Espécies

Hamster pode comer ovo cozido?

Publicado em 02 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Variar a dieta do seu pet é sempre uma boa ideia. Além da ração, que deve ser a base da alimentação, alguns petiscos ajudam a quebrar a rotina de forma saudável, segura e saborosa! Porém, nem tudo está liberado para nossos amigos. Será que hamster pode comer ovo cozido, por exemplo? 

hamster parado

Devemos lembrar que o organismo dos roedores é muito diferente do nosso e, por isso, é necessário cuidado. Se você deseja descobrir se hamster pode comer ovo cozido, continue lendo.  Preparamos um guia com tudo sobre o assunto! 

Dieta saudável

Antes de descobrir se hamster pode comer ovo cozido, devemos repassar as bases de uma dieta saudável. Os roedores, em nossas casas, vivem uma vida muito pacata e, por isso, precisam de uma alimentação equilibrada. Para isso, a ração para hamster é a melhor opção. 

Também chamada de alimento extrusado, esse produto é elaborado por especialistas e, por isso, contém todos os nutrientes que seu peludo precisa na medida exata! 

O feno também deve estar sempre presente na gaiola, pois auxilia na dentição do peludo. Além disso, os petiscos devem estar presentes para quebrar a rotina de forma divertida!  Lembre-se apenas de seguir algumas recomendações. 

Hamster pode comer ovo? 

Se você quer variar na dieta do seu peludo e está se perguntando se pode dar ovo cozido para hamster, vai ficar feliz em saber que sim, esse alimento é seguro para seu pet! Quando preparado de forma segura, o ovo é até bastante saudável. 

E o melhor é que os roedores adoram esse petisco! Entretanto, para que seu peludo se alimente de forma segura, é necessário tomar alguns cuidados, caso contrário o ovo cozido faz mal para hamster.

hamster de perfil

Cuidados ao oferecer ovo cozido para hamster

Cozinhar um ovo não é uma tarefa muito difícil, não é mesmo? Porém, quando estamos preparando petiscos para nossos amigos de quatro patas, é necessário estar atento a alguns cuidados! Abaixo, separamos um passo a passo para a preparação do ovo cozido para hamster

  • Evite a gema: a gema pode até ser a parte mais saborosa do ovo, mas também é a menos saudável. Possui um nível alto de colesterol, que pode trazer complicações para a saúde. Por isso, hamster come ovo cozido, mas ofereça apenas a clara para o peludinho; 
  • Cozinhe bem o ovo: o ovo cru pode transmitir doenças, como a salmonelose. Para evitar problemas, cozinhe bem quando for prepará-lo para seu hamster;
  • Ofereça porções pequenas: os hamsters são pets pequeninos e, por isso, precisam de uma alimentação do seu tamanho. Ofereça apenas pedaços pequenos. De maneira geral, um ⅛ do ovo é o suficiente; 
  • Deixe o ovo para ocasiões especiais: assim como outros petiscos, o ovo deve ser oferecido para os peludinhos apenas de vez em quando. Uma vez a cada duas semanas é uma frequência saudável, 
  • Limpe bem a gaiola: se seu hamster não comer toda a porção, é importante remover todos os restos de alimento. O ovo se decompõe rapidamente e, quando está estragado, pode trazer grandes prejuízos para a saúde do seu pet. 

Seguindo os cuidados acima, seu hamster pode comer ovo sem problemas. Lembre-se apenas de ter uma base alimentar equilibrada e manter hábitos saudáveis! 

Contribuindo para a saúde do seu pet

Uma boa alimentação é fundamental para manter a boa saúde. Porém, há outras práticas necessárias para contribuir para o bem-estar do seu pet! Hamsters são animais muito ativos e, na natureza, realizam longas caminhadas durante o dia. Por isso a roda de exercícios é tão importante. 

Essa é uma forma de simular o habitat natural do peludo, estimulando os exercícios diários. Além disso, acessórios como a bola de acrílico, tubos de caminhada e outros brinquedos são essenciais! 

hamster nas mãos de tutora

Gostou de descobrir que hamster pode comer ovo cozido? Veja outros conteúdos a respeito da alimentação dos roedores e dicas essenciais do universo animal aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog