Quantos dias um gato pode ficar desaparecido?

Postado por PETZ, em 18/04/2021

Gatos
Quantos dias um gato pode ficar desaparecido?

Todo tutor de gato sabe que os animaizinhos são extremamente aventureiros. Assim, uma porta esquecida aberta pode resultar em uma fuga. Isso normalmente causa grandes dores de cabeça, pois alguns bichanos acabam se perdendo. Nesse caso, quantos dias um gato pode ficar desaparecido

gato ao ar livre

Essa pergunta é comum entre os tutores. Afinal, não é nada raro que os gatos fujam de seus lares, deem uma volta pela vizinhança e voltem depois de algum tempo. Entretanto, quando esse período de sumiço é maior que o normal, a preocupação começa a bater. 

Pensando nisso, decidimos ajudar você, que está se perguntando até quantos dias um gato pode ficar desaparecido. Além disso, vamos dar algumas dicas para encontrar o fujão. Então, não deixe de ler este texto até o final!

Por quantos dias devo esperar meu gato desaparecido? 

Que fique bem claro desde já: não é possível determinar por quantos dias um gato pode ficar desaparecido com exatidão. Isso pode variar muito de acordo com cada situação e também com os hábitos do animal. 

Afinal, se o gato tinha o costume de sempre dar uma escapadinha, há chances de ele reencontrar rapidamente o caminho de casa. Do contrário, o processo pode demorar mais. Isso não quer dizer, porém, que não existe chance de o bichano retornar. Afinal, esses fatores não são determinantes e estão sujeitos a variáveis.

Existem relatos de gatos perdidos que conseguem voltar para suas casas meses depois de terem escapado. Esses animaizinhos são muito espertos e não costumam se distanciar muito do local da fuga. Assim, as chances do seu fujão estar por perto são muito altas.

Dessa forma, por mais que não seja possível definir com precisão, saber quantos dias um gato pode ficar desaparecido ajuda a acalmar tutores preocupados. Afinal, a esperança do retorno do pet deve persistir. Porém, vale dizer que sentar e esperar pelo bichinho deve ser o último recurso utilizado para lidar com um gato que fugiu

Como encontrar um gato perdido? 

Algumas pessoas acabam desistindo de encontrar o bichinho e simplesmente esperam que ele volte para casa. Porém, como já explicamos, definir quantos dias um gato pode ficar desaparecido não é simples.

close em gato

Assim, enquanto você espera pelo retorno de seu peludo, pode ser que ele passe por maus bocados. Afinal de contas, os gatos não devem ficar fora de casa, ao contrário do que muitos pensam, pois existe a possibilidade de se machucarem ou contraírem doenças. 

Por isso, o ideal é tentar encontrar o bichano assim que você der conta do seu sumiço. Sabemos que encontrar um gato fujão não é tarefa simples, mas saiba que alguns métodos te ajudam nessa missão. Portanto, vamos listar algumas dicas de como encontrar gatos desaparecidos

Utilize comidas com cheiro forte

Se o seu pet estiver por perto, existem grandes chances dele ouvir o barulho da sua latinha de comida preferida. Além disso, quanto mais forte e característico o cheiro do alimento, mais chances do bichano ir ao seu encontro. Assim, saia em busca do pet com uma comida muito saborosa em mãos. 

Informe o máximo de pessoas possíveis sobre o fujão

Quanto mais pessoas souberem do gato desaparecido, melhor. Isso aumenta as chances de algum vizinho ou conhecido seu identificá-lo e te alertar sobre o avistamento. Então tenha sempre uma boa foto do pet em mãos e divulgue o desaparecimento em redes sociais ou com cartazes espalhados nas ruas.

Use lanternas e procure em locais escuros e apertados

Gatos adoram se enfiar em locais de difícil acesso, ainda mais se estiverem assustados ou em situação de estresse. Além disso, são animais de hábitos noturnos. Sendo assim, a chance de você encontrar seu bichano em um local com pouca iluminação é bem grande. Uma lanterna, portanto, pode ser grande aliada. 

Então lembre-se: antes de se perguntar por quantos dias os gatos somem, o mais importante é partir em busca deles rapidamente. Se nenhuma dessas dicas funcionar, o jeito é confiar na capacidade do seu bichano e esperar que ele volte o quanto antes. 

gato na cerca

Vale ressaltar que é muito importante levar o gatinho ao veterinário depois de ele ter passado algum tempo na rua. Afinal de contas, ele pode ter precisado se alimentar de comidas impróprias para sobreviver ou até mesmo ter se machucado de alguma forma. 

Em resumo, o mais importante não é saber quantos dias um gato pode ficar desaparecido, mas que a fuga deve ser evitada e rapidamente solucionada. Se gostou deste conteúdo, não deixe de dar uma olhadinha em outros textos que estão aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *