Gatos

Gato pode comer trevo?

Publicado em 08 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Quem tem um jardim em casa sabe como é fácil aparecerem vários trevinhos em meio às plantas. Os felinos podem ficar bem interessados nessas plantinhas. Então, venha descobrir se o gato pode comer trevo de três ou quatro folhas.

Trevos cobertos com gotas de água.

Saber se o gato pode comer trevo ajuda você a decorar o jardim com mais tranquilidade, selecionando as plantinhas que precisam ficar isoladas dos pets. Assim, a saúde do bichano não é prejudicada e sua decoração verde fica preservada.

Conheça melhor o trevo

O trevo (Oxalis sp.) é uma planta pequena da família das Oxalidaceae. Outro grupo de trevos faz parte da Fabaceae, do gênero Trifolium (do latim “três folhas”).

Os trevos mais comumente encontrados são o trevo-de-três-folhas, o trevo-branco, a azedinha, o trevo-amarelo e o trevo-doce. Seja em jardins, seja em pastagens, eles são considerados ervas daninhas na maioria das vezes.

Os trevos são tóxicos para os animais?

A azedinha, por exemplo, é bastante consumida em sucos ou saladas. Ela tem um sabor levemente ácido muito característico. Porém, apesar de os humanos consumirem tranquilamente, isso não significa que o gato pode comer trevo.

Essa planta tem uma toxina chamada ácido oxálico que predispõe a formação de cálculos nos rins e na bexiga. Os felinos são muito propensos a ter problemas urinários! Então, gato pode comer trevo? Não!

Os trevos do gênero Trifolium, por exemplo, têm altos níveis de uma substância chamada de cumarina. Ela se transforma em um potente anticoagulante em condições de alta umidade e inibe o metabolismo da vitamina K, causando hemorragias muito graves.

Por isso, é melhor, para o bichano, que você não tenha essa variedade de plantas tóxicas em casa. Caso o gato coma alguma delas por acidente, é preciso levá-lo para um atendimento veterinário para tratamento adequado.

Sintomas de intoxicação por trevo

Você já sabe que o trevo é uma das plantas que fazem mal para gatos. Os sintomas de intoxicação por ele são inespecíficos e podem ser confundidos com os causados por raticidas, no caso do gênero Trifolium, ou com muitas outras doenças.

É possível que o bichano apresente hemorragias, dor abdominal, vômito, diarreia, náusea, alterações do sistema nervoso e distúrbios no coração, como batimentos irregulares e pressão baixa. Se você notar esses sintomas no gato, leve-o imediatamente a um atendimento emergencial.

Gato deitado no jardim.

Plantas não tóxicas para os gatos

Se você gosta muito de ter verdinhas por perto e tem animais de estimação, é bom conhecer as plantas que podem ser cultivadas sem causar prejuízos para a saúde dos animais.

Felizmente, a lista de plantas permitidas é grande. Mesmo que levem umas dentadas do bichano, elas não são tóxicas para ele. Então, você pode ter uma variedade enorme de cores, aromas, formatos e tamanhos em casa.

Orquídea

As orquídeas são as queridinhas dos jardineiros de plantão. Elas são as plantas mais cultivadas no mundo todo devido ao formato e à cor das belas flores.

Existe uma grande variedade de espécies de orquídeas, e nenhuma delas é tóxica para os gatos. Então, você pode cultivar quantas quiser, porque a saúde do bichano está assegurada!

Amor-perfeito

De pequeno porte e cores lindas, o amor-perfeito é muito utilizado na culinária. Muitos chefs gostam de usar flores comestíveis em pratos sofisticados, tanto em saladas quanto em sobremesas.

Caso o peludo se interesse em comer a plantinha, você pode ficar tranquilo. Nenhuma parte do amor-perfeito é tóxica, então, ela é uma das comidas que gatos podem comer com segurança.

Capuchinha

A capuchinha é uma planta rasteira de cultivo fácil, que se propaga com facilidade. As flores coloridas ficam lindas em vasos e jardineiras, principalmente em ambientes abertos e ensolarados.

Ela está entre as coisas que gatos podem comer! Inclusive, ela tem muitos nutrientes. Toda a capuchinha pode ser aproveitada: flores, caule e sementes são usados na culinária para fazer molhos e doces e para decorar os pratos em ocasiões especiais.

Plantas medicinais permitidas para o gato

As plantas medicinais têm propriedades diversas. A camomila e a valeriana, por exemplo, são muito utilizadas para diminuir o estresse e a ansiedade.

Ambas podem ser cultivadas em casas com felinos, pois não são tóxicas. Além disso, o efeito da valeriana em gatos estressados é excelente! Porém, lembre-se: é preciso descobrir o que está estressando o bichano para ele não adoecer!

Ervas aromáticas que o gato adora!

As ervas aromáticas são utilizadas na culinária para saborizar e aromatizar diferentes pratos. Quem segue a alimentação natural para gatos conhece muito bem essas plantinhas!

Manjericão, hortelã, sálvia, salsinha e tomilho são bons exemplos. Além deles, tem o orégano, que tem os mesmos compostos que a erva-dos-gatos (catnip) e é muito apreciado pelos bichanos. Com certeza, pode entrar na lista de o que gato pode comer!

Gato cheirando uma planta.

Agora, você já sabe: se alguém perguntar se gato pode comer trevo, a resposta é: não! Se notar que o bichano comeu o que não deveria, agende uma consulta com os veterinários das lojas da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog