Gatos

Gato pode comer jabuticaba? Vamos descobrir!

Publicado em 07 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Quem tem um pé ou mora próximo de uma jabuticabeira sabe que essas frutas fazem uma sujeira danada no chão. Ao mesmo tempo, elas são tão saborosas que até alguns gatinhos as adoram. Mas será que o gato pode comer jabuticaba? Vamos descobrir!

gato em cerca.

Os bichanos são considerados filhos pelos tutores, portanto, são membros da nossa família. Oferecer somente ração para esses bichanos é desafiador para alguns pais e mães de pets, afinal, é difícil resistir a olhinhos pidões. Alguns tutores acabam ficando com dó e permitem que seus animais comam algumas guloseimas.

Não há nada de mau em deixar o pet variar o cardápio de vez em quando, afinal, não deve ser nada agradável comer a mesma comida todos os dias com o mesmo sabor e textura. Provar novos alimentos pode ser divertido e fazer bem para a saúde mental e física dos animais. Nesse sentido, a jabuticaba pode ser uma boa opção de petisco saudável.

Conheça a jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta originária aqui do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, mas também encontrada em países vizinhos. Devido ao seu formato arredondado, o gato pode comer jabuticaba e ainda se divertir empurrando a fruta com as patinhas para bem longe, como se fossem bolas.

A coloração roxa é uma das principais características da fruta jabuticaba, além do sabor adocicado. Diferentes espécies dessa fruta são encontradas pelo país, mas a principal é a Sabará, que dá frutos de agosto a setembro.

Outra característica expressiva são as folhas e frutos formados no tronco da jabuticabeira, o que também pode ser interessante para o gato que adora subir em árvores.

Propriedades da jabuticaba

O gato pode comer jabuticaba como um petisco e complementar sua dieta. Essa fruta é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, potássio e selênio — minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, além de terem ação antioxidante.

É uma excelente opção de fruta que contribui para a saúde intestinal, beleza dos pelos e fortalecimento do sistema respiratório.

Benefícios das frutas para os gatos

Oferecer frutas para gatos, além de ser uma maneira de agradar o bichano, enriquece o meio ambiente em que ele vive. Assim, o bichano pode usufruir das propriedades de cada opção, que geralmente são ricas em vitaminas e minerais, auxiliando na alimentação-base.

As frutas também podem ser uma fonte de hidratação. Quem tem gatos sabe que eles não gostam tanto de beber água, por isso, aumentam as chances de desenvolverem doenças do trato urinário. As frutas frescas, especialmente as ricas em água, como melão, melancia e pera, também hidratam o bichano.

Assim, o gato pode comer fruta, desde que não seja tóxica para a espécie. Elas podem ser boas opções para substituir o petisco artificial, além de terem poucas calorias, o que não influencia muito no peso dos animais que precisam fazer dieta. No entanto, siga sempre as orientações do médico-veterinário para não exagerar no agrado.

Quais frutas o gato pode comer

Ainda bem que existe uma variedade de frutas que gato pode comer, não é mesmo? Assim, é possível variar quase que diariamente o cardápio, mas nunca deixe de seguir a orientação de um profissional. Tente escolher sempre aquelas frutas com menor teor de açúcar e com muita água. Veja alguma opções:

  • pera;
  • maçã;
  • melancia;
  • melão;
  • morango;
  • manga;
  • banana.

gato com cara de assustado.

Quais frutas o gato não pode comer

O gato pode comer jabuticaba e muitas outras frutas, mas nem todas! Algumas podem ser indigestas, causar azia e dor no estômago, diarreia ou constipação e até mesmo alteração nos rins.

É possível que você já tenha ouvido falar que os gatos não podem comer frutas cítricas. Realmente, essas frutas devem ser evitadas. Por outro lado, se o gatinho comeu um pequeno pedaço uma única vez, talvez não aconteça nada. Um problema grave é quando ele ingere diariamente uma fruta ácida.

Se observar o bichano comendo algumas das frutas não recomendadas, veja se o pet vai continuar comendo a ração normalmente, se apresenta diarreia e vômito ou se seu comportamento continua normal. Ao sinal de qualquer alteração, busque atendimento veterinário imediatamente. Veja quais frutas evitar:

  • kiwi;
  • limão;
  • laranja;
  • uva;
  • abacate;
  • cereja;
  • caqui.

Como manter uma dieta equilibrada

Ainda que as frutas sejam muito bem-vindas no cardápio dos bichanos, é importante manter a atenção para que o pet continue comendo sua alimentação-base, que é a ração. Lembre-se de que os petiscos, mesmo que sejam frutas, são somente um complemento.

É na ração que se encontram todos os nutrientes  de forma balanceada para as necessidades do organismo do pet. Os gatos são carnívoros e precisam consumir proteínas vindas da carne, seja de frango, boi ou peixe, que estão presentes na ração.

Como dar as frutas para o gato

Muitas vezes, como no caso das jabuticabas, o gato pode ir sozinho se alimentar. Nesse caso, não há muito o que fazer. Porém, se o tutor oferecer a fruta espontaneamente, é importante lavar e, em alguns casos, retirar as sementes.

pé de jabuticaba cheio de frutas.

Felizmente, o gato pode comer jabuticaba e tantas outras frutas, legumes e verduras disponíveis na natureza. Manter uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde dos pets. Não deixe de acessar o blog Petz, que contém muitas dicas de petiscos saudáveis para o seu amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog