Bem-Estar

Parvovirose felina: sintomas, tratamento e prevenção

Publicado em 27 de maio de 2022

Tempo de leitura: 6min

A saúde dos bichanos é o que mais preocupa os tutores, não é mesmo? É muito importante ficar atento a todos os sinais de possíveis doenças que possam surgir. Conheça os sintomas da parvovirose felina, como é o tratamento e como prevenir o gatinho.

Gato deitado olhando para cima

Você também deve conhecer a doença pelo nome de panleucopenia felina, conhecida por ser muito grave e com sintomas que surgem rapidamente no organismo do animal. Continue lendo para entender o que é e manter o felino longe do vírus.

Vírus altamente contagioso

Em primeiro lugar, para você entender o que é parvovirose felina, saiba que ela é causada por um vírus altamente contagioso, o parvovírus felino. A doença também é conhecida por acometer cachorros, mas não é a mesma coisa para os dois pets.

O vírus que causa a parvovirose em gatos é o mesmo da panleucopenia canina, porém, os sintomas e o tratamento são bastante distintos. No caso dos cachorros, também é conhecida pelo nome de “cinomose”. Por isso, também costumam chamar a doença de “cinomose em gatos”, mas não está certo.

Da mesma forma, não é correto se referir à enfermidade como parvovirose canina em gatos. Afinal de contas, essa confusão pode acarretar erro de diagnóstico e de tratamento, comprometendo a recuperação do animal.

Além disso, uma das principais características da parvovirose felina está ligada à maneira como seu contágio acontece. Por ser um vírus altamente contagioso, é muito comum que gatinhos que vivem juntos fiquem infectados ao mesmo tempo.

Forma de contágio

Para entender melhor como o gatinho entra em contato com o vírus, vamos falar um pouco mais sobre sua forma de contágio. Geralmente, a parvovirose pega em gato por meio do contato direto com fezes, urina, vômito ou saliva de outro felino que já está contaminado.

Quando um felino está infectado, o ambiente todo se contamina também. Nesse sentido, a resistência do vírus é bem grande, ou seja, ele se mantém vivo por muitas horas após entrar em contato com a atmosfera.

Sintomas surgem rapidamente

Do momento do contágio até o surgimento dos sintomas não se passa muito tempo. Em outras palavras, o período de incubação do vírus é bem curto. Porém, quando os sintomas começam a aparecer, acontece de maneira bastante nítida, sem deixar dúvidas de que o bichano não está bem.

Mas quais são os indícios que o organismo do animalzinho vai dar? Conheça quais são os sintomas mais comuns na lista que separamos abaixo, mas saiba que o diagnóstico exato só pode ser dado por um profissional:

  • vômito;
  • diarreia;
  • febre alta;
  • desidratação;
  • apatia;
  • ausência de apetite;
  • desconforto abdominal;
  • mucosas pálidas.

Parvovirose felina mais grave

Atenção, pois a doença pode ser ainda mais grave em alguns casos específicos. Gatas grávidas e bichanos filhotes, por exemplo, estão menos suscetíveis à recuperação total da enfermidade.

No caso das felinas gestantes, os filhotes que estão sendo gerados também correm o risco de contrair a parvovirose felina. Nesse tipo de situação, eles nascem com tremores, muitos problemas de locomoção, e podem chegar a falecer ainda dentro da barriga.

Já os gatinhos filhotes podem contrair a doença e desenvolver sintomas em diversas intensidades. Geralmente, porém, a parvovirose acaba se manifestando com bastante gravidade, aumentando o risco de óbito dos animaizinhos.

Os filhotes que estão mais vulneráveis à contaminação do vírus são aqueles que têm menos de 12 meses de idade e ainda não foram vacinados. Porém, seu nível de contágio e necessidade de tratamento urgente são os mesmos tanto em gatos mais novos quanto nos mais velhos.

Diagnóstico da parvovirose felina

Mesmo sabendo quais são os sintomas da enfermidade, a única maneira de determinar o diagnóstico é levando o bichano ao veterinário para a realização de exames profissionais.

Gato deitado

Na clínica veterinária, é dever do profissional aplicar um leucograma, uma análise sanguínea que observa a quantidade de leucócitos no organismo. Quando o animal está infectado com o vírus, o resultado dos níveis é bastante baixo.

Isso acontece porque a parvovirose é uma doença que enfraquece de maneira drástica o sistema imunológico do gato. Da mesma forma, um exame é feito para analisar as taxas de glóbulos vermelhos no sangue.

Ademais, o veterinário também precisa sentir com as mãos a região do abdômen do animal, já que também é muito comum que este sinta dor e desconforto nessa parte do corpo. Além disso, também é imprescindível analisar o histórico do gatinho.

Tratamento e prevenção da doença

Se você está se perguntando se a parvovirose tem cura, pode ficar mais tranquilo. A doença pode, sim, ser curada, mas depende de tratamento e de um atendimento ágil e rápido.

Para trabalhar a recuperação completa do animal são utilizados antibióticos e tratamentos de suporte, como a fluidoterapia. Assim, é possível combater a desidratação, repondo eletrólitos e água no organismo.

Além disso, é muito importante que todo o ambiente frequentado pelo gatinho infectado seja higienizado. Afinal de contas, o vírus da parvovirose felina é extremamente resistente e pode se manter vivo por muitas horas.

Para prevenir a doença nos bichanos, basta tomar uma atitude simples: vacinar. Sim, existe vacina contra a panleucopenia felina. Para realizar a imunização, é só solicitar a aplicação da vacina quádrupla ao veterinário. Dessa forma, o gatinho fica protegido não só da parvovirose, mas também de outras doenças.

Saúde e bem-estar do bichano

Todos os tutores e tutoras de gatinhos precisam se preocupar com a saúde do animal. Nesse sentido, a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, sempre mantenha o calendário de vacinação do animal em dia, combinado?

Além disso, para manter uma boa imunidade, é importante que a saúde e o bem-estar sejam valorizados na rotina do bichano. Assim, invista em uma boa alimentação, brincadeiras e consultas periódicas no veterinário.

Gato deitado olhando para câmera

Para encontrar tudo o que o animal precisa com facilidade e praticidade, é só visitar o pet shop on-line da Petz! Diversos produtos para a higiene, lazer e nutrição do bichinho estão disponíveis por lá. Não deixe de conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog