Maltês – Um poço de lealdade, carinho e inteligência

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 1, 2017

Cães
Maltês – Um poço de lealdade, carinho e inteligência
Tempo de leitura: 3 minutos

O maltês é uma das raças mais antigas do mundo, tendo sua origem em cidades litorâneas do Mediterrâneo, onde era utilizado para caçar ratos em armazéns e porões de navios. Por muitos séculos esse adorável cachorro foi companhia da realeza, além de ser citado por poetas romanos e gregos.

Cheio de energia, obediente e de temperamento gentil, o maltês é um companheiro de brincadeiras que gosta de colo e mimos. Não é à toa que este pet continua a existir depois de tantos séculos e é uma das raças mais queridinhas do mundo!

Características do maltês

Características físicas do maltês

É um cachorro elegante, de expressão viva, pelagem branca e estrutura robusta.

Porte: Pequeno.

Aparência geral: Elegante, de corpo longo e porte orgulhoso.

Trufa: Preta, arredondada e volumosa.

Olhos: Arredondados, de cor ocre.

Orelhas: Triangulares, de inserção alta, ficando caídas rentes ao crânio

Pelagem: Densa, longa e reta, de aspecto brilhante e textura sedosa.

Cor: Branco puro. Pode apresentar um leve tom de marfim.

Altura: Fêmeas entre 20 e 23 cm. Machos entre 21 a 25 cm.

Peso: Cerca de 4 quilos.

Clique aqui e tenha acesso aos melhores produtos de higiene e beleza para o seu maltês!

Garota abraçada ao pet maltês

A personalidade do maltês

O maltês é um cachorro que se adapta muito bem à vida na cidade grande, que costuma ser sinônimo de casas e apartamentos pequenos, sendo quieto, gentil e educado. Alguns cães da raça podem inclusive preferir lugares menores do que grandes quintais, por exemplo.

Se dá bem com outros cachorros e é uma companhia incrível para as crianças, lidando muito bem com as mais velhas, que tratarão esse pet com mais cuidado e saberão respeitar seu espaço. O maltês é confiante sem exageros, além de ser muito inteligente.

É um pet carinhoso e muito dócil, combinando essas características com uma personalidade vivida e destemida. O maltês é bastante adaptável, combinando seu jeito brincalhão com o de um típico cachorro de colo. Se você gosta de ensinar truques, esse cachorro pode ser o ideal para você. Muito inteligente, ele pode se mostrar um ótimo pet para competições de agilidade.

Determinado e até mesmo um pouco teimoso, o maltês é um bom cão de guarda – ainda assim esse é um pet que adora fazer amigos quando os conhece da maneira devida. Com relação a outros cães, o ideal é que os contatos iniciais sejam realizados sob supervisão do tutor.

Apesar de gentil, seu jeito charmoso e grande inteligência podem tornar o maltês um pet mimado – acredite, antes que você perceba você estará fazendo tudo que ele quer. Com isso em mente, é de suma importância que seu pet seja treinado desde cedo e saiba que você é quem manda na casa. De maneira geral, ele responde bem ao treinamento, especialmente quando baseado em recompensas.

Apesar do excesso de energia, o maltês se adapta bem às caminhadas diárias como sua principal atividade física. O essencial é dar muito amor e atenção ao seu maltês, mas sempre respeitando o seu espaço.

Cão maltês

Cuidados especiais com seu maltês

Estamos falando de uma raça bastante saudável, com uma expectativa de vida que gira em torno dos 18 anos. Seus principais problemas de saúde são de origem bucal, por isso é importante dar uma atenção extra aos dentes e ao coração do seu cachorro.

Sua pelagem macia deve ser escovada semanalmente e com cuidado. Suas orelhas, olhos e barba devem ser limpos regularmente. Ele não costuma trocar muito de pelo, sendo uma boa opção para pessoas alérgicas. Para facilitar sua manutenção, muitas pessoas preferem deixar o maltês com a pelagem curta, igual a de um filhote.

Clique aqui e tenha acesso ao que há de melhor para a alimentação do seu maltês!

Gostou desta raça? Tem ou quer ter um pet desse em casa? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que seu pet precisa!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Elaine melo - 13/12/2018

Eu tenho um Maltes e passei a amar essa raça, super indico essa raça