Curiosidades

Por quanto tempo um gato fica sem comer? Descubra!

Publicado em 05 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os gatinhos são conhecidos por serem seletivos quanto aos hábitos alimentares. Alguns tutores demoram para acertar na escolha de uma ração que agrade o bichano, com isso, o pet deixa de se alimentar. Mas quanto tempo um gato fica sem comer sem que sua saúde seja afetada?

Gato comendo ração seca numa tigela de inox.

Essa dúvida é constante, principalmente entre os pais e mães de gatos de primeira viagem. Muitos estranham que o bichano coma pouca quantidade e deixe o restante no pratinho — até parece que ele não gostou e não está comendo o suficiente! Vamos compreender melhor esse assunto no texto a seguir.

Hábitos alimentares dos gatos

Embora os gatos tenham sido domesticados há pelo menos nove mil anos, eles ainda mantêm hábitos alimentares de seus antepassados, caçando a presa à noite e dormindo durante o dia para repor as energias. Por serem caçadores, seu comportamento natural é comer pequenas porções ao longo do dia.

Como o gatinho doméstico já tem a ração disponível e não precisa caçar para se alimentar, deixar a comida à vontade é uma maneira de preservar seu instinto natural. Dessa forma, o gato tem acesso à sua “caça” sempre que sentir necessidade.

Mas afinal, de quantas em quantas horas o gato deve comer, já que a comida está sempre disponível? Isso varia dependendo do animal. Há aqueles que comem até 20 vezes por dia e aqueles que comem apenas duas.

Ao se perguntar quanto tempo um gato fica sem comer, saiba que a resposta pode ser até 12 horas. O importante é que o gato se alimente diariamente da quantidade de comida indicada para cada fase da sua vida.

E quando o gato não quer comer de jeito nenhum?

O tutor normalmente conhece o hábito do pet, então, se ele ficou mais tempo do que o normal sem comer, já é um sinal de alerta. Alguns casos podem ser menos preocupantes, como um episódio de estresse devido à troca de ração. Outras situações podem indicar o início de uma doença.

Independentemente do motivo, o gato não pode ficar sem comer por mais de dois dias. Isso porque, além de debilitar o bichano, o prolongamento desse estado pode levar a uma doença chamada lipidose hepática, que se agrava de acordo com quanto tempo que o gato ficou sem comer.

A lipidose hepática

A lipidose hepática acontece principalmente quando ocorre um jejum prolongado em gatos. Durante a privação alimentar, as fontes de energia armazenadas no fígado servirão como fonte para todo o restante do corpo.

Outras fontes de ácidos graxos começam a ser lideradas por outros órgãos e caem na circulação sanguínea, alcançando o fígado. É quando se inicia um acúmulo de gordura chamado de lipidose hepática.

Gato com o rosto dentro de uma caneca azul em cima da mesa.

Por que o gato não quer comer?

Se o gato não quer comer ou beber água e também apresenta outros sintomas, como tristeza, vômito ou diarreia, certamente está com alguma doença. Nesse caso, deve-se procurar um médico-veterinário logo que notar qualquer alteração.

Se a ração foi trocada recentemente, pode ser que a nova comida não tenha agradado o pet. Ofereça novamente a ração antiga e observe se o bichano volta a se alimentar. Como os gatinhos são um pouco sistemáticos, verifique se o pote de ração está limpo, se é grande o suficiente e se está longe da caixa de areia.

Embora esses pareçam ser apenas detalhes, é impressionante quanto tempo um gato fica sem comer por algo que parece uma bobagem. Também verifique se o armazenamento da ração está correto. Deixar a embalagem aberta faz com que a ração perca o cheiro e o sabor, e o bichano não tenha mais interesse em comer.

Como estimular o gato a comer?

Já vimos que, de acordo com quanto tempo o gato fica sem comer, pode haver complicações. Por isso, sempre que notar que o pet não está comendo, tente encontrar o motivo o quanto antes.

Caso o problema não seja causado por doenças e na verdade o gato seja um pouco mais seletivo, é possível acrescentar brincadeiras antes da alimentação, principalmente as de caça, para que ele associe esse momento a algo bom e prazeroso.

As rações úmidas ou sachês são mais apetitosas e costumam agradar até os bichanos mais seletivos. Como não são petiscos, podem ser oferecidos à vontade. Só é preciso tomar cuidado com excessos, para que ele não se acostume apenas com essa comida e comece a rejeitar de vez a ração seca.

Trocar a ração é uma opção, afinal, há gatos que não gostam de um componente de determinada marca e adoram o de outras. Converse sempre com o médico-veterinário para que vocês juntos selecionem o melhor alimento para o bichano.

Quando o jejum é indicado?

Embora não saber quanto tempo um gato fica sem comer seja preocupante, há situações que não irão comprometer a vida do pet. Isso porque o tempo em jejum não desnutre nem leva a um quadro de lipidose hepática.

O gato precisa fazer jejum para ser castrado ou passar por qualquer outra cirurgia ou procedimento que requer anestesia geral. Um dos motivos é que os medicamentos usados podem causar regurgitação. Assim, o conteúdo do estômago pode ir para traqueia e pulmões e causar complicações.

Gato comendo ração numa tigela branca.

Dependendo de quanto tempo um gato fica sem comer, ele pode apresentar problemas sérios, como desnutrição, debilidade e lipidose hepática. Logo que notar a falta de apetite no pet, procure um médico-veterinário e não deixe de acessar o blog da Petz para mais informações.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog