para se reproduzir. O canto é produzido pelo macho para atrair a fêmea, além de marcar território e manter aves predadores longe, pois é muito estridente.

Existe um mito que diz que a cigarra canta tanto e tão alto que explode, mas isso não é verdade. A “casquinha” vista grudada na árvore é a exúvia, resultado do processo normal de mudança da cigarra.

A cigarra como alimento

Será que o gato pode comer cigarra? Algumas culturas utilizam os insetos como ingredientes para pratos tradicionais. A cigarra faz parte dessa tradição, frita com condimentos e servida em espetinhos ou como acompanhamento.

Ela é rica em proteínas e pobre em carboidratos e gorduras. Quem a consome diz que o sabor é agridoce, lembra uma mistura de nozes e castanhas com um toque de feijão-japonês.

Alerta da FDA

A Food and Drug Administration (FDA), agência dos EUA que regula tudo que se refere a medicamentos e comidas no país, emitiu um alerta sobre o consumo humano de cigarra em 2021.

Esse alerta não aconteceu porque as cigarras são venenosas ou tóxicas, mas porque elas são parentes próximas das lagostas e dos camarões. Sendo assim, pessoas alérgicas a esses crustáceos devem evitar a ingestão.

Esse alerta se estende aos pets?

gato sem pelo cheirando planta

Tanto os humanos quanto os animais podem apresentar alergia a alguns ingredientes alimentares. Ter uma lista de o que gatos podem comer é importante para evitar essas crises.

Então, o gato pode comer cigarra, mas se for alérgico aos frutos do mar, esse alimento pode desencadear alergia no bichano. Por isso, na dúvida, não o deixe comer a iguaria.

Os gatos selvagens comem insetos?

Os gatos selvagens comem várias vezes ao longo do dia. Borboletas, grilos, libélulas e moscas fazem parte do cardápio.

O gato pode comer inseto não necessariamente por estar com fome. Ele simplesmente pode querer se distrair, perseguindo e matando os bichinhos só por diversão. Então, o gato pode comer cigarra por divertimento.

A dieta do gato na natureza

Já parou para pensar em o que os gatos comem na natureza? Os insetos são presas de oportunidade, ou seja, se estiverem ao alcance, serão ingeridos, mas não causam saídas para a busca.

O que os gatos mais gostam de comer em vida selvagem são pequenos roedores e répteis, mais saborosos e ricos em água, elemento muito importante, já que é raro no ambiente natural do animal.

Malefícios da ingestão de insetos

Como visto, existe a possibilidade do bichano ter uma crise alérgica ao ingerir a cigarra, mas os malefícios não param por aí. O peludo pode ter alterações gastroentéricas e parasitas intestinais.

Isso ocorre porque os insetos podem conter milhares de microrganismos, como bactérias, vermes e fungos, na superfície ou nas vísceras, que podem fazer mal para o gato.

Platinossomose felina

Já ouviu falar na doença da lagartixa? O nome técnico é platinossomose felina. O agente transmissor mais famoso é a lagartixa, mas o besouro e o percevejo também podem transmiti-la.

O parasita causador da enfermidade é o Platynosomum fastosum. Ele hospeda o fígado, os ductos biliares e a vesícula biliar dos gatos, causando a insuficiência aguda do órgão e, nos casos mais graves, o óbito. Quer saber mais sobre a platinossomose felina? Então, clique aqui!

Ao observar qualquer sintoma, como vômito ou diarreia, é melhor levar o gatinho para uma visita ao médico-veterinário. Só ele é capaz de identificar a causa desses sinais. Não se esqueça de dizer que o seu pequeno predador comeu o inseto. Isso vai ajudar o profissional no diagnóstico.

gato deitado em caminha

Agora, você já sabe se o gato pode comer cigarra! Pensou em oferecer um petisco seguro para o bichano? Então, visite a loja da Petz. Você encontra tudo que precisa para ele com entrega rapidinha. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog