Plantas

Qual é o melhor substrato para rosa do deserto? Confira!

Publicado em 26 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Há pouco tempo, uma plantinha que vive em clima desértico, de caule gordinho, muito florida e resistente, da família das suculentas, foi introduzida no Brasil. Já sabe de quem estamos falando? Então, vem aprender a fazer o melhor substrato para rosa-do-deserto.

Pessoa adicionando substrato em vaso

Antes de saber qual é o melhor substrato para rosa-do-deserto, que tal conhecer mais sobre essa linda planta. Descobrir as origens e as características ajuda a entender como mantê-la saudável.

Origem da rosa-do-deserto

Como o nome sugere, a rosa-do-deserto é originária de regiões desérticas, mais especificamente do Sul do deserto do Saara, na África. Com essa origem, é de esperar que ela não goste muito de água em abundância, mas de um ventinho e luz solar, não é mesmo?

Sendo assim, é possível entender que a terra para rosa-do-deserto deve ter uma excelente drenagem. Caso contrário, as raízes e o caule podem apodrecer, causando a morte da planta. Além disso, escolha um local onde ela receba bastante sol por seis horas ao dia.

A rosa-do-deserto hiberna

Ela entra em uma espécie de dormência quando está muito frio. Temperaturas abaixo de 10ºC a fazem diminuir o metabolismo. No inverno, jamais regue as folhas. Você também não precisa adubá-la nessa época do ano, mas antes, para ela continuar forte e voltar a florescer na primavera.

Nessa época de frio, também é comum que as folhas fiquem amareladas e caiam, assim como as flores. É possível que você perceba o caule mais fino, e isso ocorre devido à desidratação, pois ela absorve menos água.

A seiva é venenosa

A seiva é usada em pontas de flechas pelos nativos da região para abater animais grandes. O veneno é semelhante aos digitálicos da planta Digitalis sp, tóxico para o coração. Por isso, muito cuidado ao manusear a rosa-do-deserto!

O fruto gera mudas da rosa-do-deserto

Além de ter flores belíssimas, essa planta tem um fruto em forma de vagem. Nele, há sementes que podem ser usadas para fazer mudas e plantar rosa-do-deserto.

Substrato para a rosa-do-deserto

Finalmente vamos falar sobre o melhor substrato para rosa-do-deserto. Se você já é um jardineiro experiente, sabe que o substrato de qualquer planta precisa ser o mais próximo possível da terra onde ela é encontrada naturalmente.

Vaso de terra com pá vermelha

Sendo assim, o melhor substrato para rosa-do-deserto deve ser arenoso, com pouca matéria orgânica, já que, no deserto, esse recurso é escasso para a planta. Abaixo, vamos ensinar dois tipos de substrato para a rosa-do-deserto:

  1. você vai precisar de areia grossa (aquela usada em construção), húmus de minhoca e carvão vegetal moído: misture esses ingredientes na proporção de 40% de areia, 40% de húmus e 20% de carvão;
  2. você vai substituir o húmus de minhoca pela terra vegetal e misturar na mesma proporção do húmus com os ingredientes da dica anterior.

Função do carvão no substrato da rosa-do-deserto

Já ouviu falar que o carvão “segura” partículas onde quer que ele esteja? Por isso, ele é muito utilizado nos mais diversos tipos de intoxicações, principalmente em cães e gatos domésticos. A capacidade adsortiva é incrível. Devido a essa característica, ele é superimportante no substrato da rosa-do-deserto. 

Com as regas, os nutrientes da terra vão embora com a água. A função do carvão é manter os macro e os micronutrientes no substrato para a planta não ficar desnutrida. Isso não quer dizer que não é preciso adubar a rosa-do-deserto. Ela precisa disso a cada 40 dias.

Além dessa superabsorção de nutrientes, o carvão é mais duradouro que as cascas de árvores, por exemplo, que também podem ser usadas para fazer o substrato, mas que se decompõem e deixam o substrato mais baixo que o ideal.

Substratos comerciais

Os substratos prontos para a rosa-do-deserto podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em jardinagem. O substrato para rosa-do-deserto Terra Nova é um desses produtos. Ele substitui o substrato caseiro.

Os substratos comerciais possuem a vantagem de já estarem prontos para o uso, sem a necessidade de adição de componentes. Eles também retêm a água na quantidade ideal e possuem boa durabilidade, pois a maioria desses produtos também tem carvão vegetal na composição.

Como saber se o substrato possui boa drenagem?

Não adianta nada fazer o melhor substrato para rosa-do-deserto se ele não possuir uma boa drenagem. Para verificar isso, regue a terra da forma como faria se a planta estivesse lá. A água deve descer em dois segundos. Se isso não ocorrer, verifique se seguiu as proporções corretamente.

Jardineiro cultivando flor

Gostou das nossas dicas para fazer o melhor substrato para rosa-do-deserto? Então, mãos à obra! Você encontra tudo o que precisa para deixar sua planta saudável e sempre florida nas lojas da Petz. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog