Bem-Estar

Confira como dar banho em tartaruga

Publicado em 13 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Quando se trata de pets não tão comuns, como cães e gatos, as dúvidas sobre como executar tarefas simples, podem aumentar. Desde alimentar adequadamente até saber como interagir, tudo pode ser uma grande interrogação. Mas nada se compara a como dar banho em tartaruga

como dar banho em tartaruga

Se você tem uma tartaruga em casa e quer saber como faz para deixá-la sempre limpa, fique conosco. Vamos dar o passo a passo de como executar essa tarefa sem se tornar um processo traumático. Pelo contrário, a ideia é que o banho seja também um momento feliz de interação entre o tutor e o réptil. 

Passo a passo de como dar banho em tartaruga 

Para quem não convive com eles, limpar esses animais pode parecer estranho. Mas os tutores que dividem a casa com elas sabem que tartaruga toma banho com regularidade.  Além de ser um ato saudável de higiene, também contribui para hidratá-las.

como dar banho em tartaruga

Antes de iniciar o banho, é importante que você tenha por perto uma banheira ou um balde que comporte o animal de maneira confortável, uma escova de dentes e um pequeno recipiente com água morna.O uso de shampoo ou qualquer outro produto de higiene só deve ser utilizado sob prescrição do médico veterinário.

Confira a seguir como dar banho em tartaruga e depois deixe seu comentário, contando como foi sua experiência, combinado? O blog da Petz fez questão de ensinar separadamente o passo a passo do banho da tartaruga de água e da tartaruga terrestre, também chamadas de jabutis. Vamos lá?

Tartaruga de água 

  1. Retire a tartaruga do aquário e coloque-a dentro da banheira, com água em temperatura ambiente. Um detalhe: o volume de água deve cobrir o queixo, ou, caso você queira que ela nade um pouco, pode aumentar a quantidade;
  2. Usando a escova de dentes, comece a limpeza no seu casco. Intensifique a limpeza nos locais que você encontrar mais sujeira. O movimento precisa ser delicado, já que o casco é uma região sensível para esses animais;
  3. Amplie a área da escova de dentes, incluindo o rabo, o pescoço e as patas; 
  4. O último lugar que deve ser limpo é o plastrão (a barriga da tartaruga). Fique atento para não deixar nenhum resíduo presos nas escamas,
  5. Para finalizar, enxágue a tartaruga e devolva para o aquário.

Tartaruga terrestre ou jabuti

  1. Coloque a tartaruga de terra na banheira ou balde, que deverá estar um pouco inclinado. Em seguida, vá despejando a água morna aos poucos, até que a água alcance o queixo do animal ou um pouco menos;
  2. Deixe a cabeça na parte mais rasa. Ao deixar a parte de trás do animal submersa, a água será absorvida e o animal mais hidratado;
  3. Esfregue com a escova de dentes o casco e as outras partes da tartaruga;
  4. Enxágue e embrulhe o animal até que esteja completamente seco, e recoloque-o no seu habitat.

Dicas para a hora do banho

Saber como dar banho em tartaruga pode ser também uma forma de conseguir analisar com mais calma o corpo do animal. Se você encontrar manchas ou feridas, o ideal é levá-lo para uma consulta com o veterinário.

A tartaruga doméstica que vive em aquário precisa de um ambiente saudável. Por isso, a água deve estar sempre limpa. O momento do banho pode ser também a hora para fazer essa limpeza. Por fim, tente não molhar a sua cabeça nem ter contato com a sua pele.

Já os jabutis podem ter a pele massageada levemente com os dedos, para fazer a limpeza e a carapaça pode ser secada com papel higiênico. A última dica é fazer com que ela caminhe em cima de uma folha de jornal, para que o corpo seque completamente. 

Cuidados importantes para a saúde do tutor 

Embora aprender como dar banho em tartaruga seja fundamental para a saúde do animal, em primeiro lugar, é essencial que você cuide do seu bem-estar. Por isso, a banheira ou o balde utilizados no banho devem ser exclusivos para o banho da tartaruga. 

É importante descartar a água que restou do banho no vaso sanitário ou no ralo. Por último, lave as mãos muito bem lavadas com água e sabão. Todos esses cuidados vão evitar que você seja contaminado pela salmonela, bactéria que pode provocar infecções graves e até levar à morte.

Mais um conselho: antes de levar uma tartaruga para casa, certifique-se de que ela é uma das espécies autorizadas pelo IBAMA a viverem fora do habitat natural. São elas os jabutis de pés-vermelhos e a tartaruga tigre d’água que, na verdade, é um cágado. Os cágados vivem bem tanto na água quanto na terra.

como dar banho em tartaruga

Agora que você já sabe a melhor forma de dar banho na sua tartaruga, mantenha os cuidados oferecendo para ela produtos de alta qualidade. Na Petz, você encontra desde aquários e outros equipamentos que trazem conforto, até rações e demais alimentos bastante nutritivos. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog